Viagem à China faz mais uma baixa no Governo

O adjunto do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Nuno de Almeida Barreto, foi esta quinta-feira exonerado do cargo, segundo uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

“Tendo o adjunto Nuno Miguel de Almeida Barreto colocado o seu lugar à disposição do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, foi o mesmo exonerado, nesta data, das suas funções”, refere a nota enviada à agência Lusa.

Esta quinta-feira, o jornal Observador revelou uma quebra do Código de Conduta da parte de Nuno de Almeida Barreto, especialista do gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro. De acordo com a SIC, Nuno Barreto colocou o lugar à disposição, e o secretário de Estado aceitou a exoneração do seu adjunto.

Ainda segundo o Observador, o adjunto do Secretário de Estado “fez uma viagem à China com a estadia paga pela empresa chinesa Huawei, em janeiro de 2017″, já depois de ter sido aprovado o Código de Conduta do XXI Governo Constitucional.

O Código de Conduta do executivo liderado por António Costa surgiu após a polémica gerada à volta dos antigos secretários de Estado Fernando Rocha Andrade , João Vasconcelos e Jorge Costa Oliveira, que aceitaram convites da Galp para assistir a jogos da selecção nacional no Euro 2016 em França.

Ao abrigo do referido Código, “os membros do Governo abstêm-se de aceitar ofertas, a qualquer título, de pessoas singulares e colectivas privadas, nacionais ou estrangeiras, e de pessoas colectivas públicas estrangeiras, de bens, consumíveis ou duradouros, que possam condicionar a imparcialidade e a integridade do exercício das suas funções”.

Além de Nuno Barreto, também o presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas, o vice-presidente da bancada parlamentar do PSD, Sérgio Azevedo, o vereador do PSD na Câmara de Oeiras Ângelo Pereira, e o presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, estão envolvidos no caso da viagem à China, já conhecido como “Huaweigate“.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Como e que o titulo da noticia e “mais uma baixa no governo” quando os outros envolvidos, de acordo com a noticia sao autarcas e/ou do PSD? Houve mais alguem do governo envolvido? Houve mais alguma “baixa”?

  2. Senhor Jornalista,
    A formação é essencial em qualquer profissão, mas especialmente na sua cuja missão é informar com rigor.
    Ora, deverá saber que adjuntos dos gabinetes não são membros do governo. São meros colaboradores, normalmente sem vínculo à administração pública, pessoas da confiança do membro do governo que os contrata.
    Membros do governo são o primeiro-ministro, ministros, secretários de estado e subsecretários, se existirem.

    • Caro Fernando Mota Feliz,
      Muito obrigado pelo seu reparo. Tecnicamente, tem toda a razão.
      Considerar um “técnico de gabinete” como uma “baixa no governo” foi uma generalização muito discutível de que nos apercebemos ao fazer a peça, e que decidimos assumir por ter percebido que todos os órgãos de comunicação nacionais a estavam a fazer – nomeadamente órgãos de referência como Publico, DN, Observador, TVI24 (et al).

  3. membros do governo è uma força de expressao, eu diria desgoverno…. claro que um adjunto nao faz parte do governo faz parte do secretario de estado.. como este é peça do governo sera uma desconsideraçao que nao seja considerado membro do governo .. so na geringonça isso se passa…
    seria como dizer que os dedos nao fazem parte do braço….!!!!! ai ai.. estes geringonceiros sao ca uns pacovios!!!!!….

RESPONDER

Tribunal de recurso absolve Benfica de jogo à porta fechada

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa absolveu o Benfica das penas de disputar um jogo à porta fechada e do pagamento de uma multa de 56.250 euros, pelo seu relacionamento com grupos organizados de …

Senadora da oposição declara-se Presidente interina da Bolívia. Morales fala no “golpe mais matreiro e nefasto da história”

A senadora da oposição Jeanine Áñez assumiu esta terça-feira a Presidência interina da Bolívia, depois da renúncia de Evo Morales, numa sessão parlamentar que decorreu sem a presença de representares do Movimento para o Socialismo. Segundo …

Cientistas implantaram chip no cérebro de um paciente para ajudá-lo a superar o vício em opióides

West Virginia é o Estado norte-americano com a maior taxa de mortes relacionadas com opióides. Agora, é também o primeiro a usar estimulação cerebral profunda para combater este vício. A Universidade de West Virginia, nos Estados …

Contra “radicalismos, xenofobias e intolerâncias”. Marcelo vai ser distinguido pela mais antiga universidade da Europa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira em Bolonha a sua visita de Estado a Itália, com um dia dedicado à educação, em que será distinguido pela mais antiga universidade da …

Trump recebe Erdogan na Casa Branca para primeiro encontro após ofensiva na Síria

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe esta quarta-feira na Casa Branca o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, naquele que é o primeiro encontro após a ofensiva turca lançada a 9 de outubro …

O mistério daquilo que torna uma piada engraçada (mas só para algumas pessoas)

https://vimeo.com/372607767 Aquilo que torna uma piada engraçada poderá depender do contexto social e temporal. Cientistas ainda tentam perceber até que ponto o nosso cérebro pode ter influência neste processo. Acha engraçada esta piada da Suméria de 1900 …

Elon Musk explica como construir uma cidade sustentável em Marte

O CEO da Space X, o multimilionário Elon Musk, revelou na rede social Twitter detalhes sobre os planos da empresa para estabelecer um assentamento em Marte que seja sustentável para os seres humanos. No entender de …

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …