Ucrânia: Yulia Tymoshenko libertada e recebida em festa na Praça da Independência

 

A líder da oposição ucraniana, Yulia Tymoshenko, libertada, este sábado, da prisão, foi recebida em festa por mais de 50 mil pessoas reunidas na Praça da Independência, no centro do Kiev, a quem pediu que continuem a lutar.

“Vocês são heróis, são os melhores da Ucrânia”, gritou, em lágrimas, Yulia Tymoshenko, que surgiu sentada numa cadeira de rodas, enquanto a multidão gritava “Yulia! Yulia! Yulia!”.

“Não reconheci Kiev, com carros queimados, barricadas, mas é uma outra Ucrânia, a Ucrânia dos homens livres”, afirmou, algumas horas depois da destituição do Presidente Viktor Yanukovitch pelo parlamento.

Um retrato de Yulia Tymoshenko, em grande formato, foi colocado no centro da Praça da Independência, ocupada há três meses, dia e noite, por manifestantes que se opõem ao Presidente agora destituído.

“Se alguém vos disser que acabou, que podem voltar para as vossas casas, não acreditem, é preciso terminar o trabalho”, disse.

Cerca de 80 pessoas morreram em Kiev entre terça e quinta-feira, em confrontos entre manifestantes e polícias, que atiraram balas reais.

Tymoshenko foi condenada a sete anos de prisão por abuso de poder em 2011, cerca de um ano depois da eleição do Presidente Viktor Ianukovitch, de quem era a principal adversária política.

Momentos antes da libertação da figura emblemática da Revolução Laranja pró-ocidental de 2004, o parlamento ucraniano destituiu Viktor Ianukovitch por “abandono das suas funções constitucionais” e convocou eleições presidenciais antecipadas para o dia 25 de maio.

Deirdre Boyer / Flickr

A ex-primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Tymoshenko

A ex-primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Tymoshenko

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …