Sul da Dinamarca ameaça despedir trabalhadores que viajem para países desaconselhados (incluindo Portugal)

ixtussy / Flickr

Farol de Rubjerg Knude, na Dinamarca

A região administrativa do sul da Dinamarca está a ameaçar com “consequências no emprego” os trabalhadores que viajem para os países desaconselhados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do país, lista na qual está incluido Portugal.

O Governo central dinamarquês desaconselhou a deslocação dos cidadãos para países que tenham uma média de pelo menos 30 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes na semana anterior à data da viagem. Portugal e Suécia fazem parte da lista do Executivo.

De acordo com o jornal dinamarquês JydskeVestkysten, a região administrativa do sul da Dinamarca enviou uma carta a 25 mil funcionários que aconselha “fortemente” a evitar viagens para esses países, sob pena de perder o emprego. A carta argumenta que a viagem “pode ser considerado um incumprimento material da contratação”.

Em declarações ao jornal, Lene Borregaard, diretor de recursos humanos da região administrativa do sul da Dinamarca, disse que a carta era um mero exercício de “comunicação transparente” para garantir que os funcionários não tenham “surpresas desagradáveis no regresso das férias”.

Segundo Borregaard, qualquer funcionário pode viajar para o destino que escolher, mas podem ter problemas no local de trabalho se essa deslocação exigir uma quarentena à chegada. “Os funcionários têm a obrigação de ir trabalhar depois de as férias acabarem”, disse.

Já John Christiansen, do Conselho Dinamarquês de Enfermagem, considerou “exagerada” a mensagem do governo regional e disse que, se os trabalhadores contarem com o cumprimento de uma quarentena obrigatória de 14 dias após as férias, a viagem não deve ser um problema.

“As diretrizes mudam a todo o momento, por isso é complexo. Todos os funcionários, e não apenas os enfermeiros, sentem que realmente contribuímos muito durante a crise. Há um grande entendimento de que há cuidados que devem ser tomados. Mas isso exige mais orientação do que ameaças“, disse.

A Dinamarca vai permitir que cidadãos de países europeus com baixas taxas de infeção pelo novo coronavírus entrem no país, a partir do dia 27 de junho. Os níveis da pandemia excluem, para já, Portugal e a Suécia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …