Sócrates vai mesmo ser ouvido (como queixoso) na segunda-feira

chavezcandanga / Flickr

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou esta quinta-feira que o ex-primeiro-ministro José Sócrates vai ser ouvido na próxima segunda-feira pelo Ministério Público, no inquérito relacionado com a violação do segredo de justiça no processo em que é arguido.

“O ex-primeiro ministro vai ser ouvido na próxima segunda-feira no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, no âmbito de um inquérito instaurado pela Procuradoria-geral da República que investiga a violação do segredo de justiça no processo em que é arguido”, disse a PGR à Agência Lusa, sem adiantar mais pormenores.

A notícia foi avançada pela SIC, canal de televisão a quem o José Sócrates já havia revelado em entrevista, por escrito, no passado dia 03, que tinha comunicado à PGR a intenção de ser ouvido pelo Ministério Público sobre a questão da violação do segredo de justiça.

Detido desde finais de novembro, José Sócrates está em prisão preventiva, no Estabelecimento Prisional de Évora, indiciado pelos crimes de corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

O processo que tem ainda como arguidos o seu amigo de longa data, o empresário Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e João Perna, que era motorista do antigo líder do PS.

A inquirição de Sócrates pelo DIAP de Lisboa coincide com a data em que a medida de coação de prisão preventiva aplicada a Sócrates terá que ser reavaliada pelo juiz Carlos Alexandre do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC).

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Sócrates vai mesmo ser ouvido (como queixoso) na segunda-feira”. Não percebo este “tom” no título, ZAP. Por acaso não sabem que indiciado não quer dizer acusado, pois não? Até parece que, na vossa “humilde” opinião, ele já é culpado antes de ser acusado, mas devo estar enganado. A Zap é íntegra e nunca faria tal insinuação, pois não? Caso não tenham percebido, eu explico: Em causa está o “mesmo” no título, insinuando que o Sócrates terá “mesmo” a lata de avançar numa coisa que não tem razão porque é culpado. Mas deve ter sido lapso, não foi?

    • Caro leitor,
      Não veja por favor fantasmas e conspirações onde elas não existem. Está a comentar uma notícia que tem 2 anos e 3 semanas. A esta distância não nos é possível precisar que contexto nos levou a optar pelo título com o “mesmo”, mas não foi certamente o que está a insinuar.
      Se pretende comentar uma notícia com “Sócrates vai mesmo” no título, sugerimos que o faça na de hoje:
      Após novo interrogatório, Sócrates vai mesmo ser acusado de corrupção
      Se tiver dúvidas acerca da escolha do título, teremos todo o gosto em esclarecê-las.

RESPONDER

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …