Governo do Uzbequistão paga 2,6 mil euros a quem viajar para o país e contrair covid-19

Stina Stjernkvist / EPA

O Governo do Uzbequistão indicou que está disposto a pagar três mil dólares (mais de 2,6 mil euros) a quem viajar para o país e contrair covid-19. “Se contrair covid-19 durante as férias no Uzbequistão, iremos compensá-lo”, garantiu o Executivo, em comunicado.

“Queremos garantir aos turistas que podem vir para o Uzbequistão. O Governo está tão confiante de que as novas medidas de segurança e higiene, implementadas no sector do turismo, irão proteger os turistas da covid-19 que o Presidente [Shavkat Mirziyoyev] está preparado para passar das palavras aos atos”, sublinhou Sophie Ibbotson, embaixadora do turismo do Uzbequistão para o Reino Unido, citada pela Vice e pelo Expresso.

Shavkat Mirziyoyev assinou na semana passada a campanha “Viagens Seguras Garantidas”, visando revitalizar o turismo, apontado em 2019 como o quatro mercado turístico com o crescimento mais rápido do mundo. Os voos internacionais para o país são retomados este mês.

Entre as condições da campanha está a obrigatoriedade de os turistas que a pretendam reclamar viajar com um guia turístico local, certificado. Certificados têm também que estar os sites e acomodações turísticas, garantindo a segurança sanitária e epidemiológica.

Países considerados de baixo risco – China, Japão, Coreia do Sul e Israel – podem entrar sem restrições. Os visitantes da União Europeia e do Reino Unido serão obrigados a cumprir um período de 14 dias de auto-isolamento à chegada.

As autoridades uzbeques proibiram voos, fecharam as fronteiras e impuseram confinamento em março, quando havia ainda poucos casos confirmados de infeção. Dados mais recentes da Universidade Johns Hopkins, há um total de 17.149 casos confirmados de infeção, 90 mortos e 9.387 recuperados no Uzbequistão.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Convém mudar o titulo da noticia pois é enganador…
    Não paga mas sim indemniza.
    Da forma como o titulo está até parece que paga para as pessoas “se contaminarem”…
    deixem o “sensacionalismo de fora” pois a situação já é grave o suficiente…

    • Caro leitor,
      O título está correto.
      “(…) a quem viajar para o país E contrair covid-19” é diferente de “(…) a quem viajar para o país PARA contrair covid-19”.
      Aliás, no seu próprio comentário o leitor teve o cuidado, e muito bem, de usar a preposição “para” com o intuito de sugerir uma causalidade — o único problema é que o nosso título não usa a preposição em parte alguma, nem em algum instante sugere uma relação de causalidade.

RESPONDER

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

Vulcão de La Palma "no auge da atividade". Derrocada parcial do cone revela grande fonte de lava

Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan). "Estamos no auge da atividade" do …

Presidente recebeu dose de reforço da vacina contra a covid-19 juntamente com a da gripe

O Presidente da República recebeu, esta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a covid-19, juntamente com a vacina da gripe. "O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta tarde o reforço (ou terceira dose) …

PCP duvida do "golpe de asa" do Governo. BE estranha a sua "indisponibilidade"

O Partido Comunista anunciou, esta segunda-feira, que vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) na generalidade, juntando-se ao Bloco de Esquerda. "Não acredito em bruxas (...). Nunca faltámos à chamada e procurámos sempre …

"Ou há Orçamento ou avanço para a dissolução da Assembleia da República", diz Presidente

O Presidente da República afirmou, esta segunda-feira, que irá aguardar até ao último segundo da votação do Orçamento do Estado para 2022 na generalidade e, caso se confirme o chumbo, iniciará logo o processo de …

Portugal regista mais cinco mortes e 313 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais cinco mortes e 313 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 313 novos …

Quase 23 milhões de afegãos vão sofrer insegurança alimentar aguda no inverno

O Programa Alimentar Mundial da ONU alerta para a crise no Afeganistão, afirmando que o país está "entre os piores desastres humanitários do mundo, senão o pior". Cerca de 22,8 milhões de afegãos, mais de metade …