Trump diz que Supremo Tribunal vai ter juízes anti-aborto e pró-armas

gageskidmore / Flickr

O milionário americano Donald Trump

O presidente eleito dos Estados Unidos declarou que vai nomear, para o Supremo Tribunal, juízes contra o aborto e favoráveis à posse de armas de fogo, em entrevista à cadeia de televisão CBS.

“Os juízes serão antiaborto”, explicou Donald Trump durante a entrevista à cadeia de televisão CBS, difundida no domingo à noite. Ao mesmo tempo, o Presidente eleito garantiu que serão também “muito favoráveis à Segunda Emenda” da Constituição norte-americana, que garante o direito de cada cidadão possuir uma arma de fogo.

Ontem, o republicano já tinha anunciado a nomeação do líder do partido, Reince Priebus, para chefe de gabinete da Casa Branca.

Já o diretor da sua campanha e responsável pelo site conservador Breibart News, Stephen Bannon, foi nomeado conselheiro e chefe de estratégia.

Na mesma entrevista televisiva, Trump decidiu apelar ao manifestantes que estão contra a sua eleição: “Não tenham medo. Vamos restabelecer o nosso país“.

O novo Presidente pediu também “algum tempo” e condenou qualquer agressão contra minorias no país, depois de várias dezenas de casos de agressões terem sido assinalados na sequência da sua vitória nas presidenciais.

“Digo [aos autores destas agressões verbais ou ameaças] que não façam isso, é terrível, porque eu vou reunificar este país”, declarou, voltando-se em seguida para a câmara para dizer “parem”.

No entanto, o magnata já relembrou que vai deportar dois a três milhões de imigrantes ilegais e que a construção do muro na fronteira com o México vai mesmo existir, podendo ser parcialmente substituída por uma cerca.

O 45.º Presidente dos EUA garantiu ainda que não pretende recuar no princípio do casamento homossexual, considerando a questão fechada. “Isso já não é atualidade, porque já foi decidido. É lei… acabou”, declarou o magnata do setor imobiliário.

Donald Trump, cuja fortuna pessoal foi estimada, no início de outubro, em 3,7 mil milhões de dólares, pela revista norte-americana Forbes, anunciou que vai renunciar ao salário anual de 400 mil dólares do cargo de presidente dos Estados Unidos.

“Não vou receber o salário. Não vou”, disse na entrevista ao programa “60 minutes” da CBS, confirmando uma promessa feita num vídeo de campanha, em setembro. “Penso que, por lei, só tenho de receber um dólar, por isso receberei um dólar por ano”, afirmou.

Trump reconsidera investigação a Clinton

O Presidente eleito disse ainda que está a reconsiderar a ideia de nomear um procurador especial para investigar Hillary Clinton pelo caso dos emails, porque não quer prejudicar a antiga rival nem o marido, Bill Clinton.

“Vou pensar nisso. Não quero prejudicá-los“, declarou. “Quero concentrar-me nos empregos, nos cuidados de saúde, quero concentrar-me na fronteira e na imigração, e fazer um projeto de lei sobre imigração que seja realmente bom. Queremos ter uma boa lei de imigração”, disse, enumerando as prioridades do seu futuro Governo.

No entanto, Trump considerou que Hillary “fez coisas muito más” ao usar servidores de correio eletrónico privados para tratar de assuntos oficiais quando era secretária de Estado (2009-2013), o que fez com que fosse investigada pelo FBI, que acabou por considerar não haver matéria para avançar com acusações.

O diretor do FBI, James Comey, a 11 dias das eleições, anunciou novas investigações a Clinton, que foram fechadas dois dias antes da votação sem que fosse descoberto qualquer elemento incriminatório.

Questionado sobre Comey, Trump disse que o “respeita muito” e assegurou que ainda não tomou uma decisão sobre o cargo que este ocupa.

O cargo de diretor do FBI é independente do resultado das eleições e se o novo Presidente o desejar, Comey pode continuar a ocupar a posição.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Estamos na era do pára-arranca. Faz marcha a trás, e não anda para a frente. 
    Este mundo está mesmo a pedir conserto.  E que senhor conserto. Palhaçada é mais que muita. Já estamos fartos dela. Já vomitamos  palhaçada por todos os lados. Os próprios bébés, já vêem a bolsar, sabendo da triste sorte que os espera, por já virem hipotecados, ás instituições financeiras, e sem nunca cá terem estado. Como será isto possível, perguntam para a chupeta. Que mal fiz eu a Deus. para ter de pagar os erros de idiotas, que dizem governar esta porcaria de planeta. Por isso choram que se fartam á nascença.
    NOVA ORDEM MUNDIAL, É PRECISA URGENTE, OUVIMO-LOS PALRAR.

  2. Então o negocio tambem é armas Patinho Donald?
    POIS QUE SE ESPERAVA, SENÃO A CONTINUAÇAO DO SEGUIMENTO?
    NOVAS ORDEM MUNDIAL, É PRECISA URGENTE.

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …