Marta Temido: “Não há motivo para não sermos transparentes”

José Sena Goulão / Lusa

Marta Temido explicou, esta terça-feira, que se definiu um “regime excecional e transitório para a realização de aquisições, na medida do estritamente necessário”, para equipamentos de proteção individual. 

A ministra da Saúde garantiu que as compras feitas pelo Ministério durante a pandemia de covid-19 respeitaram o direito de concorrência e os princípios da realização de despesas públicas, avança a Renascença.

Foi desta forma que Marta Temido reagiu a uma notícia, avançada esta terça-feira pelo Correio da Manhã, que adianta que o Ministério da Saúde fez ajustes diretos de milhões de euros sem publicar ou assinar qualquer contrato escrito, com fornecedores de equipamentos de proteção individual (EPI).

“Durante este período de luta contra pandemia houve a definição de um regime excecional e transitório para a realização de aquisições na medida do estritamente necessário para garantir EPI e alguns outros equipamentos para a satisfação de necessidades essenciais dos portugueses”, explicou a governante.

“Aquilo que as estruturas do Ministério da Saúde que são responsáveis pela realização de compras, e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, fizeram foi, no respeito por todos princípios gerais de direito de concorrência e da realização de despesas públicas, utilizaram esses mecanismos para satisfazer necessidades essenciais de funcionamento dos serviços de saúde”, acrescentou.

Marta Temido disse não ter consigo informação exata sobre os valores dos contratos e assegurou não saber os pormenores das pessoas com quem foram celebrados contratos. Ainda assim, garantiu que “se houver algum assunto que tenha de ser auditável no futuro, sê-lo-á”.

“Não há aqui nenhum motivo para não sermos totalmente transparentes naquilo que comprámos e a quem comprámos”, disse a ministra da Saúde, após uma visita à Unidade de Saúde em Matosinhos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Então por que motivo é que são?
    Já agora, quando é que pensa demitir-se?
    Ainda uma outra pergunta. Depois da tonteria do 1º de Maio e da infelicidade do seu disparate relativo ao 13 de Maio (uma vez mais a sociedade revela ter mais bom senso do que o governo e a igreja já veio dizer que não vai fazer nada) estou a pensar fazer uma churrascada com 15 amigos. Vamos estar todos a um metro de distância. Posso encomendas a carne? E eles podem vir todos no mesmo autocarro?

RESPONDER

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …