A pandemia separou casais de namorados. Dinamarca abre fronteiras a quem prove estar numa relação

Maxim Shipenkov / EPA

Esta segunda-feira, a Dinamarca diminuiu o controlo na fronteira com outros países nórdicos e com a Alemanha para que casais transfronteiriços, separados pela pandemia, se reencontrem.

A partir desta segunda-feira, os casais separados pela pandemia podem finalmente estar juntos. O Governo dinamarquês autorizou a entrada de pessoas que vivem nos países nórdicos e na Alemanha e estejam numa relação com alguém residente na Dinamarca.

No entanto, os casais devem provar que estão numa relação, mostrando fotografias, mensagens e emails e disponibilizando às autoridades informações como o nome, a morada e o contacto da pessoa que reside na Dinamarca.

Além disso, têm de garantir que a relação é “séria“, o que para as autoridades significa que já dura “há cerca de seis meses” e que envolveu, noutras ocasiões, contacto presencial e não apenas online ou chamadas telefónicas.

Segundo a BBC, as autoridades judiciais indicaram que estas medidas serão aliviadas nos próximos dias, até ao momento em que baste um carta assinada pelo casal. “Se uma pessoa disser que está num relacionamento e o declarar por escrito, basta”, referiu Nick Haekkerup, ministro da Justiça, à emissora local TV2.

Apesar de ser uma boa notícia para os casais separados pela pandemia de covid-19, a decisão do Governo dinamarquês já provocou protestos, por colocar em causa a privacidade.

“As pessoas podem levar uma fotografia ou uma carta de amor. Sei que são coisas muito íntimas, mas a decisão de deixar entrar outra pessoa no país depende, em última análise, do julgamento de cada agente da polícia”, disse Allan Dalager Clausen, da polícia dinamarquesa, à rádio DR.

A Dinamarca fechou as fronteiras para não-cidadãos a 14 de março para conter a propagação do novo coronavírus. O país registou 11.428 casos e 563 mortes por covid-19.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Odemira. Problema não está nos contentores, mas sim "nas aldeias"

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, considera que o problema de Odemira reside "nas aldeias, onde são alugadas casas sem condições". Em entrevista à Visão, Maria do Céu Albuquerque, ministra da Agricultura, falou do …

19 anos depois, Ellen Degeneres diz adeus ao seu programa de televisão

O The Ellen DeGeneres Show vai terminar em 2022. O anúncio foi feito pela própria apresentadora, Ellen DeGeneres, na quarta-feira. A 19.ª temporada do talk show será a última do programa, que está no ar desde …

Calamidade até 30 de maio. Champions com lugares marcados, teletrabalho até ao final do mês

Após a reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou que o país continuará em situação de calamidade até 30 de maio. Acompanhada pelo secretário de Estado das …

Greve da Função Pública "não interfere" com negociações, diz Governo

A Frente Comum marcou para o dia 20 uma greve dos trabalhadores da Administração Pública para exigir um aumento dos salários, a valorização das carreiras e a revogação do sistema de avaliação de desempenho dos …

Estado recebeu 671 milhões do Banco de Portugal em 2020

Em ano de pandemia, o Banco de Portugal (BdP) deu 671 milhões de euros em dividendos ao Estado, segundo os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo supervisor da banca. No Relatório do Conselho de Administração de 2020, …

Pedrógão Grande. Testemunha afirma que Câmara a aconselhou a mudar a morada fiscal

A proprietária de uma segunda habitação reconstruída após o incêndio de 2017, em Pedrógão Grande, disse esta quinta-feira que alterou a sua morada fiscal a conselho de um "senhor Bruno", da Câmara Municipal. O julgamento das …

Corrida aos combustíveis. Ciberataque a oleoduto provoca pânico nos EUA

Quase dois terços dos postos de gasolina do sudeste dos Estados Unidos registam escassez de combustível, depois de um ciberataque à maior rede de oleodutos do país ter obrigado a suspender as operações desde sexta-feira. A …

Cecília Meireles sente "enorme tristeza" por ver CDS com 1% nas sondagens

A deputada centrista abordou vários temas numa entrevista, publicada esta quinta-feira, desde a queda do CDS nas sondagens ao seu lugar de deputada na Assembleia da República. Numa entrevista à rádio Renascença e ao jornal Público, …

"Chernobyl do século XXI." Pandemia de covid-19 poderia ter sido evitada, dizem especialistas

A pandemia de covid-19 podia ter sido evitada e o mundo deve aprender com os erros que não permitiram travar a disseminação do vírus, conclui um novo relatório, divulgado esta quarta-feira. A pandemia de covid-19 poderia …

"Estamos a ver a patologia da banca. Uma patologia triste", diz CEO do Novo Banco

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, tem visto, nos últimos tempos, grandes devedores da instituição financeira a explicarem-se na comissão de inquérito, classificando o que assiste como "triste". "Estamos a ver a patologia da …