Trump vai deportar 3 milhões de imigrantes ilegais

gageskidmore / Flickr

O milionário americano Donald Trump

O milionário americano Donald Trumpl

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse este domingo que vai deportar ou prender dois a três milhões de imigrantes ilegais, e que a construção do muro na fronteira com o México pode ser parcialmente substituída por uma cerca.

“O que vamos fazer é encontrar as pessoas que são criminosas ou têm registo criminal, membros de gangues, traficantes de drogas – provavelmente dois milhões, até podem chegar a três milhões – e ou vamos expulsá-las do nosso país ou vamos encarcerá-las”, disse Trump, numa entrevista que será transmitida pelo canal televisivo CBS às 22h00 de Lisboa.

“Mas vamos expulsá-las do nosso país, estão cá ilegalmente”, disse o futuro Presidente, acrescentando que depois da fronteira ser “segura”, as autoridades responsáveis pela emigração vão fazer uma “determinação” sobre os restantes imigrantes sem documentos que ficarem no país.

Questionado sobre se realmente vai construir um muro ao longo da fronteira com o México, uma das mais mediáticas e controversas propostas eleitorais de Trump, o vencedor das eleições respondeu: “Sim”.

Depois da vitória de terça-feira, o Governo do México veio novamente garantir que não iria financiar a construção do muro, e o vice-presidente da equipa de transição da nova Presidência, o republicano Newt Gingrich, quando questionado sobre o tema, respondeu que o muro tinha sido “um grande instrumento de campanha”.

Na entrevista, a primeira desde que venceu as eleições de terça-feira passada, Trump admitiu ainda que o muro pode ser parcialmente substituído por uma cerca, acolhendo as ideias de alguns congressistas republicanos.

“Para certas áreas, sim, mas noutras áreas, um muro é mais apropriado”, disse, acrescentando: “Eu sou muito bom nisto, chama-se construção”.

/Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Deem-lhe cimento e tijolos que o homem cerca aquela merda toda. Começa a sul mas é burro o suficiente para depois cobrir a norte com o Canadá e também para vedar as duas costas. Depois é só mesmo encher de água.

  2. Concordo. Se as pessoas estão ilegais fazer a sua deportação não é nada extraordinário.
    As pessoas têm que adaptar-se às regras do pais para onde se deslocam. Se não tem autorização tem simplesmente que aceitar essas regras e correr o risco de serem deportados.
    Em todo o caso penso ser importante ter em atenção a vertente social pois muitos desses emigrantes trabalham e contribuem para o bem da nação americana. Assim sendo será correto não deportar mas legalizar dentro de determinadas regras.
    Em relação aos criminosos sou totalmente de acordo. Fazem “merda” devem ser expulsos.
    Se todos os países fizessem isso as coisas certamente seriam melhores. A titulo de exemplo em portugal muitos criminosos recebem ordem de expulsão mas depois ficam com termos de identidade e residência até à data de expulsão. Como é óbvio no dia seguinte mudam de residência ou mesmo de pais como é o caso de muitos romenos.
    Custa-me dizer isto mas sendo presos e recebendo ordens de expulsão por crime essa ordem deve ser executada de imediato independentemente de ter bens ou família no pais de onde será deportado ou de não ter ligações familiares no pais para onde será deportado. Quem comete crime não pode esperar complacência das autoridades,

  3. Os EUA já têm há alguns anos a política de deportação de criminosos.
    O Sr. Trump vai introduzir, dentro das regras da globalização, alguma escala nestas deportações, varrendo problemas de criminalidade e segurança para fora dos EUA.
    Essa sua determinação deu-lhe votos e vais dar mais popularidade dentro das suas fronteiras.
    As pessoas querem paz e segurança à sua volta! Ninguém gosta de conviver com bandidos e parasitas à sua porta.
    Recordo-me de criminosos com ascendência portuguesa (2ª e 3ª gerações), que sem saber falar português foram deportados pelos EUA para o nosso país.
    Não vi aí, os inteligentes a questionar essa medida bastante penalizadora para Portugal!

RESPONDER

"Avante!". Pede-se máscara obrigatória, mas PCP só dá ouvidos à DGS

Vários peritos pedem o uso obrigatório de máscara na Festa do Avante!, mas o PCP só atende às recomendações feitas pela Direção-Geral da Saúde. Depois de muita contestação, a Festa do Avante! vai mesmo realizar-se, entre …

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …

Intervalos mais curtos, alunos a limpar salas e cantinas com take away. Como vai ser o novo ano letivo

Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de take away são algumas das mudanças previstas por diferentes …