Médica luso-venezuelana detida por levar empadas e pasteis a manifestantes

andresAzp / Flickr

Manifestações na Venezuela

Manifestações na Venezuela

Uma médica cardiologista luso-venezuelana foi detida pelas autoridades por oferecer alimentos a manifestantes que aguardavam o resultado de uma audiência judicial a estudantes presos nos protestos que ocorrem no país, disse fonte judicial à Lusa.

Segundo os serviços de imprensa do Foro Penal Venezuelano, a cardiologista Maria Gabriela Farias Marcano esteve detida a 10 de abril na cidade de Puerto Ordáz, 660 quilómetros a sudeste de Caracas, e foi libertada esta quarta-feira, ficando a aguardar julgamento, com apresentações periódicas.

A médica, referem as autoridades judiciais, está acusada pelo Ministério Público de instigação pública a cometer delito e associação criminosa.

No dia da detenção, a médica, juntamente com uma colega, levava comida para os detidos junto do tribunal local, tendo sido intercetada pelas autoridades.

Segundo a acta judicial, foi-lhe confiscada “25 empadas, outros 25 pasteis, 4.500 bolívares (520 euros) e um miguelito“, nome dado a um objeto para furar pneus que é usado por muitos manifestantes.

A detenção foi questionada por vários sectores da sociedade venezuelana e também pela Federação de Médicos, que acusou as autoridades de arbitrariedade.

Há mais de dois meses que se registam diariamente protestos em várias regiões da Venezuela, causando 42 mortos, mais de 600 feridos, 2.360 detidos e avultados danos materiais.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …