Sócrates vai mesmo ser ouvido (como queixoso) na segunda-feira

chavezcandanga / Flickr

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou esta quinta-feira que o ex-primeiro-ministro José Sócrates vai ser ouvido na próxima segunda-feira pelo Ministério Público, no inquérito relacionado com a violação do segredo de justiça no processo em que é arguido.

“O ex-primeiro ministro vai ser ouvido na próxima segunda-feira no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, no âmbito de um inquérito instaurado pela Procuradoria-geral da República que investiga a violação do segredo de justiça no processo em que é arguido”, disse a PGR à Agência Lusa, sem adiantar mais pormenores.

A notícia foi avançada pela SIC, canal de televisão a quem o José Sócrates já havia revelado em entrevista, por escrito, no passado dia 03, que tinha comunicado à PGR a intenção de ser ouvido pelo Ministério Público sobre a questão da violação do segredo de justiça.

Detido desde finais de novembro, José Sócrates está em prisão preventiva, no Estabelecimento Prisional de Évora, indiciado pelos crimes de corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

O processo que tem ainda como arguidos o seu amigo de longa data, o empresário Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e João Perna, que era motorista do antigo líder do PS.

A inquirição de Sócrates pelo DIAP de Lisboa coincide com a data em que a medida de coação de prisão preventiva aplicada a Sócrates terá que ser reavaliada pelo juiz Carlos Alexandre do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC).

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Sócrates vai mesmo ser ouvido (como queixoso) na segunda-feira”. Não percebo este “tom” no título, ZAP. Por acaso não sabem que indiciado não quer dizer acusado, pois não? Até parece que, na vossa “humilde” opinião, ele já é culpado antes de ser acusado, mas devo estar enganado. A Zap é íntegra e nunca faria tal insinuação, pois não? Caso não tenham percebido, eu explico: Em causa está o “mesmo” no título, insinuando que o Sócrates terá “mesmo” a lata de avançar numa coisa que não tem razão porque é culpado. Mas deve ter sido lapso, não foi?

    • Caro leitor,
      Não veja por favor fantasmas e conspirações onde elas não existem. Está a comentar uma notícia que tem 2 anos e 3 semanas. A esta distância não nos é possível precisar que contexto nos levou a optar pelo título com o “mesmo”, mas não foi certamente o que está a insinuar.
      Se pretende comentar uma notícia com “Sócrates vai mesmo” no título, sugerimos que o faça na de hoje:
      Após novo interrogatório, Sócrates vai mesmo ser acusado de corrupção
      Se tiver dúvidas acerca da escolha do título, teremos todo o gosto em esclarecê-las.

RESPONDER

Theresa May vence moção de censura

A primeira-ministra britânica venceu a votação por 200 votos contra 117 e continua na liderança do Partido Conservador e do governo. A moção foi apresentada por membros do seu próprio partido, insatisfeitos com o acordo …

Benfica vs AEK | Grimaldo de luxo no adeus à Champions

O Benfica fechou a sua participação no Grupo E da Liga dos Campeões com uma vitória, a segunda da temporada no adeus à prova, e frente ao mesmo adversário com que alcançara o primeiro triunfo, …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade alemã

Um "rio" de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, nesta segunda-feira. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade que …

Formações rochosas ancestrais destruídas no Utah. Vandalismo ou fraude?

Misteriosos vídeos apareceram recentemente na Internet que mostram formações rochosas antigas protegidas no deserto do Utah a ser destruídas com explosivos. Os vídeos levantam mais perguntas do que dão respostas. Num primeiro, vê-se um arco rochoso …

Bruno de Carvalho foi a personalidade portuguesa mais pesquisada no Google em 2018

O futebol liderou as pesquisas no Google em 2018. Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, foi a personalidade portuguesa mais pesquisada. Entretanto, a palavra mais pesquisada por portugueses foi "Mundial". Destituído da liderança do Sporting e …

McDonalds vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem adaptar-se e tornar-se resistentes. Quando se trata de reduzir o …

Além de Amália e Eusébio, quem está afinal sepultado no Panteão Nacional?

Do fado de Amália Rodrigues ao espetáculo futebolístico de Eusébio, o Panteão Nacional é morada última de vários talentos nacionais, que marcaram a História de Portugal e levaram a imagem do país além fronteiras. Mas …

Espanha anuncia aumento do salário mínimo para 900 euros

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou a subida de 22% no salário mínimo - de 735,90 para 900 euros. Num discurso no parlamento espanhol, Pedro Sánchez sublinhou que a subida será de 22%, a maior desde …

Ex-advogado de Trump condenado a três anos de prisão

Michael Cohen, antigo advogado do Presidente norte-americano, foi esta quarta-feira condenado a três anos de prisão. Esta é a sentença mais pesada já atribuída nos processos saídos das investigações sobre as suspeitas de interferência da …

Demissão em bloco dos chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia

Os chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia, em Lisboa, consideram que houve "quebra do compromisso" feito pela instituição de contratar mais médicos. O anúncio, feito esta quarta-feira, refere que os médicos consideram que …