Ucrânia: Parlamento destitui Yanukovich, eleições convocadas, Tymoshenko libertada

Abode of Chaos / Flickr

Viktor Yanukovych, presidente da Ucrânia, por Abode of Chaos

Viktor Yanukovych, presidente da Ucrânia, por Abode of Chaos

O parlamento ucraniano destituiu hoje o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, por “abandono das suas funções constitucionais” e convocou eleições presidenciais antecipadas para o dia 25 de maio.

Yanukovich tinha afirmado que não tinha intenção de se demitir nem de abandonar o pais, tendo classificado de “ilegítimo” o parlamento ucraniano, mas está em paradeiro desconhecido, havendo relatos não confirmados de que deixou Kiev e viajou para Kharkiv, no leste, perto da fronteira com a Rússia.

A votação para “remover Viktor Yanukovych do cargo de presidente da Ucrânia” foi aprovada por 328 deputados. A porta-voz de Yanukovych disse que ele não aceita a decisão .

Vitaly Klitschko, líder do partido oposicionista Udar, tinha defendido no parlamento, reunido neste sábado, que “é preciso, como as pessoas exigem, adotar uma resolução que exorte Yanukovych a demitir-se imediatamente”.

A oposição detém efetivamente o controle da capital Kiev e do parlamento. Os manifestantes entraram hoje em edifícios oficiais e residenciais do presidente, sem sofrer resistência.

Também na tarde deste sábado, a importante líder da oposição Yulia Tymoshenko, ex-primeira-ministra da Ucrânia, foi libertada de um hospital em Kharkiv, onde era mantida presa. Um correspondente da BBC viu Tymoshenko a deixar o hospital de carro.

Tymoshenko foi sentenciada a sete anos de prisão em 2011 por abuso de poder. Os seus defensores dizem que foi simplesmente uma medida de Yanukovych para afastar a sua adversária mais proeminente. A sua libertação foi aprovada pelo parlamento ontem.

EPP / Flickr

A ex-primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Tymoshenko

A ex-primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Tymoshenko

A crise política na Ucrânia iniciou-se há três meses, depois de Ianukovich suspender os preparativos para um acordo com a União Europeia, e agravou-se em finais de janeiro, quando se registaram as primeiras mortes, com a aprovação de leis limitando a liberdade de manifestação.

Na quinta-feira, a polícia abriu fogo contra os manifestantes que têm ocupado a Praça da Independência, no centro de Kiev. O Ministério da Saúde disse que 77 pessoas – entre manifestantes e policiais – foram mortos desde terça-feira, na pior onda de violência desde que os protestos começaram em novembro.

Ontem, foi assinado um pacto político pelo presidente Yanukovych e pelos líderes da oposição, com a mediação de Ministros de Negócios Estrangeiros de países da União Europeia.

O acordo estabelecia que fosse criado um governo de coligação  e realizadas eleições até ao final do ano, mas os líderes da oposição pretendiam que as eleições ocorressem antes.

ZAP/BBC/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …