Atrasos deixam mais de 1 milhão sem vacinas até fim de março. 3.ª fase só deve começar em junho

Vasco Célio / Lusa

A falha nas entregas de vacinas contra a covid-19 vai atrasar a vacinação de um milhão de portugueses. A meta inicial não vai poder ser cumprida e o processo em massa deverá concentrar-se nos três meses de Verão, o que vai dificultar o trabalho do Governo.

António Costa informou esta quinta-feira, em conferência de imprensa, que estava contratualizada a entrega de 4,4 milhões de vacinas contra o novo coronavírus no primeiro trimestre, mas que Portugal só receberá 1.980.000 nesse período.

Uma vez que são necessárias duas doses de cada uma das três vacinas atualmente autorizadas (BioNTech/Pfizer, Moderna e AstraZeneca/Oxford), tal só permitirá vacinar por completo 1 milhão de pessoas.

Esta notícia indica que o processo de vacinação em Portugal vai ter alguns atrasos. No anúncio do plano de vacinação, feito no início de dezembro passado, referia-se que nos primeiros três meses do ano estava prevista a entrega de mais de 4 milhões de doses, o que permitiria inocular mais de 2 milhões de pessoas até final de março.

Contudo, duas semanas mais tarde, o então coordenador da task force criada pelo Governo para gerir o plano de vacinação, Francisco Ramos, admitia que as doses que iríamos receber no primeiro trimestre dificilmente ultrapassariam os 2,5 milhões, recorda o Público.

O fim da primeira fase de vacinação, que inicialmente previa a vacinação de 950 mil pessoas entre profissionais de saúde, residentes em lares e respetivos funcionários e pessoas com mais de 50 anos com determinadas patologias, só deve terminar em abril.

Em final de janeiro, a task force anunciou que nesta fase iriam ser integradas as pessoas a partir dos 80 anos, mesmo sem doenças, um grupo estimado de 670 mil cidadãos que começou a ser vacinado no início deste mês, com exceção dos que viviam em lares, que foram vacinados antes. A prioridade foi, contudo, para os idosos a partir dos 80 anos com doenças associadas.

Neste momento, a expectativa é que ainda antes do final de junho seja possível começar a vacinar a restante população, que, numa primeira etapa, não deve integrar crianças nem as mais de 750 mil pessoas que já estiveram infetadas com o novo coronavírus.

Sendo assim, é possível que se concentre nos meses de Verão a vacinação de mais de 4 milhões de pessoas, um desafio complexo já que obrigará a administrar em três meses pelo menos 8 milhões de doses.

Neste cenário, será necessário vacinar em média cerca de 87 mil pessoas por dia, incluindo fins-de-semana, uma capacidade que excede a do Serviço Nacional de Saúde.

Tal deverá obrigar a criar estruturas de vacinação rápida, como drive-thrus ou pavilhões desportivos. E, se tal não for suficiente, a vacinação poderá ser alargada às farmácias.

Por outro lado, e apesar dos atrasos nas entregas de vacinas, Portugal destaca-se na testagem. É o 17.º país do mundo que mais testes fez por cada mil pessoas, com uma média de 738 despistes realizados também por cada mil pessoas, segundo dados da Our World In Data.

A DGS anunciou esta quarta-feira que iria reforçar ainda mais a sua capacidade de realização de testes laboratoriais de despiste da covid-19, de forma a estender a testagem a todos as pessoas que estiveram em contacto com alguém infetado.

Portugal encontra-se já entre os 20 países de todo o mundo que mais testes realizaram em proporção da sua população.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O que interessa é vacinar os velhos com mais de 80 anos que são prioritários…. O que é isto? Se for pessoal que esteja em lares, ainda se admite.
    Então e o pessoal que está na linha da frente? Forças Armadas, PSP, GNR, etc?
    .
    Em Portugal claro que “sobra sempre uma dose” e vai para o político, que por sorte estava naquele momento no Hospital.
    .
    Portugal horizontal

  2. Esta do atraso das vacinas, até já me interrogo se a mentira também será contagiosa, com tanta mentira vinda de Bruxelas tenho receio que os políticos portugueses que por lá passeiam já tenham contagiado os restantes europeus.

RESPONDER

O exercício físico afeta-nos de forma diferente. Um novo estudo explica porquê

Apesar de o exercício físico ser benéfico para toda a gente, não nos afeta da mesma forma. Agora, investigadores podem ter descoberto uma das razões. Uma equipa de cientistas realizou um estudo, no qual 654 adultos …

ESA escolhe a revolucionária EnVision para missão a Vénus

A Agência Espacial Europeia ESA selecionou esta quinta-feira a sonda EnVision para uma missão a Vénus, programada para 2030, com o objetivo de entender como o planeta se tornou um inferno tóxico inabitável. A decisão surge …

Advogado avança com ação judicial para destituir Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, vai ter de responder em tribunal numa ação judicial, interposta pelo advogado Jorge Mattamouros, sócio do clube, que visa a sua destituição, revelou esta quinta-feira o Expresso. Segundo o …

Dados enviados para a Rússia. Medina pediu auditoria a outras manifestações em Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, anunciou hoje que pediu uma auditoria sobre a realização de manifestações no município nos últimos anos, no seguimento da partilha indevida de dados de ativistas russos. Em …

Um McDonald's abandonado dá comida a milhares de famílias carenciadas em França

Um antigo McDonald's foi reconvertido num banco alimentar que dá comida a milhares de família carenciadas em Marselha, França. Fati Bouarua, de ascendência argelina, cresceu nos bairros mais negligenciados de Marselha, em França. Agora, ajudou a …

Floresta fóssil no Peru guarda segredos sobre a história da América do Sul

Nas colinas fora da pequena aldeia de Sexi, Peru, uma floresta fóssil guarda segredos sobre os últimos milhões de anos da América do Sul. Quando os investigadores visitaram as árvores petrificadas pela primeira vez, há mais …

Uma famosa ilusão pode ajudar a tratar o transtorno obsessivo-compulsivo

Um famoso truque psicológico chamada "ilusão da mão de borracha" pode ser útil para tratar pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. O que é a "ilusão da mão de borracha"? Nesta experiência, os participantes são colocados com a …

Macron agredido com bofetada. Agressor condenado a 18 meses de prisão

Um tribunal francês condenou esta quinta-feira a uma pena de prisão de 18 meses de prisão o homem que esbofeteou o presidente da França, Emmanuel Macron, na terça-feira, durante uma viagem ao sudeste do país. Segundo …

A nova tendência em Nova Iorque? Mesas separadas para clientes vacinados

Muitos proprietários do setor da restauração estão a criar zonas especiais para pessoas que já foram vacinadas contra a covid-19. O motivo? Os clientes querem sentir que estão novamente a viver no mundo antes da …

Todos os dias, ao meio-dia, uma arma é disparada em Hong Kong

Todos os dias, ao meio-dia, uma grande arma antiga é disparada em Hong Kong. E não, não tem nada a ver com guerra, conflitos ou protestos. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, a Jardine Noonday …