Ucrânia: Yulia Tymoshenko libertada e recebida em festa na Praça da Independência

 

A líder da oposição ucraniana, Yulia Tymoshenko, libertada, este sábado, da prisão, foi recebida em festa por mais de 50 mil pessoas reunidas na Praça da Independência, no centro do Kiev, a quem pediu que continuem a lutar.

“Vocês são heróis, são os melhores da Ucrânia”, gritou, em lágrimas, Yulia Tymoshenko, que surgiu sentada numa cadeira de rodas, enquanto a multidão gritava “Yulia! Yulia! Yulia!”.

“Não reconheci Kiev, com carros queimados, barricadas, mas é uma outra Ucrânia, a Ucrânia dos homens livres”, afirmou, algumas horas depois da destituição do Presidente Viktor Yanukovitch pelo parlamento.

Um retrato de Yulia Tymoshenko, em grande formato, foi colocado no centro da Praça da Independência, ocupada há três meses, dia e noite, por manifestantes que se opõem ao Presidente agora destituído.

“Se alguém vos disser que acabou, que podem voltar para as vossas casas, não acreditem, é preciso terminar o trabalho”, disse.

Cerca de 80 pessoas morreram em Kiev entre terça e quinta-feira, em confrontos entre manifestantes e polícias, que atiraram balas reais.

Tymoshenko foi condenada a sete anos de prisão por abuso de poder em 2011, cerca de um ano depois da eleição do Presidente Viktor Ianukovitch, de quem era a principal adversária política.

Momentos antes da libertação da figura emblemática da Revolução Laranja pró-ocidental de 2004, o parlamento ucraniano destituiu Viktor Ianukovitch por “abandono das suas funções constitucionais” e convocou eleições presidenciais antecipadas para o dia 25 de maio.

Deirdre Boyer / Flickr

A ex-primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Tymoshenko

A ex-primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Tymoshenko

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sindicato da PSP apaga publicação que insinuava que mulher detida na Amadora tinha "doenças graves"

O Sindicato Unificado da Polícia de Segurança Pública (PSP) eliminou uma publicação que tinha feito na sua página oficia de Facebook, na qual se referia ao caso de Cláudia Simões, a mulher que foi detida …

Atletas do Sporting são tratados por médicos da clínica de Varandas

Os atletas sportinguistas são tratados por médicos que partilham funções entre o clube e a Comcorpus, clínica que pertence ao presidente 'leonino', Frederico Varandas. O jornal Público avança esta sexta-feira que muitos dos médicos do departamento …

China confirma a 26ª vítima mortal do novo coronavírus e alarga quarentena de 33 milhões de pessoas

A China anunciou esta sexta-feira a morte de uma pessoa devido ao coronavírus, perto da fronteira com a Rússia, a segunda fora do epicentro do surto, com origem na cidade de Wuhan, aumentando para 26 …

A erupção do Vesúvio transformou o cérebro de uma pessoa em vidro

O Vesúvio entrou em erupção em 79 d.C, assolando assentamentos num raio de 20 quilómetros. Um novo estudo mostra que a intensa explosão de calor transformou o cérebro de uma pessoa em vidro. Nos anos 1960, …

PCP quer reposição da reforma aos 65 anos

O Partido Comunista Português propôs esta quinta-feira, no debate na especialidade do Orçamento do Estado de 2020 (OE2020), a reposição da idade legal de reforma nos 65 anos e dos 25 dias de férias na …

OE2020. Carga fiscal é ainda maior do que o previsto, alerta UTAO

O conceito de carga fiscal usado pelo Ministério das Finanças na proposta orçamental não corresponde ao utilizado pelo INE e pela Comissão Europeia, afirma a UTAO, dando que o valor é “ainda maior” do que …

A matemática ensina-lhe como tirar a chávena de café perfeita

Através de um modelo matemático, uma equipa de cientistas conseguiu encontrar a forma perfeita de fazer uma chávena de café expresso. Para além de ser mais saboroso, há um menor desperdício. Já alguma vez se perguntou …

Irmã de Isabel dos Santos desafia empresária a devolver 75 milhões a Angola

A ex-deputada do MPLA Welwitschia (Tchizé) dos Santos desafiou esta quinta-feira a irmã Isabel a devolver 75 milhões de euros ou dólares a Angola "para resolver o problema", argumentando que "Angola é de todos". "Como cidadã, …

Dakar novamente de luto. Morreu o piloto holandês Edwin Straver

Morreu o piloto holandês Edwin Straver, que estava internado em estado crítico na sequência de uma queda de mota no rali Dakar, na Arábia Saudita. Edwin Straver, piloto de 48 anos da KTM, estava hospitalizado em …

Armas roubadas ao exército suíço encontradas em Vila Nova de Paiva

Um homem foi identificado pelo núcleo de investigação de Moimenta da Beira da GNR, distrito de Viseu, por posse armas que tinha sido roubadas ao exército suiço, avança a agência Lusa esta sexta-feira.  As armas estavam …