Trump diz que 99% dos casos de covid-19 são “inofensivos”. FDA recusa-se a apoiar a afirmação

O chefe da autoridade do medicamento norte-americana, FDA – Food and Drug Administration, Stephen Hahn, recusou-se a apoiar a alegação do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, de que 99% dos casos de covid-19 no país são “totalmente inofensivos”.

“Sabemos que estão a surgir casos no país”, disse Hahn à CNN, citada no domingo pelo Independent, após ter sido questionado sobre a mais recente alegação do Presidente sobre os casos de coronavírus. “Todos vimos os gráficos associados, ainda é muito cedo, não vou especular sobre qual é a causa”, disse Hahn.

Ainda sobre afirmação de Trump, Hann indicou que não falaria “sobre quem está certo e quem está errado”.

“O que vou dizer é o que já disse antes, que é um problema sério o que temos. Vimos o aumento nos casos. Precisamos fazer algo para conter a maré”, apontou, referindo-se ao recente aumento de casos em vários estados, especialmente aqueles que romperam com Trump nas eleições presidenciais de 2016.

As declarações de Trump foram feitas no sábado, durante um discurso de comemoração do Dia da Independência dos EUA. “Agora testamos quase 40 milhões de pessoas. Ao fazer isso, mostramos que 99% dos casos são totalmente inofensivos”, afirmou.

Também à ABC News, no domingo, Hahn recusou-se a responder diretamente sobre as alegações do Presidente. “Esta é uma epidemia muito rápida, uma pandemia de rápido movimento. E qualquer morte, qualquer caso, é trágico. E queremos fazer tudo o que pudermos para impedir isso”, sublinhou.

Vários países impuseram restrições às viagens de e para os EUA, à medida que novos casos de covid-19 continuam a surgir no país. As autoridades de saúde relataram mais de 50 mil novos casos diários várias vezes nos últimos 10 dias. Na quinta-feira, registaram 55.595 novas infeções.

O Reino Unido exige agora que as pessoas que cheguem ao país vindas dos EUA fiquem em isolamento durante 14 dias. “Eles [EUA] têm um número muito alto de infeções, razão pela qual não estão na lista [de países isentos do mandato de 14 dias de isolamento]”, disse o ministro dos Transportes da Grã-Bretanha, Grant Shapps, na semana passada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …

TC recusa impugnação pedida pelo PSD sobre candidato de Castelo Branco. Direção avalia recurso

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu que o PSD não tem legitimidade no pedido de anulação de uma deliberação do Conselho de Jurisdição Nacional do partido sobre o candidato autárquico em Castelo Branco, recusando admitir uma …

Orbán vai rejeitar dinheiro do fundo de recuperação se tiver de revogar lei anti-LGBTQI

O primeiro-ministro húngaro assegurou, este sábado, que o país não vai aceitar o dinheiro do fundo de recuperação se tiver de ceder perante Bruxelas e revogar a lei anti-LGBTQI. Segundo a agência Europa Press, Viktor Orbán …

Avaria em rede europeia causou "apagão" parcial em Portugal e falhas no 112

O incêndio que queimou, este sábado, 500 hectares de vegetação no sudoeste de França esteve na origem dos cortes de energia em Espanha e Portugal, segundo a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica …