Sócrates vai mesmo ser ouvido (como queixoso) na segunda-feira

chavezcandanga / Flickr

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou esta quinta-feira que o ex-primeiro-ministro José Sócrates vai ser ouvido na próxima segunda-feira pelo Ministério Público, no inquérito relacionado com a violação do segredo de justiça no processo em que é arguido.

“O ex-primeiro ministro vai ser ouvido na próxima segunda-feira no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, no âmbito de um inquérito instaurado pela Procuradoria-geral da República que investiga a violação do segredo de justiça no processo em que é arguido”, disse a PGR à Agência Lusa, sem adiantar mais pormenores.

A notícia foi avançada pela SIC, canal de televisão a quem o José Sócrates já havia revelado em entrevista, por escrito, no passado dia 03, que tinha comunicado à PGR a intenção de ser ouvido pelo Ministério Público sobre a questão da violação do segredo de justiça.

Detido desde finais de novembro, José Sócrates está em prisão preventiva, no Estabelecimento Prisional de Évora, indiciado pelos crimes de corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

O processo que tem ainda como arguidos o seu amigo de longa data, o empresário Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e João Perna, que era motorista do antigo líder do PS.

A inquirição de Sócrates pelo DIAP de Lisboa coincide com a data em que a medida de coação de prisão preventiva aplicada a Sócrates terá que ser reavaliada pelo juiz Carlos Alexandre do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC).

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Sócrates vai mesmo ser ouvido (como queixoso) na segunda-feira”. Não percebo este “tom” no título, ZAP. Por acaso não sabem que indiciado não quer dizer acusado, pois não? Até parece que, na vossa “humilde” opinião, ele já é culpado antes de ser acusado, mas devo estar enganado. A Zap é íntegra e nunca faria tal insinuação, pois não? Caso não tenham percebido, eu explico: Em causa está o “mesmo” no título, insinuando que o Sócrates terá “mesmo” a lata de avançar numa coisa que não tem razão porque é culpado. Mas deve ter sido lapso, não foi?

    • Caro leitor,
      Não veja por favor fantasmas e conspirações onde elas não existem. Está a comentar uma notícia que tem 2 anos e 3 semanas. A esta distância não nos é possível precisar que contexto nos levou a optar pelo título com o “mesmo”, mas não foi certamente o que está a insinuar.
      Se pretende comentar uma notícia com “Sócrates vai mesmo” no título, sugerimos que o faça na de hoje:
      Após novo interrogatório, Sócrates vai mesmo ser acusado de corrupção
      Se tiver dúvidas acerca da escolha do título, teremos todo o gosto em esclarecê-las.

RESPONDER

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …

Boris Johnson nos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para os cuidados intensivos. Boris Johnson, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para a unidade de cuidados intensivos, depois de …

Estado de emergência impede lojistas de terminarem contratos de arrendamento

Os lojistas que fecharam os seus estabelecimentos por causa da pandemia não podem acabar com os contratos de arrendamento por causa da queda das receitas. De acordo com o Diário de Notícias, o decreto-lei do Governo …

Hi Fly quer usar A380 na Portela para transportar equipamento, mas ANA não autoriza

Um estudo da fabricante de aviões Airbus dá o A380 como compatível no aeroporto de Lisboa. No entanto, a ANA alega que teria de fazer "obras avultadas" para autorizar a operação do A380 na Portela. A …