/

Primeiras doses da vacina da Johnson & Johnson já chegaram a Portugal

Kamil Krzaczynski / AFP

Mesmo com o atraso na entrega das vacinas anunciado pela Johnson & Johnson na terça-feira, cerca de 31.200 doses deste fármaco chegaram a Portugal esta quarta-feira.

O calendário de entregas apontava para a chegada da primeira tranche de vacinas da Janssen, uma subsidiária da Johnson & Johnson que desenvolve este fármaco, na madrugada desta quinta-feira. Contudo, ao longo desta semana, a Johnson & Johnson anunciou um atraso na entrega de vacinas na Europa.

Ainda assim, a vacina chegou e já está em solo português. Segundo o Público, os camiões que fizeram o transporte das vacinas fizeram o trajeto até Portugal, mais concretamente até ao centro logístico localizado em Montemor-o-Velho.

As vacinas desta farmacêutica ficam agora armazenadas nos próximos dias, não sendo ainda claro o destino que lhes será dado.

Para já ainda não há qualquer diretiva europeia que impeça a administração deste fármaco, mas a Agência Europeia do Medicamento (EMA) está a analisar os problemas detetados nos Estados Unidos.

De recordar que foram registados seis casos de pessoas que desenvolveram problemas raros de coágulos sanguíneos após serem inoculadas com a vacina, algo que motivou a recomendação da suspensão do medicamento pela agência norte-americana do mediamento, a Food and Drug Administration (FDA).

No entanto, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) já alertou que os benefício da toma da vacina superam os riscos.

A Comissão Europeia acordou com a Janssen a compra de 200 milhões de doses este ano, com uma opção de 200 milhões de doses adicionais.

Contudo, esta quarta-feira surgiram notícias de que o organismo europeu não faria novo contrato com a Johnson & Johnson e com a AstraZeneca.

Até ao final do ano, Portugal tem contratualizadas 4,5 milhões de doses da vacina da Janssen, não sendo certo ainda o impacto que este atraso poderá ter em entregas futuras.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.