A pandemia separou casais de namorados. Dinamarca abre fronteiras a quem prove estar numa relação

Maxim Shipenkov / EPA

Esta segunda-feira, a Dinamarca diminuiu o controlo na fronteira com outros países nórdicos e com a Alemanha para que casais transfronteiriços, separados pela pandemia, se reencontrem.

A partir desta segunda-feira, os casais separados pela pandemia podem finalmente estar juntos. O Governo dinamarquês autorizou a entrada de pessoas que vivem nos países nórdicos e na Alemanha e estejam numa relação com alguém residente na Dinamarca.

No entanto, os casais devem provar que estão numa relação, mostrando fotografias, mensagens e emails e disponibilizando às autoridades informações como o nome, a morada e o contacto da pessoa que reside na Dinamarca.

Além disso, têm de garantir que a relação é “séria“, o que para as autoridades significa que já dura “há cerca de seis meses” e que envolveu, noutras ocasiões, contacto presencial e não apenas online ou chamadas telefónicas.

Segundo a BBC, as autoridades judiciais indicaram que estas medidas serão aliviadas nos próximos dias, até ao momento em que baste um carta assinada pelo casal. “Se uma pessoa disser que está num relacionamento e o declarar por escrito, basta”, referiu Nick Haekkerup, ministro da Justiça, à emissora local TV2.

Apesar de ser uma boa notícia para os casais separados pela pandemia de covid-19, a decisão do Governo dinamarquês já provocou protestos, por colocar em causa a privacidade.

“As pessoas podem levar uma fotografia ou uma carta de amor. Sei que são coisas muito íntimas, mas a decisão de deixar entrar outra pessoa no país depende, em última análise, do julgamento de cada agente da polícia”, disse Allan Dalager Clausen, da polícia dinamarquesa, à rádio DR.

A Dinamarca fechou as fronteiras para não-cidadãos a 14 de março para conter a propagação do novo coronavírus. O país registou 11.428 casos e 563 mortes por covid-19.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal de Justiça da UE rejeita recurso de suspeito do caso Maddie

O Tribunal de Justiça da União Europeia rejeitou, esta quinta-feira, o recurso de Christian B. contra a sua detenção, após ser extraditado para a Alemanha por um juiz italiano, em execução de mandado europeu. Christian B. …

Antigo gestor de Isabel dos Santos denuncia "contrato falso" da Sonangol

O antigo assessor da empresária Isabel dos Santos na Sonangol, Mário Leite da Silva, queixou-se junto de reguladores internacionais sobre um “contrato falso” que terá lesado a petrolífera angolana em 193 milhões de euros em …

Presidente do Líbano pede ajuda na ONU para a reconstrução pós-explosão

O Presidente do Líbano, Michel Aoun, pediu na quarta-feira à comunidade internacional apoio para a reconstrução do principal porto do país e dos bairros de Beirute destruídos pela catastrófica explosão ocorrida em agosto. Na sua intervenção pré-gravada …

Ninguém foi indiciado pela morte de Breonna Taylor. Dois polícias baleados durante protestos

Um painel de jurados do Kentucky indiciou esta quarta-feira apenas um polícia por disparar contra apartamentos na vizinhança, mas não avançou com acusações contra nenhum polícia na morte da jovem negra Breonna Taylor. Imediatamente após o …

Multas de transportes públicos não são cobradas há três anos (e já chegam aos 17,6 milhões de euros)

As multas nos transportes públicos não estão a ser cobradas desde setembro de 2017 e já chegam a mais de 17,68 milhões de euros. As primeiras multas desde que foi alterado o regime de sanções, …

Football Leaks. PGR e FPF só souberam de ataques informáticos pela PJ

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) só souberam que tinham sido alvo de ataques informáticos através da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quinta-feira o inspetor José Amador no …

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …