Suspeito no assassinato de Marielle Franco morto em tiroteio com a polícia

jeso.carneiro / Flickr

A vereadora brasileira Marielle Franco

Adriano Magalhães de Nóbrega, suspeito no caso do assassinato da vereadora brasileira Marielle Franco, foi morto pela polícia num tiroteio no estado da Bahia.

O mandado de prisão contra Adriano Magalhães de Nóbrega tinha sido expedido há mais de um ano e, desde então, o ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (BOPE), encontrava-se foragido.

No entanto, este domingo, Adriano Nóbrega foi localizado na cidade de Esplanada e morto numa troca de tiros com a polícia do estado da Bahia. Quando os agentes tentaram executar a ordem de prisão emitida contra ele, o líder da milícia apresentou resistência e respondeu com tiros. Durante a troca de tiros, Adriano Nóbrega ficou gravemente ferido e morreu, de acordo com a versão fornecida pelas autoridades brasileiras.

De acordo com os jornais brasileiros, a operação foi comandada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, com apoio da equipa da Bahia, e deflagrada na sexta-feira na zona turística da Costa do Sauípe, quando foram encontradas na casa do ex-capitão da Polícia Militar, apenas a sua mulher e duas filhas. Na operação policial, as autoridades apreenderam várias armas, que estavam distribuídas por vários pontos da casa.

“A intenção era executar a prisão, mas preferiu reagir com disparos“, afirmou o secretário de Segurança Pública da Baía, Maurício Teles Barbosa, citado num comunicado.

Apontado como o chefe do Escritório do Crime, uma das milícias mais antigas da zona oeste do Rio de Janeiro, composta por um grupo de atiradores profissionais, era suspeito de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco e do seu motorista, Anderson Gomes, em março de 2018.

O nome de Adriano Nóbrega não consta no inquérito sobre a morte da política carioca, mas aparece citado na investigação como um dos participantes do homicídio.

Nóbrega chegou a ser homenageado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro pelo atualmente senador e então deputado estadual Flávio Bolsonaro, filho do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

Segundo investigações do Ministério Público, era amigo de Fabrício Queiroz, antigo funcionário do gabinete de Flávio Bolsonaro e a mulher e a mãe de Adriano Nóbrega trabalharam no gabinete do atual senador.

Marielle Franco, nascida e criada na favela da Maré e eleita pelo Partido Socialismo e Liberdade, vinha de um encontro com mulheres e ativistas negras quando foi morta por volta das 21h. Ia acompanhada da assessora, numa viatura conduzida por Anderson Gomes. Imagens de câmaras de segurança mostraram que o carro foi perseguido por duas viaturas.

Poucos quilómetros depois, no centro do Rio, uma delas encostou no carro onde seguia a vereadora. Do banco de trás foram disparados 13 tiros, dos quais quatro atingiram Marielle, no pescoço e na cabeça, e três as costas de Anderson. Os dois faleceram imediatamente. A assessora escapou sem ferimentos graves.

Marielle, de 38 anos, era uma estrela política em ascensão, pré-candidata a vice-governadora nas eleições do passado mês de outubro e dada como eventual prefeita do Rio de Janeiro ou como deputada federal em Brasília.

Até ao momento, os dois presumíveis autores materiais do crime foram presos: os ex-polícias Élcio Queiroz e Ronnie Leça.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto primeiro animal que não precisa de oxigénio para viver

Respirar oxigénio é uma característica fundamental dos animais multicelulares, mas os cientistas acabam de descobrir, pelo menos, um que não precisa de o fazer para sobreviver. É muito provável que tenha aprendido que todos os organismos …

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …