Vem aí o primeiro tanque IA do mundo. E está preparado para matar

O exército dos Estados Unidos da América quer construir um veículo de combate, uma espécie de tanque, controlado por inteligência artificial. O envolvimento humano seria apenas necessário para disparar.

O Advanced Targeting and Lethality Automated System (ATLAS) é o projeto dos exército americano para o novo veículo de combate. Há 26 países no mundo que baniram as armas de inteligência artificial, mas os EUA parecem não desistir deste caminho.

Segundo a Futurism, o tanque da ATLAS seria capaz de detetar, atacar e combater automaticamente inimigos. Apenas precisaria de controlo humano na altura decisiva de disparar.

Por enquanto, os operadores humanos ainda são obrigados por lei a tomar a decisão final de atirar. Isto evita que um erro da inteligência artificial possa colocar em risco a vida de inocentes.

“Parece que estamos cada vez mais encaminhados para uma corrida ao armamento, no qual a proibição atual da autonomização de armas letais será descartada assim que for politicamente conveniente fazê-lo”, disse à Quartz, o cientista da Universidade de Berkeley, Stuart Russell.

No entanto, há quem entenda que o tanque poderá vir a ser uma inovação em conflitos bélicos. Paul Scharre, diretor da Center for New American Security, um think-tank americano sobre segurança, diz que “sempre que se consiga retirar frações de segundo” numa situação de guerra, “isso é precioso”.

https://twitter.com/marywareham/status/1035675516051836930?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1035675516051836930&ref_url=https%3A%2F%2Fqz.com%2F1558841%2Fus-army-developing-ai-powered-autonomous-weapons%2F

A “Campanha para Acabar com Robôs Assassinos”, uma coligação de organizações não-governamentais que trabalham para banir armas autónomas e manter “controlo humano significativo”, avisa que deixar máquinas escolher e atacar alvos, pode levar o mundo a “uma corrida ao armamento robótico”, noticia a Quartz.

No ano passado, o secretário geral da Nações Unidas, António Guterres disse que “a perspetiva de máquinas com a discrição e poder para matar é moralmente repugnante“. Apesar de vários países terem banido este tipo de armamento, Estados Unidos, Coreia do Sul, Rússia, Israel e Austrália continuam a investir em armamento IA.

Inúmeras muitas personalidades ilustres do mundo da ciência e tecnologia, entre os quais Elon Musk, Bill Gates e Stephen Hawking, manifestaram já grandes preocupações com a possibilidade de que o desenvolvimento da IA possa significar o fim da humanidade.

Recentemente, 100 gurus da tecnologia apelaram à ONU que proíba os “robôs assassinos”, alertando para o risco de “uma terceira revolução na tecnologia de guerra” – entre os quais o co-fundador da Apple Steve Wozniak, que em 2015 defendia que os robôs vão conquistar o mundo, mas isso é bom. “Seremos apenas as suas mascotes“.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Gostava de saber onde estes tipo vao buscar fortunas pra o desenvolvimento de armas novas quando nao estao em guerra ….bem so ah uma explicaçao criam guerras pra financiar o desenvolvimento destas armas ou entao …vender armas a países que as procuram enchendo os países de arsenal que talvez nunca vao usar

  2. Para combater com gente fanática, nada mais do que colocar trancas à porta.
    Do onde vem os dinheiros? isso não me preocupa, porque a segurança é de todos e não de meia dúzia.

RESPONDER

Onda de pedras-pomes fez uma viagem pelo Pacífico (e traz nova vida à costa da Austrália)

Uma "onda" de pedras-pomes está a chegar à Austrália após uma longa viagem pelo Pacífico. As rochas vulcânicas produzidas na fase de ejeção dos gases contidos na lava, podem trazer um presente para o seu …

Não foram as estrelas de neutrões. A origem do ouro do Universo voltou a ser um mistério

Quando a humanidade detetou a colisão entre duas estrelas de neutrões em 2017, confirmou a teoria de longa data que as explosões criam elementos mais pesados do que o ferro. Assim, pensou-se ter a resposta …

Descoberta uma cripta secreta sob uma capela polaca. Pode levar ao lendário Santo Graal

O lendário Santo Graal, que terá sido usado por Jesus durante a Última Ceia para transformar o vinho em sangue, cativou a imaginação dos caçadores de tesouros durante séculos. Embora possamos nunca saber se esta relíquia …

Pedaço de cabelo de Lincoln (e um telegrama ensanguentado) leiloados por 81 mil dólares

Um anónimo pagou mais de 81 mil dólares (cerca de 71 mil euros) por uma mecha de cabelo de Abraham Lincoln. O exemplar foi retirado da cabeça de Lincoln um dia após a sua morte, …

Descobertos novos detalhes em Pietà de Miguel Ângelo

Uma equipa de especialistas estava a fazer trabalhos de limpeza na Pietà de Florença, esculpida pelo artista italiano Miguel Ângelo, quando encontrou detalhes desconhecidos da obra. Uma Pietà é um tema da arte cristã em que …

Microsoft afundou um data center em 2018. Dois anos depois, revela o que descobriu

Em 2018, a Microsoft aproveitou a tecnologia de submarinos para afundar um data center que poderia fornecer ligação à Internet durante anos na costa de Orkney. Agora, foi recuperado e os investigadores estão a testá-lo …

"James Bond da Filantropia". Bilionário cumpre sonho e doa toda a sua fortuna

Chuck Feeney cumpriu o seu sonho e está oficialmente falido. O empresário e filantropo queria doar toda a sua fortuna antes de morrer e assim o fez. Chuck Feeney é um empresário norte-americano de ascendência irlandesa …

A pandemia chegou à Lapónia e até o Pai Natal já a sente

O turismo da Lapónia prepara-se para sofrer um duro golpe com a pandemia de covid-19. As restrições de viagens deixam a economia da "residência oficial do Pai Natal" em risco. A Lapónia, na Finlândia, é conhecida …

Fruta do dragão e máscaras grátis. Vietname inova e triunfa na segunda vaga

A inovação do povo vietnamita está a ajudar a fazer do país uma história de sucesso não só na primeira vaga, mas também na segunda. Até ao momento, registaram-se pouco mais mil casos. O Vietname foi …

Alunos separados em "bolhas" dentro da escola, mas "encavalitados" antes de entrar

Mil alunos amontoaram-se esta manhã à frente da Escola Secundária Pedro Nunes. A escola adotou método de "turmas bolha", mas à entrada da escola não houve distanciamento e alguns alunos não usavam máscara. A diretora …