Atrasos deixam mais de 1 milhão sem vacinas até fim de março. 3.ª fase só deve começar em junho

Vasco Célio / Lusa

A falha nas entregas de vacinas contra a covid-19 vai atrasar a vacinação de um milhão de portugueses. A meta inicial não vai poder ser cumprida e o processo em massa deverá concentrar-se nos três meses de Verão, o que vai dificultar o trabalho do Governo.

António Costa informou esta quinta-feira, em conferência de imprensa, que estava contratualizada a entrega de 4,4 milhões de vacinas contra o novo coronavírus no primeiro trimestre, mas que Portugal só receberá 1.980.000 nesse período.

Uma vez que são necessárias duas doses de cada uma das três vacinas atualmente autorizadas (BioNTech/Pfizer, Moderna e AstraZeneca/Oxford), tal só permitirá vacinar por completo 1 milhão de pessoas.

Esta notícia indica que o processo de vacinação em Portugal vai ter alguns atrasos. No anúncio do plano de vacinação, feito no início de dezembro passado, referia-se que nos primeiros três meses do ano estava prevista a entrega de mais de 4 milhões de doses, o que permitiria inocular mais de 2 milhões de pessoas até final de março.

Contudo, duas semanas mais tarde, o então coordenador da task force criada pelo Governo para gerir o plano de vacinação, Francisco Ramos, admitia que as doses que iríamos receber no primeiro trimestre dificilmente ultrapassariam os 2,5 milhões, recorda o Público.

O fim da primeira fase de vacinação, que inicialmente previa a vacinação de 950 mil pessoas entre profissionais de saúde, residentes em lares e respetivos funcionários e pessoas com mais de 50 anos com determinadas patologias, só deve terminar em abril.

Em final de janeiro, a task force anunciou que nesta fase iriam ser integradas as pessoas a partir dos 80 anos, mesmo sem doenças, um grupo estimado de 670 mil cidadãos que começou a ser vacinado no início deste mês, com exceção dos que viviam em lares, que foram vacinados antes. A prioridade foi, contudo, para os idosos a partir dos 80 anos com doenças associadas.

Neste momento, a expectativa é que ainda antes do final de junho seja possível começar a vacinar a restante população, que, numa primeira etapa, não deve integrar crianças nem as mais de 750 mil pessoas que já estiveram infetadas com o novo coronavírus.

Sendo assim, é possível que se concentre nos meses de Verão a vacinação de mais de 4 milhões de pessoas, um desafio complexo já que obrigará a administrar em três meses pelo menos 8 milhões de doses.

Neste cenário, será necessário vacinar em média cerca de 87 mil pessoas por dia, incluindo fins-de-semana, uma capacidade que excede a do Serviço Nacional de Saúde.

Tal deverá obrigar a criar estruturas de vacinação rápida, como drive-thrus ou pavilhões desportivos. E, se tal não for suficiente, a vacinação poderá ser alargada às farmácias.

Por outro lado, e apesar dos atrasos nas entregas de vacinas, Portugal destaca-se na testagem. É o 17.º país do mundo que mais testes fez por cada mil pessoas, com uma média de 738 despistes realizados também por cada mil pessoas, segundo dados da Our World In Data.

A DGS anunciou esta quarta-feira que iria reforçar ainda mais a sua capacidade de realização de testes laboratoriais de despiste da covid-19, de forma a estender a testagem a todos as pessoas que estiveram em contacto com alguém infetado.

Portugal encontra-se já entre os 20 países de todo o mundo que mais testes realizaram em proporção da sua população.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O que interessa é vacinar os velhos com mais de 80 anos que são prioritários…. O que é isto? Se for pessoal que esteja em lares, ainda se admite.
    Então e o pessoal que está na linha da frente? Forças Armadas, PSP, GNR, etc?
    .
    Em Portugal claro que “sobra sempre uma dose” e vai para o político, que por sorte estava naquele momento no Hospital.
    .
    Portugal horizontal

  2. Esta do atraso das vacinas, até já me interrogo se a mentira também será contagiosa, com tanta mentira vinda de Bruxelas tenho receio que os políticos portugueses que por lá passeiam já tenham contagiado os restantes europeus.

RESPONDER

Telescópio FAST detetou três misteriosos sinais rádio do ainda jovem Universo

O gigante telescópio chinês FAST (Five Hundred Metre Aperture Spherical Telescope) detetou três misteriosas rajadas rápidas de rádio (FRB) que ocorreram quando o Universo era ainda jovem. As rajadas rápidas de rádio são um dos …

Áustria reitera rejeição de acordo comercial UE-Mercosul

O Governo austríaco, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, reiterou a sua rejeição do acordo comercial UE-Mercosul e apelou a que Portugal, enquanto presidência da União Europeia (UE), “assegure” que a sua votação seja …

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …