Trump diz que 99% dos casos de covid-19 são “inofensivos”. FDA recusa-se a apoiar a afirmação

O chefe da autoridade do medicamento norte-americana, FDA – Food and Drug Administration, Stephen Hahn, recusou-se a apoiar a alegação do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, de que 99% dos casos de covid-19 no país são “totalmente inofensivos”.

“Sabemos que estão a surgir casos no país”, disse Hahn à CNN, citada no domingo pelo Independent, após ter sido questionado sobre a mais recente alegação do Presidente sobre os casos de coronavírus. “Todos vimos os gráficos associados, ainda é muito cedo, não vou especular sobre qual é a causa”, disse Hahn.

Ainda sobre afirmação de Trump, Hann indicou que não falaria “sobre quem está certo e quem está errado”.

“O que vou dizer é o que já disse antes, que é um problema sério o que temos. Vimos o aumento nos casos. Precisamos fazer algo para conter a maré”, apontou, referindo-se ao recente aumento de casos em vários estados, especialmente aqueles que romperam com Trump nas eleições presidenciais de 2016.

As declarações de Trump foram feitas no sábado, durante um discurso de comemoração do Dia da Independência dos EUA. “Agora testamos quase 40 milhões de pessoas. Ao fazer isso, mostramos que 99% dos casos são totalmente inofensivos”, afirmou.

Também à ABC News, no domingo, Hahn recusou-se a responder diretamente sobre as alegações do Presidente. “Esta é uma epidemia muito rápida, uma pandemia de rápido movimento. E qualquer morte, qualquer caso, é trágico. E queremos fazer tudo o que pudermos para impedir isso”, sublinhou.

Vários países impuseram restrições às viagens de e para os EUA, à medida que novos casos de covid-19 continuam a surgir no país. As autoridades de saúde relataram mais de 50 mil novos casos diários várias vezes nos últimos 10 dias. Na quinta-feira, registaram 55.595 novas infeções.

O Reino Unido exige agora que as pessoas que cheguem ao país vindas dos EUA fiquem em isolamento durante 14 dias. “Eles [EUA] têm um número muito alto de infeções, razão pela qual não estão na lista [de países isentos do mandato de 14 dias de isolamento]”, disse o ministro dos Transportes da Grã-Bretanha, Grant Shapps, na semana passada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …

Hong Kong. Magnata da imprensa Jimmy Lai libertado sob caução

O magnata da imprensa e uma das principais figuras do movimento pró-democracia de Hong Kong Jimmy Lai foi esta terça-feira libertado sob caução, constatou a agência France-Presse. Jimmy Lai tinha sido detido na segunda-feira, ao …

Lar de Reguengos de Monsaraz diz ter feito tudo para salvar vidas

A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de covid-19 que causou 18 mortos garantiu ter feito “tudo” ao seu “alcance” para “salvar vidas”, nesta “crise” com “contornos dramáticos”. A Fundação …

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …