Depois do Galpgate, a Huawei: Ministério Público à procura de corrupção no PSD

Sergio Azevedo / Facebook

O deputado do PSD Sérgio Azevedo

O Ministério Público está “a recolher elementos com vista à análise sobre eventual providência a tomar” no caso das viagens pagas a políticos pela chinesa Huawei, confirmou fonte da Procuradoria-Geral da República.

A notícia foi avançada pelo Observador, que dá conta de viagens de vários políticos, entre eles Sérgio Azevedo, que viajaram a convite da empresa Huawei, e de ajustes diretos de mais um milhão de euros feitos por três juntas de freguesia do PSD que chegaram à justiça.

Segundo o jornal, a Procuradoria-Geral da República confirmou que “o Ministério Público se encontra a recolher elementos com vista à análise sobre eventual providência a tomar” nestes dois casos.

O Ministério Público encontra-se então em fase de recolha de elementos e informação para decidir se abre ou não inquérito judicial, à semelhança do que aconteceu com o caso Galpgate, que conta já com três arguidos. A notícia surge um ano e meio depois da polémica com as viagens ao Euro 2016 pagas pela Galp.

Sérgio Azevedo, deputado e vice-presidente da bancada do PSD, Ângelo Pereira, vereador do PSD na Câmara de Oeiras e candidato às autárquicas, e Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia da Estrela, também do PSD, fizeram uma viagem à China, com duração de cinco dias, com estadia e voos pagos pela empresa de telecomunicações.

Ao Observador, os três admitiram que tinham feito a viagem, que aconteceu em fevereiro de 2015, e que tinha sido a Huawei a pagar.

No entanto, Sérgio Azevedo já veio a público esclarecer que viajou a convite da Huawei, mas não enquanto deputado. Na nota enviada à Lusa, o vice-presidente da bancada do PSD, refere que “após ter prestado esclarecimentos a Passos Coelho“, cumpre-lhe “esclarecer publicamente o âmbito da participação numa viagem às instalações da Huawei, em Shenzen, na República Popular da China, ocorrida em fevereiro de 2015”.

Sérgio Azevedo adiantou que a participação nesta viagem não se realizou sob as funções que desempenha como deputado à Assembleia da República Portuguesa, “não tendo, por isso, sido efetuada sob o pretexto de missão oficial ou missão parlamentar“.

Um dos outros casos noticiados está relacionado com alguns dos atos de gestão de três Juntas de Freguesia lideradas pelo PSD no concelho de Lisboa que – entre avenças e contratos atribuídos por ajuste direto a empresas de militantes do partido – gastaram, no total, mais de um milhão de euros desde o início do mandato.

Em causa estão atos como adjudicar o tratamento de jardins de Lisboa a uma empresa com sede em Barcelos de um “amigo” do partido por 13.530 euros/mês, contratar a prima para coordenadora da área que se tutela na junta, ligar a um amigo para montar um gabinete de comunicação porque é mais rápido, não publicitar ajustes diretos de centenas de milhares de euro ou contratar a empresa do presidente do seu núcleo no partido, do qual o próprio é o vice-presidente.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Claro que o MP têm mesmo a obrigação de procurar corrupção no PSD, o PSD e Passos Coelho não são diferentes do PS onde desde a liderança a secretários de estado, é uma mina de corruptos no PSD também deverá haver mesmo que em menor numero.
    O Sócrates está em todas, o passos nem uma foi apanhado.

    • Os partidos do “arco do poder” sao “tramados”!!!
      Como diz o povo:
      Cada cavadela cada minhoca
      Assim o dinheiro não chega e lá vão eles aumentar de novo os impostos!!!
      Não nos safamos!!!

      • E o TC está a fazer o quê? Porque não fiscaliza essas fraudes, no momento em que os contractos lhe são enviados? Porque andamos sempre nisto?

  2. Investiguem pois lá à de certeza MUITOS corruptos e não esqueçam o CDS aproveitem e façam a limpeza que este País está a precisar.

  3. Não tenhamos ilusões, direita, esquerda, centro, cima, baixo, não escapa ninguém……… estão lá só para encher os bolsos à custa do Zé…..

  4. Tão novinhos e já a sabem toda! Estes partidos do poder não são mais que incubadoras de corruptos! Como é que este caramelo que ainda anda de cueiros já se movimenta como um profissional trafulheiro? Tem ótimos exemplos no seu partido e quem sai aos seus…

  5. Mais um titulo dos ‘bons’…
    Afinal não é no PSD, mas sim artistas ligados ao PSD (ao contrario do que acontece com o PP em Espanha).

  6. Se são criminosos, prendam-nos. Sou do PSD mas não admito estas práticas nem no meu partido nem em outro qualquer. Que se faça justiça e de forma rápida. Isto é válido quer para filiados no PSD, PS, PCP o que quer que seja.

    • “Sou do PSD”??!
      Mas, o PSD é algum clube ou religião??
      A não ser que seja funcionário do PSD…
      Eu já raramente concordadava com o PSD, mas com esta liderança oca e com um líder completamente incompetente e parasita (que até envergonha o próprio PSD!), eu até teria vergonha de me identificar como “do PSD”!!
      Aliás, duvido que o Passos seja do PSD…

RESPONDER

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …