/

Depois do Galpgate, a Huawei: Ministério Público à procura de corrupção no PSD

11

Sergio Azevedo / Facebook

O deputado do PSD Sérgio Azevedo

O Ministério Público está “a recolher elementos com vista à análise sobre eventual providência a tomar” no caso das viagens pagas a políticos pela chinesa Huawei, confirmou fonte da Procuradoria-Geral da República.

A notícia foi avançada pelo Observador, que dá conta de viagens de vários políticos, entre eles Sérgio Azevedo, que viajaram a convite da empresa Huawei, e de ajustes diretos de mais um milhão de euros feitos por três juntas de freguesia do PSD que chegaram à justiça.

Segundo o jornal, a Procuradoria-Geral da República confirmou que “o Ministério Público se encontra a recolher elementos com vista à análise sobre eventual providência a tomar” nestes dois casos.

O Ministério Público encontra-se então em fase de recolha de elementos e informação para decidir se abre ou não inquérito judicial, à semelhança do que aconteceu com o caso Galpgate, que conta já com três arguidos. A notícia surge um ano e meio depois da polémica com as viagens ao Euro 2016 pagas pela Galp.

Sérgio Azevedo, deputado e vice-presidente da bancada do PSD, Ângelo Pereira, vereador do PSD na Câmara de Oeiras e candidato às autárquicas, e Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia da Estrela, também do PSD, fizeram uma viagem à China, com duração de cinco dias, com estadia e voos pagos pela empresa de telecomunicações.

Ao Observador, os três admitiram que tinham feito a viagem, que aconteceu em fevereiro de 2015, e que tinha sido a Huawei a pagar.

No entanto, Sérgio Azevedo já veio a público esclarecer que viajou a convite da Huawei, mas não enquanto deputado. Na nota enviada à Lusa, o vice-presidente da bancada do PSD, refere que “após ter prestado esclarecimentos a Passos Coelho“, cumpre-lhe “esclarecer publicamente o âmbito da participação numa viagem às instalações da Huawei, em Shenzen, na República Popular da China, ocorrida em fevereiro de 2015”.

Sérgio Azevedo adiantou que a participação nesta viagem não se realizou sob as funções que desempenha como deputado à Assembleia da República Portuguesa, “não tendo, por isso, sido efetuada sob o pretexto de missão oficial ou missão parlamentar“.

Um dos outros casos noticiados está relacionado com alguns dos atos de gestão de três Juntas de Freguesia lideradas pelo PSD no concelho de Lisboa que – entre avenças e contratos atribuídos por ajuste direto a empresas de militantes do partido – gastaram, no total, mais de um milhão de euros desde o início do mandato.

Em causa estão atos como adjudicar o tratamento de jardins de Lisboa a uma empresa com sede em Barcelos de um “amigo” do partido por 13.530 euros/mês, contratar a prima para coordenadora da área que se tutela na junta, ligar a um amigo para montar um gabinete de comunicação porque é mais rápido, não publicitar ajustes diretos de centenas de milhares de euro ou contratar a empresa do presidente do seu núcleo no partido, do qual o próprio é o vice-presidente.

ZAP //

11 Comments

  1. Claro que o MP têm mesmo a obrigação de procurar corrupção no PSD, o PSD e Passos Coelho não são diferentes do PS onde desde a liderança a secretários de estado, é uma mina de corruptos no PSD também deverá haver mesmo que em menor numero.
    O Sócrates está em todas, o passos nem uma foi apanhado.

    • Os partidos do “arco do poder” sao “tramados”!!!
      Como diz o povo:
      Cada cavadela cada minhoca
      Assim o dinheiro não chega e lá vão eles aumentar de novo os impostos!!!
      Não nos safamos!!!

      • E o TC está a fazer o quê? Porque não fiscaliza essas fraudes, no momento em que os contractos lhe são enviados? Porque andamos sempre nisto?

  2. Investiguem pois lá à de certeza MUITOS corruptos e não esqueçam o CDS aproveitem e façam a limpeza que este País está a precisar.

  3. Não tenhamos ilusões, direita, esquerda, centro, cima, baixo, não escapa ninguém……… estão lá só para encher os bolsos à custa do Zé…..

  4. Tão novinhos e já a sabem toda! Estes partidos do poder não são mais que incubadoras de corruptos! Como é que este caramelo que ainda anda de cueiros já se movimenta como um profissional trafulheiro? Tem ótimos exemplos no seu partido e quem sai aos seus…

  5. Mais um titulo dos ‘bons’…
    Afinal não é no PSD, mas sim artistas ligados ao PSD (ao contrario do que acontece com o PP em Espanha).

  6. Se são criminosos, prendam-nos. Sou do PSD mas não admito estas práticas nem no meu partido nem em outro qualquer. Que se faça justiça e de forma rápida. Isto é válido quer para filiados no PSD, PS, PCP o que quer que seja.

    • “Sou do PSD”??!
      Mas, o PSD é algum clube ou religião??
      A não ser que seja funcionário do PSD…
      Eu já raramente concordadava com o PSD, mas com esta liderança oca e com um líder completamente incompetente e parasita (que até envergonha o próprio PSD!), eu até teria vergonha de me identificar como “do PSD”!!
      Aliás, duvido que o Passos seja do PSD…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.