SwissLeaks: traficantes, famosos e portugueses em esquema de fraude fiscal

O banco britânico HSBC Private Bank está no centro da polémica, no âmbito da chamada investigação “SwissLeaks”, que apurou que a entidade organizou um esquema, através da sua filial na Suíça, para ajudar os seus clientes a fugirem aos impostos. E há portugueses envolvidos, assim como vedetas como David Bowie, Tina Turner e John Malkovich.

Esta investigação, que foi levada a cabo por um consórcio internacional de jornalistas e divulgada neste fim-de-semana pelo jornal francês Le Monde, baseia-se em documentos de Hervé Falciani, um informático que trabalhou no HSBC em Genebra, na Suíça.

Esses documentos darão conta de que mais de 180 mil milhões de euros se movimentaram neste esquema fraudulento entre 2006 e 2007, envolvendo 106 mil clientes de 203 países e 20 mil sociedades “offshore”.

Além de traficantes de armas e de diamantes e de terroristas, há várias figuras públicas no lote dos implicados, designadamente os artistas David Bowie e Tina Turner, os actores John Malkovich e Christian Slater, os desportistas Fernando Alonso e Valentino Rossi, o estilista Valentino, a modelo Elle McPherson, ou figuras como os Reis de Marrocos e da Jordânia, Mohammed VI e Abdullah II, respectivamente.

A lista de países com mais dinheiro envolvido neste esquema é encabeçada pela Suíça, com 27,3 mil milhões de euros, seguindo-se o Reino Unido com 19 mil milhões e a Venezuela com mais de 10,5 mil milhões de euros.

Portugal aparece no 45º lugar da lista com 855,8 milhões de euros depositados no HSBC da Suíça, espalhados por 778 contas bancárias pertencentes a 611 clientes. Destes, apenas 36% terão passaporte português e haverá um titular, cuja identidade não se conhece, que será dono de 143 milhões de euros.

Os responsáveis da filial suíça do HSBC já anunciaram ter feito uma “transformação radical”, no seguimento de “incumprimentos” verificados em 2007, “para evitar que os seus serviços sejam utilizados para defraudar o fisco ou para a lavagem de dinheiro”, conforme referiu o director-geral da entidade, Franco Morra, em comunicado publicado pela France Presse e citado pelo Jornal de Notícias.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …