Sócrates teve acesso a emails internos do Público (e passou-os ao Expresso)

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O antigo director do Expresso, Henrique Monteiro, revela que o gabinete de José Sócrates, quando este era primeiro-ministro, entregou ao semanário cópias de emails internos do Público, para “se vingar” do jornal diário pela investigação que fez ao caso da sua licenciatura.

Esta revelação foi feita por Henrique Monteiro durante um debate na SIC Notícias, dá conta o Público.

O ex-director do Expresso refere que “pessoal ligado ao Sócrates”, através do “gabinete do primeiro-ministro”, entregou ao semanário cópias de correspondência interna do Público.

“Nós, na direcção do Expresso olhámos para os emails, que já tinham um ano, e dissemos ‘nós temos de dizer de onde é que isto aparece, porque não foi enviado por nós e é uma violação de correspondência interna‘”, conta Henrique Monteiro.

Para o ex-director do Expresso, “era obviamente uma tentativa de queimar o Público” e, em especial, os jornalistas envolvidos na troca de emails.

Esses emails referem-se ao chamado “Caso das Escutas” que foi divulgado pelo Público, dando conta de que a Presidência da República suspeitava de que estava sob vigilância do Governo de Sócrates.

E se o Expresso se recusou a divulgar o teor desses emails, o Diário de Notícias publicou a informação que neles constava no dia seguinte, a 18 de Setembro de 2009, como relata Henrique Monteiro.

Em causa está uma notícia de primeira página que saiu na capa do DN que indicava que Fernando Lima, então assessor do ex-Presidente da República Cavaco Silva, era a fonte das notícias divulgadas pelo Público, sobre o “Caso das Escutas”.

A acompanhar essa notícia, o DN divulgou um email de um jornalista do Público que seria a prova de que esse “Caso das Escutas” era uma mera “farsa montada pela Presidência”, cita o diário.

O DN acabou por ser condenado pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas por “infracção grave” e “dolo intenso”, pela violação de correspondência dos profissionais do Público.

O então director do Público, José Manuel Fernandes, que também participou no debate na SIC Notícias, diz que “ainda hoje” não sabe como é que os emails dos jornalistas saíram do jornal.

Em 2017, o presidente da Sonae, Paulo Azevedo, contou aos investigadores da Operação Marquês, quando prestou declarações como testemunha, que Sócrates lhe propôs que o Grupo Lena, do amigo Carlos Santos Silva, comprasse o Público, tendo Armando Vara como intermediário no processo.

Os investigadores da Operação Marquês também concluíram que Sócrates terá tentado interferir na gestão da empresa dona do Diário de Notícias, do Jornal de Notícias e da TSF, para que contratasse jornalistas da sua “confiança” para “lugares-chave”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O DITADOR Jose Socrates fez TUDO menos governar o nosso país. Portugueses não confiem nos politicos são todos uns vigaristas, ladrões da pior espécie. Andamos a pagar impostos p/ o beneficio desta classe de M—-

  2. Sabem quem é Henrique Monteiro? Conhecem alguma coisa do seu presente e passado? Informem-se!!! É vergonhoso que este senhor só fale neste assunto 8 ou 9 anos depois dos factos acontecerem. E aconteceram como ele diz. É mais um mentiroso que quer ir na “crista da onda”, tal como o sr. Azevedo da Sonae, o tal pedinchas que tentou “comprar” Sócrates para a OPA sobre a PT lhe ser favoravel. As ratazanas vivem dos e nos esgotos.

    • Apoiado

      Como terá o Sr. Engº Belmiro de Azevedo arranjado os milhões que arranjou? Era um simples Engº da Sonae.
      Como ele nunca explicou e já não o pode fazer, talvez o filho queira agora explicar aonde foram buscar os milhões.

  3. Um vigarista da pior espécie. O pior é que ainda tem que o apoie. A geringonça está infestada de gentalha dessa laia. Essa quadrilha era toda de apaniguados e lá estão para nos sobrecarregar de impostos.

  4. “Essa quadrilha era toda de apaniguados e lá estão para nos sobrecarregar de impostos.” Bem… Parece-me que preferia os impostos do governo anterior… BEM MAIS ALTOS (até o Gaspar bem enfatizou)! Faz todo o sentido…

RESPONDER

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …

TAP deu prémios em ano de prejuízos quando era totalmente pública

O presidente executivo da TAP disse que os prémios atribuídos relacionam-se com a melhoria de indicadores e que não é a primeira vez que a companhia paga prémios em ano de prejuízos, incluindo quando era …

MP pede à Hungria extensão do Mandado de Detenção Europeu de Rui Pinto

O Ministério Público (MP) pediu à Hungria o alargamento do Mandado de Detenção Europeu (MDE) de Rui Pinto para assim poder acusar o colaborador do Football Leaks por novos factos apurados na investigação relacionada com …

Alcochete. Bruno de Carvalho está na lista internacional de terroristas

Juntamente com os outros 43 arguidos do processo do ataque à Academia de Alcochete, Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting CP, está na lista internacional de terroristas. A advogada de Fernando Mendes, antigo líder da …

O primeiro golfinho boto-branco ibérico visitou praias de Matosinhos e Porto. Chama-se Gaspar

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado …

Centro nos EUA com condições "cruéis e ilegais" mantém quase 2 mil crianças detidas

A Amnistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira as condições "cruéis e ilegais" em que vivem quase duas mil crianças migrantes, a maior parte desacompanhada, num centro de detenção em Homestead, na Florida, Estados Unidos (EUA), …

Governo vai agravar penalização por uso do telemóvel ao volante

O Governo anunciou esta quinta-feira que está a fazer “alterações cirúrgicas” ao Código da Estrada que passam por agravar a penalização ao uso do telemóvel durante a condução e reduzir o período de notificação das …