Vem aí o primeiro tanque IA do mundo. E está preparado para matar

O exército dos Estados Unidos da América quer construir um veículo de combate, uma espécie de tanque, controlado por inteligência artificial. O envolvimento humano seria apenas necessário para disparar.

O Advanced Targeting and Lethality Automated System (ATLAS) é o projeto dos exército americano para o novo veículo de combate. Há 26 países no mundo que baniram as armas de inteligência artificial, mas os EUA parecem não desistir deste caminho.

Segundo a Futurism, o tanque da ATLAS seria capaz de detetar, atacar e combater automaticamente inimigos. Apenas precisaria de controlo humano na altura decisiva de disparar.

Por enquanto, os operadores humanos ainda são obrigados por lei a tomar a decisão final de atirar. Isto evita que um erro da inteligência artificial possa colocar em risco a vida de inocentes.

“Parece que estamos cada vez mais encaminhados para uma corrida ao armamento, no qual a proibição atual da autonomização de armas letais será descartada assim que for politicamente conveniente fazê-lo”, disse à Quartz, o cientista da Universidade de Berkeley, Stuart Russell.

No entanto, há quem entenda que o tanque poderá vir a ser uma inovação em conflitos bélicos. Paul Scharre, diretor da Center for New American Security, um think-tank americano sobre segurança, diz que “sempre que se consiga retirar frações de segundo” numa situação de guerra, “isso é precioso”.

https://twitter.com/marywareham/status/1035675516051836930?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1035675516051836930&ref_url=https%3A%2F%2Fqz.com%2F1558841%2Fus-army-developing-ai-powered-autonomous-weapons%2F

A “Campanha para Acabar com Robôs Assassinos”, uma coligação de organizações não-governamentais que trabalham para banir armas autónomas e manter “controlo humano significativo”, avisa que deixar máquinas escolher e atacar alvos, pode levar o mundo a “uma corrida ao armamento robótico”, noticia a Quartz.

No ano passado, o secretário geral da Nações Unidas, António Guterres disse que “a perspetiva de máquinas com a discrição e poder para matar é moralmente repugnante“. Apesar de vários países terem banido este tipo de armamento, Estados Unidos, Coreia do Sul, Rússia, Israel e Austrália continuam a investir em armamento IA.

Inúmeras muitas personalidades ilustres do mundo da ciência e tecnologia, entre os quais Elon Musk, Bill Gates e Stephen Hawking, manifestaram já grandes preocupações com a possibilidade de que o desenvolvimento da IA possa significar o fim da humanidade.

Recentemente, 100 gurus da tecnologia apelaram à ONU que proíba os “robôs assassinos”, alertando para o risco de “uma terceira revolução na tecnologia de guerra” – entre os quais o co-fundador da Apple Steve Wozniak, que em 2015 defendia que os robôs vão conquistar o mundo, mas isso é bom. “Seremos apenas as suas mascotes“.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Gostava de saber onde estes tipo vao buscar fortunas pra o desenvolvimento de armas novas quando nao estao em guerra ….bem so ah uma explicaçao criam guerras pra financiar o desenvolvimento destas armas ou entao …vender armas a países que as procuram enchendo os países de arsenal que talvez nunca vao usar

  2. Para combater com gente fanática, nada mais do que colocar trancas à porta.
    Do onde vem os dinheiros? isso não me preocupa, porque a segurança é de todos e não de meia dúzia.

RESPONDER

Covid-19: Infarmed diz que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

O Infarmed assegurou, na terça-feira, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia …

Adolescente de 13 anos morre no Reino Unido devido a Covid-19

Um adolescente britânico de 13 anos morreu na segunda-feira depois de testar positivo para o novo coronavírus, informou na terça-feira o hospital. Segundo a família, o jovem não sofria de nenhuma outra doença. Segundo noticiou a …

"Por favor, não venham". Autarca de Vila Real apela a emigrantes que não regressem a Portugal

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apela aos emigrantes para que, "por favor", não regressem agora ao país e nesta Páscoa "fiquem nas terras" que os "acolheram em segurança". "Este vírus infernal que …

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …

Recibos verdes podem pedir apoio a partir desta quarta-feira. Será pago ainda este mês

O apoio por quebra de atividade destina-se a trabalhadores independentes que nos últimos 12 meses tenham tido obrigação contributiva em pelo menos 3 meses consecutivos. O formulário para os trabalhadores independentes pedirem apoio por redução de …

"Este mês é perigosíssimo!" Costa avisa que "não podem ir à terra e ao Algarve" na Páscoa

"As pessoas não podem ir à terra!" O alerta é de António Costa que avisa que este mês de Abril "é perigosíssimo" por causa da Páscoa, admitindo "apertar mais um bocadinho" as medidas. O primeiro-ministro …