Três lusodescendentes entre os mais de 100 detidos na Venezuela

andresAzp / Flickr

Manifestações na Venezuela

Manifestações na Venezuela

Pelo menos três lusodescendentes foram detidos, esta quarta-feira, pela Guarda Nacional Bolivariana (GNB, polícia militar), no final de uma marcha de estudantes opositores em Caracas, indicaram à agência Lusa fontes da comunidade portuguesa local.

Segundo as fontes, Samuel André Ferreira, Daniela Isabel Casal D’Ávila e Christian Gabriel de Sousa de Abreu, foram detidos em Los Palos Grandes, a leste de Caracas, e levados para o comando da GNB em El Paraíso, a oeste da capital.

Os três lusodescendentes fazem parte de um grupo de 105 pessoas, entre elas 11 menores de idade, que, foram detidas na quarta-feira no final de uma marcha de estudantes que exigiam a libertação de vários companheiros detidos desde 12 de fevereiro pelas autoridades.

Os estudantes pretendiam marchar desde Chacaíto (leste de Caracas) até à sede do Ministério Público (centro) mas, uma vez mais, foram impedidos de avançar por um forte cordão policial e militar, optando por ir até à sede do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, em Chacao (leste).

Segundo o diário venezuelano El Universal, agentes “espancaram quatro fotógrafos” que cobriam a manifestação e com uma “metra” (pequena esfera de vidro ou metal) “romperam uma máscara antigás” de um deles.

“Testemunhas asseguram que os guardas estavam muito violentos com os repórteres gráficos”, afirma o diário.

O ministro do Turismo venezuelano, Andrés Izarra, denunciou que um grupo de “vândalos” atacou a sede do seu Ministério.

Segundo o diário Últimas Notícias três jornalistas – Gabriela González (da rádio FM Center), Mildred Manrique (do diário 2001) e Johanna Álvarez (correspondente de um jornal mexicano)- “foram atacadas pela guarda” junto da sede do Ministério do Turismo e “feridas com ‘perdigones’ (tiros de borracha)”.

Segundo a agência noticiosa francesa AFP, a polícia interveio, recorrendo ao uso de gás lacrimogéneo para dispersar a multidão e procedendo a detenções.

A Venezuela é palco há mais de três meses de protestos quase diários, os quais provocaram 43 mortos, 6.081 feridos, milhares de detidos e avultados danos materiais.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …

Pela primeira vez em 300 anos, é possível visitar esta ilha em Cabo Cod

Pela primeira vez em 300 anos, uma ilha ao largo da costa de Cabo Cod, península em forma de gancho no estado norte-americano de Massachusetts, está aberta ao público. A Ilha Sipson é propriedade privada desde …