/

Governo do Uzbequistão paga 2,6 mil euros a quem viajar para o país e contrair covid-19

2

Stina Stjernkvist / EPA

O Governo do Uzbequistão indicou que está disposto a pagar três mil dólares (mais de 2,6 mil euros) a quem viajar para o país e contrair covid-19. “Se contrair covid-19 durante as férias no Uzbequistão, iremos compensá-lo”, garantiu o Executivo, em comunicado.

“Queremos garantir aos turistas que podem vir para o Uzbequistão. O Governo está tão confiante de que as novas medidas de segurança e higiene, implementadas no sector do turismo, irão proteger os turistas da covid-19 que o Presidente [Shavkat Mirziyoyev] está preparado para passar das palavras aos atos”, sublinhou Sophie Ibbotson, embaixadora do turismo do Uzbequistão para o Reino Unido, citada pela Vice e pelo Expresso.

Shavkat Mirziyoyev assinou na semana passada a campanha “Viagens Seguras Garantidas”, visando revitalizar o turismo, apontado em 2019 como o quatro mercado turístico com o crescimento mais rápido do mundo. Os voos internacionais para o país são retomados este mês.

Entre as condições da campanha está a obrigatoriedade de os turistas que a pretendam reclamar viajar com um guia turístico local, certificado. Certificados têm também que estar os sites e acomodações turísticas, garantindo a segurança sanitária e epidemiológica.

Países considerados de baixo risco – China, Japão, Coreia do Sul e Israel – podem entrar sem restrições. Os visitantes da União Europeia e do Reino Unido serão obrigados a cumprir um período de 14 dias de auto-isolamento à chegada.

As autoridades uzbeques proibiram voos, fecharam as fronteiras e impuseram confinamento em março, quando havia ainda poucos casos confirmados de infeção. Dados mais recentes da Universidade Johns Hopkins, há um total de 17.149 casos confirmados de infeção, 90 mortos e 9.387 recuperados no Uzbequistão.

ZAP //

2 Comments

  1. Convém mudar o titulo da noticia pois é enganador…
    Não paga mas sim indemniza.
    Da forma como o titulo está até parece que paga para as pessoas “se contaminarem”…
    deixem o “sensacionalismo de fora” pois a situação já é grave o suficiente…

    • Caro leitor,
      O título está correto.
      “(…) a quem viajar para o país E contrair covid-19” é diferente de “(…) a quem viajar para o país PARA contrair covid-19”.
      Aliás, no seu próprio comentário o leitor teve o cuidado, e muito bem, de usar a preposição “para” com o intuito de sugerir uma causalidade — o único problema é que o nosso título não usa a preposição em parte alguma, nem em algum instante sugere uma relação de causalidade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.