Suspeitos do assalto a Tancos já estão identificados

Paulo Novais / Lusa

Militares à entrada dos Paióis Nacionais do Polígono Militar de Tancos

A Procuradoria Geral da República terá já apresentado ao Ministério da Defesa uma participação disciplinar contra a Polícia Judiciária Militar. Há dois militares identificados como suspeitos no assalto.

dois militares identificados como suspeitos no caso do roubo de armamento nos Paióis Nacionais de Tancos, de onde desapareceram em junho granadas de mão ofensivas e munições de calibre militar, revela o SOL na sua edição deste sábado.

Segundo afirmou na altura o Exército, “foi detectada uma violação dos perímetros de segurança dos Paióis Nacionais de Tancos e o arrombamento de dois paiolins”, em sequência do que terá sido confirmado o desaparecimento de armamento diverso.

As especulações de que se tratasse de um caso de terrorismo foram desde cedo afastadas  pelas autoridades, que levantaram suspeitas de que se tratasse de “uma encomenda proveniente do submundo do crime organizado“.

Entretanto, segundo garantiu ao SOL fonte conhecedora do processo, a Procuradoria Geral da República já terá apresentado ao Ministério da Defesa uma participação disciplinar relativa à actuação da Polícia Judiciária Militar na apreensão do armamento dos Paióis Nacionais de Tancos, recuperado na quarta-feira na Chamusca.

Segundo o semanário, a Polícia Judiciária não terá ficado satisfeita por não ter sido imediatamente informada da descoberta do material furtado, e quer agora garantias de que “a intervenção da PJM na recolha das armas não prejudica a investigação”.

Questionada pelo jornal, a PGR não confirmou a queixa, dizendo que “nada mais tinha a acrescentar à informação já prestada”.

O assalto aos Paióis de Tancos abriu uma guerra entre o Ministério Público e os militares, mas as quezílias entre a Polícia Judiciária Militar e o Ministério Público não são novidade. Esta é uma guerra antiga que, com o passar dos anos, se tem acentuado.

A Polícia Judiciária Militar, órgão da Polícia Criminal que actua no âmbito dos crimes estritamente militares e que depende do Ministério da Defesa, é constituída por cerca de cem militares de carreira que frequentaram a escola da Polícia Judiciária.

Apesar de ser o Departamento Central de Investigação e Acção Penal a liderar a investigação, para os militares, o assalto a Tancos “é um crime essencialmente militar” – razão pela qual a PJM terá entendido actuar de imediato, na madrugada de quarta-feira, após a chamada anónima que conduziu à recuperação do material roubado.

No entanto, o “mal-estar entre o DCIAP e a PJM é notório”, e segundo explica esta sexta-feira ao JN um ex-procurador, o que está em causa é “garantir que não houve intenção de esconder alguma coisa que os militares não tinham interesse em que se soubesse”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Afinal não existiu mesmo roubo, no verdadeiro sentido da palavra-não entraram carros do exterior para levar material, tambem não rebentaram com a rede para lá entrar etc….. Foi tudo de dentro para fora. e SABE-SE LÁ QUANDO ISSO ACONTECEU.

  2. Guerrinhas politicas entre 2 serviços que deviam trabalhar para um objetivo comum ! Pouca vergonha. Deixem-se de politiquices e apurem a verdade.

  3. Um juizo de valor: Temos em PORTUGAL o que designo de uma tropa fandanga. Nao admira, foram paridos pelos mesmos capitaes que concretizaram a 3ª abrilada de estroinas imberbes e covardolas de Portugal (uns apatridas a soldo dos russofilos e afins).

  4. Agora me lembro porque é que alguém em tempo oportuno lançou a ideia de que o “assalto” a Tancos não passava de uma artimanha para atacar o Governo, neste caso o PS. Como, afinal, não houve assalto, houve uma malandrice, essa ideia faz todo o sentido. Coitado do País que tem desta gente.

RESPONDER

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …