Vídeo mostra batalha na rua por um litro de leite na Venezuela

Circula esta quinta-feira na internet um vídeo captado na Venezuela que mostra dezenas de populares a lutar na rua por um litro de leite.

O episódio terá ocorrido esta manhã na Praça Bolívar de Ejido, em Mérida. As imagens retratam uma enorme batalha campal, na qual dezenas de populares se agridem e empurram na disputa de um pacote de leite junto a uma carrinha de distribuição de alimentos.

No sábado milhares de opositores do regime de Nicolás Maduro manifestaram-se ao som de panelas vazias, contra a escassez de produtos na Venezuela. A falta de bens de primeira necessidade tem sido uma das principais causas dos protestos que diariamente se têm feito sentir no país.

Segundo a imprensa venezuelana, a “marcha das panelas vazias” realizou-se em 14 cidades da Venezuela, entre as quais Puerto La Cruz, Barquisimeto e Maracaibo.

Um manifestante explicou aos jornalistas que, no mercado estatal Éxito, também não havia “carne, peixe, leite, açúcar, óleo, farinha de milho, farinha de trigo nem café“.

Protestos anti-Maduro na Venezuela já causaram 28 mortos e 365 feridos

Os protestos que têm ocorrido desde fevereiro na Venezuela, contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro, causaram já 28 mortos e 365 feridos, afirmou hoje a Procuradora venezuelana, Luisa Ortega Diaz.

Falando em Genebra, à margem do Conselho das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a mesma responsável avançou com estes números, lamentando o cenário “de violência e caos” no país.

“O que começou por ser uma manifestação pacífica na Venezuela, transformou-se em violência e caos. O direito ao protesto não é absoluto”, declarou, insistindo que “os cidadãos têm o direito de se manifestarem de forma pacífica e sem armas”.

andresAzp / Flickr

Manifestações na Venezuela

Manifestações na Venezuela

Desde há um mês que se registam diariamente protestos em várias localidades da Venezuela, entre manifestações pacíficas e atos de violência, que levaram à detenção de mais de 1.300 pessoas.

Entre as vítimas mortais estão um procurador de justiça e três guardas nacionais e entre os 265 feridos contam-se 109 elementos da polícia nacional.

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, deu ordens às forças de segurança para controlarem os focos de violência no país e deterem quem financia os grupos violentos.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não quero estar a generalizar, mas penso que a Venezuela há já algumas decadas, principalmente durante o “governo” de Hugo Chavez, habituou-se apenas a comprar e não a produzir. Agora que precisa preocupa-se o actual “governo” em preseguir a oposição, quando deveria preocupar-se em resolver a situação do país. Isto faz-me lembrar um certo país… Tenho pena é que os venezuelanos tiveram a ilusão de que Hugo Chavez iria “democratizar” a Venezuela permitindo que ele governasse por tanto tempo. Se Maduro fizer o mesmo, não tenho dúvidas que haverá uma guerra civil na Venezuela, pois quando as pessoas começam a passar fome já não há nada aperder…

RESPONDER

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …

Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos …

Biden e Merkel pedem a retirada de militares russos (mas já há navios dos EUA a caminho)

Um dia depois de a Rússia anunciar que estava a realizar "exercícios militares" perto da fronteira ucraniana, a Ucrânia indicou também estar a proceder a manobras militares. Joe Biden e Angela Merkel apelaram esta quarta-feira …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: FC Porto com baliza tão longe...no Irão

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/chelsea-0-1-fc-porto-o-musical Tu, que estás aí desse lado, admite: nunca tinhas ouvido estes acordes: Eu apresento: é o hino oficial da Liga dos Campeões, a competição mais mediática de clubes no futebol. E é nessa competição que continuava …