Vídeo mostra batalha na rua por um litro de leite na Venezuela

Circula esta quinta-feira na internet um vídeo captado na Venezuela que mostra dezenas de populares a lutar na rua por um litro de leite.

O episódio terá ocorrido esta manhã na Praça Bolívar de Ejido, em Mérida. As imagens retratam uma enorme batalha campal, na qual dezenas de populares se agridem e empurram na disputa de um pacote de leite junto a uma carrinha de distribuição de alimentos.

No sábado milhares de opositores do regime de Nicolás Maduro manifestaram-se ao som de panelas vazias, contra a escassez de produtos na Venezuela. A falta de bens de primeira necessidade tem sido uma das principais causas dos protestos que diariamente se têm feito sentir no país.

Segundo a imprensa venezuelana, a “marcha das panelas vazias” realizou-se em 14 cidades da Venezuela, entre as quais Puerto La Cruz, Barquisimeto e Maracaibo.

Um manifestante explicou aos jornalistas que, no mercado estatal Éxito, também não havia “carne, peixe, leite, açúcar, óleo, farinha de milho, farinha de trigo nem café“.

Protestos anti-Maduro na Venezuela já causaram 28 mortos e 365 feridos

Os protestos que têm ocorrido desde fevereiro na Venezuela, contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro, causaram já 28 mortos e 365 feridos, afirmou hoje a Procuradora venezuelana, Luisa Ortega Diaz.

Falando em Genebra, à margem do Conselho das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a mesma responsável avançou com estes números, lamentando o cenário “de violência e caos” no país.

“O que começou por ser uma manifestação pacífica na Venezuela, transformou-se em violência e caos. O direito ao protesto não é absoluto”, declarou, insistindo que “os cidadãos têm o direito de se manifestarem de forma pacífica e sem armas”.

andresAzp / Flickr

Manifestações na Venezuela

Manifestações na Venezuela

Desde há um mês que se registam diariamente protestos em várias localidades da Venezuela, entre manifestações pacíficas e atos de violência, que levaram à detenção de mais de 1.300 pessoas.

Entre as vítimas mortais estão um procurador de justiça e três guardas nacionais e entre os 265 feridos contam-se 109 elementos da polícia nacional.

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, deu ordens às forças de segurança para controlarem os focos de violência no país e deterem quem financia os grupos violentos.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não quero estar a generalizar, mas penso que a Venezuela há já algumas decadas, principalmente durante o “governo” de Hugo Chavez, habituou-se apenas a comprar e não a produzir. Agora que precisa preocupa-se o actual “governo” em preseguir a oposição, quando deveria preocupar-se em resolver a situação do país. Isto faz-me lembrar um certo país… Tenho pena é que os venezuelanos tiveram a ilusão de que Hugo Chavez iria “democratizar” a Venezuela permitindo que ele governasse por tanto tempo. Se Maduro fizer o mesmo, não tenho dúvidas que haverá uma guerra civil na Venezuela, pois quando as pessoas começam a passar fome já não há nada aperder…

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …