Primeiras doses da vacina da Johnson & Johnson já chegaram a Portugal

Kamil Krzaczynski / AFP

Mesmo com o atraso na entrega das vacinas anunciado pela Johnson & Johnson na terça-feira, cerca de 31.200 doses deste fármaco chegaram a Portugal esta quarta-feira.

O calendário de entregas apontava para a chegada da primeira tranche de vacinas da Janssen, uma subsidiária da Johnson & Johnson que desenvolve este fármaco, na madrugada desta quinta-feira. Contudo, ao longo desta semana, a Johnson & Johnson anunciou um atraso na entrega de vacinas na Europa.

Ainda assim, a vacina chegou e já está em solo português. Segundo o Público, os camiões que fizeram o transporte das vacinas fizeram o trajeto até Portugal, mais concretamente até ao centro logístico localizado em Montemor-o-Velho.

As vacinas desta farmacêutica ficam agora armazenadas nos próximos dias, não sendo ainda claro o destino que lhes será dado.

Para já ainda não há qualquer diretiva europeia que impeça a administração deste fármaco, mas a Agência Europeia do Medicamento (EMA) está a analisar os problemas detetados nos Estados Unidos.

De recordar que foram registados seis casos de pessoas que desenvolveram problemas raros de coágulos sanguíneos após serem inoculadas com a vacina, algo que motivou a recomendação da suspensão do medicamento pela agência norte-americana do mediamento, a Food and Drug Administration (FDA).

No entanto, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) já alertou que os benefício da toma da vacina superam os riscos.

A Comissão Europeia acordou com a Janssen a compra de 200 milhões de doses este ano, com uma opção de 200 milhões de doses adicionais.

Contudo, esta quarta-feira surgiram notícias de que o organismo europeu não faria novo contrato com a Johnson & Johnson e com a AstraZeneca.

Até ao final do ano, Portugal tem contratualizadas 4,5 milhões de doses da vacina da Janssen, não sendo certo ainda o impacto que este atraso poderá ter em entregas futuras.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …

Comprar casa. Guarda é a cidade onde os preços de venda são mais em conta

De acordo com dados divulgados pelo portal imobiliário Idealista, Lisboa é o município onde é mais caro comprar casa. Guarda é a cidade onde o preço por metro quadrado é mais baixo. Nos últimos anos, os …

Novo Presidente do Irão promete tentar levantar as sanções económicas

O ultraconservador iraniano Ebrahium Raissi, que tomou posse hoje como Presidente, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio "dos estrangeiros" para melhorar a situação económica …

DGS encurta intervalo entre doses da vacina da Pfizer

O intervalo recomendado entre as duas doses da vacina Comirnaty, da farmacêutica Pfizer/BioNtech, contra a covid-19 passa a ser de 21 a 28 dias, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde publicada esta terça-feira. A norma …

Portugal regista 19 mortes e 2.076 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 2.076 novos casos de infeção por covid-19 e mais 19 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se …

Disney obriga todos os trabalhadores a estarem vacinados contra a covid-19

A multinacional Walt Disney Company emitiu um comunicado onde exige que todos os seus trabalhadores sejam vacinados contra a covid-19. De acordo com o comunicado, citado pelo The Washington Post, os funcionários da maior empresa de …

Novo Banco afasta plano agressivo de saídas até ao final do ano

O Novo Banco afasta, até ao final do ano, a possibilidade de avançar com um plano mais agressivo de saídas de trabalhadores para cumprir as metas definidas por Bruxelas. De acordo com o Jornal de Negócios, …