Marta Temido: “Não há motivo para não sermos transparentes”

José Sena Goulão / Lusa

Marta Temido explicou, esta terça-feira, que se definiu um “regime excecional e transitório para a realização de aquisições, na medida do estritamente necessário”, para equipamentos de proteção individual. 

A ministra da Saúde garantiu que as compras feitas pelo Ministério durante a pandemia de covid-19 respeitaram o direito de concorrência e os princípios da realização de despesas públicas, avança a Renascença.

Foi desta forma que Marta Temido reagiu a uma notícia, avançada esta terça-feira pelo Correio da Manhã, que adianta que o Ministério da Saúde fez ajustes diretos de milhões de euros sem publicar ou assinar qualquer contrato escrito, com fornecedores de equipamentos de proteção individual (EPI).

“Durante este período de luta contra pandemia houve a definição de um regime excecional e transitório para a realização de aquisições na medida do estritamente necessário para garantir EPI e alguns outros equipamentos para a satisfação de necessidades essenciais dos portugueses”, explicou a governante.

“Aquilo que as estruturas do Ministério da Saúde que são responsáveis pela realização de compras, e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, fizeram foi, no respeito por todos princípios gerais de direito de concorrência e da realização de despesas públicas, utilizaram esses mecanismos para satisfazer necessidades essenciais de funcionamento dos serviços de saúde”, acrescentou.

Marta Temido disse não ter consigo informação exata sobre os valores dos contratos e assegurou não saber os pormenores das pessoas com quem foram celebrados contratos. Ainda assim, garantiu que “se houver algum assunto que tenha de ser auditável no futuro, sê-lo-á”.

“Não há aqui nenhum motivo para não sermos totalmente transparentes naquilo que comprámos e a quem comprámos”, disse a ministra da Saúde, após uma visita à Unidade de Saúde em Matosinhos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Então por que motivo é que são?
    Já agora, quando é que pensa demitir-se?
    Ainda uma outra pergunta. Depois da tonteria do 1º de Maio e da infelicidade do seu disparate relativo ao 13 de Maio (uma vez mais a sociedade revela ter mais bom senso do que o governo e a igreja já veio dizer que não vai fazer nada) estou a pensar fazer uma churrascada com 15 amigos. Vamos estar todos a um metro de distância. Posso encomendas a carne? E eles podem vir todos no mesmo autocarro?

RESPONDER

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …