Tribunal responsabiliza Tóquio por desastre de Fukushima e exige indemnização

Um tribunal japonês decidiu esta sexta-feira, pela primeira vez, que o Governo de Tóquio tem responsabilidades no desastre nuclear de Fukushima, em 2011, exigindo-lhe, e à operadora da central, o pagamento de indemnizações.

Um enorme tsunami provocado pelo sismo de magnitude 9,0, destruiu a central nuclear de Fukushima Daiichi, na costa nordeste do Japão, a 11 de março de 2011.

A água sobrecarregou o sistema de arrefecimento dos reatores e levou à fusão de três deles, lançando radiação numa vasta área, naquele que foi o pior desastre no Japão desde a II Guerra Mundial e o maior acidente nuclear do mundo desde Chernobyl em 1986.

Mais de 10 mil pessoas que fugiram da região devido aos riscos de radiação interpuseram vários processos conjuntos contra o Governo e a operadora Tokyo Electric Power Co (TEPCO).

Esta sexta-feira, o tribunal do distrito de Maebashi, a norte de Tóquio, considerou o Governo e a TEPCO responsáveis e ordenou-lhes o pagamento de 38,6 milhões de yen (317 mil euros), no total, aos queixosos.

O canal público NHK, citando o tribunal, contou que apenas 62 dos 137 participantes no caso tiveram direito a uma indemnização, já que a decisão foi baseada na situação individual da retirada de cada um.

A decisão de hoje foi a primeira num processo coletivo por pessoas retiradas da região e que pediam uma indemnização do Governo e da TEPCO, dizem os media locais.

O montante atribuído fica, no entanto, muito aquém dos 1,5 mil milhões de yen que os queixosos pediam.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vai "nascer" em Arouca a maior ponte suspensa do mundo. É a esperança para fazer renascer o turismo

O Turismo de Arouca está a enfrentar dificuldades devido à quebra gerada pela pandemia, mas os empresários aguardam com expectativa a abertura daquela que será a maior ponte suspensa do mundo, já descrita como "extraordinária". Ainda …

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Trabalhadores podem receber 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …

O próximo Wolves? Charlton pode tornar-se "português"

O consórcio português Corporate Football Organisation Portugal (CFO), liderado por Fernando Côrte-Real, está a estudar a compra do Charlton, clube que milita no Championship, o segundo escalão inglês. "A CFO Portugal já existe há pelo menos …

PJ prossegue investigação e confirma envolvimento de alemão no desaparecimento de Maddie

A Polícia Judiciária adiantou esta quarta-feira que prosseguem em Portugal diligências no âmbito da investigação ao desaparecimento da criança inglesa Madeleine McCann, no Algarve, em 2007, confirmando as suspeitas de envolvimento de um cidadão alemão …