Sócrates teve acesso a emails internos do Público (e passou-os ao Expresso)

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O antigo director do Expresso, Henrique Monteiro, revela que o gabinete de José Sócrates, quando este era primeiro-ministro, entregou ao semanário cópias de emails internos do Público, para “se vingar” do jornal diário pela investigação que fez ao caso da sua licenciatura.

Esta revelação foi feita por Henrique Monteiro durante um debate na SIC Notícias, dá conta o Público.

O ex-director do Expresso refere que “pessoal ligado ao Sócrates”, através do “gabinete do primeiro-ministro”, entregou ao semanário cópias de correspondência interna do Público.

“Nós, na direcção do Expresso olhámos para os emails, que já tinham um ano, e dissemos ‘nós temos de dizer de onde é que isto aparece, porque não foi enviado por nós e é uma violação de correspondência interna‘”, conta Henrique Monteiro.

Para o ex-director do Expresso, “era obviamente uma tentativa de queimar o Público” e, em especial, os jornalistas envolvidos na troca de emails.

Esses emails referem-se ao chamado “Caso das Escutas” que foi divulgado pelo Público, dando conta de que a Presidência da República suspeitava de que estava sob vigilância do Governo de Sócrates.

E se o Expresso se recusou a divulgar o teor desses emails, o Diário de Notícias publicou a informação que neles constava no dia seguinte, a 18 de Setembro de 2009, como relata Henrique Monteiro.

Em causa está uma notícia de primeira página que saiu na capa do DN que indicava que Fernando Lima, então assessor do ex-Presidente da República Cavaco Silva, era a fonte das notícias divulgadas pelo Público, sobre o “Caso das Escutas”.

A acompanhar essa notícia, o DN divulgou um email de um jornalista do Público que seria a prova de que esse “Caso das Escutas” era uma mera “farsa montada pela Presidência”, cita o diário.

O DN acabou por ser condenado pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas por “infracção grave” e “dolo intenso”, pela violação de correspondência dos profissionais do Público.

O então director do Público, José Manuel Fernandes, que também participou no debate na SIC Notícias, diz que “ainda hoje” não sabe como é que os emails dos jornalistas saíram do jornal.

Em 2017, o presidente da Sonae, Paulo Azevedo, contou aos investigadores da Operação Marquês, quando prestou declarações como testemunha, que Sócrates lhe propôs que o Grupo Lena, do amigo Carlos Santos Silva, comprasse o Público, tendo Armando Vara como intermediário no processo.

Os investigadores da Operação Marquês também concluíram que Sócrates terá tentado interferir na gestão da empresa dona do Diário de Notícias, do Jornal de Notícias e da TSF, para que contratasse jornalistas da sua “confiança” para “lugares-chave”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O DITADOR Jose Socrates fez TUDO menos governar o nosso país. Portugueses não confiem nos politicos são todos uns vigaristas, ladrões da pior espécie. Andamos a pagar impostos p/ o beneficio desta classe de M—-

  2. Sabem quem é Henrique Monteiro? Conhecem alguma coisa do seu presente e passado? Informem-se!!! É vergonhoso que este senhor só fale neste assunto 8 ou 9 anos depois dos factos acontecerem. E aconteceram como ele diz. É mais um mentiroso que quer ir na “crista da onda”, tal como o sr. Azevedo da Sonae, o tal pedinchas que tentou “comprar” Sócrates para a OPA sobre a PT lhe ser favoravel. As ratazanas vivem dos e nos esgotos.

    • Apoiado

      Como terá o Sr. Engº Belmiro de Azevedo arranjado os milhões que arranjou? Era um simples Engº da Sonae.
      Como ele nunca explicou e já não o pode fazer, talvez o filho queira agora explicar aonde foram buscar os milhões.

  3. Um vigarista da pior espécie. O pior é que ainda tem que o apoie. A geringonça está infestada de gentalha dessa laia. Essa quadrilha era toda de apaniguados e lá estão para nos sobrecarregar de impostos.

  4. “Essa quadrilha era toda de apaniguados e lá estão para nos sobrecarregar de impostos.” Bem… Parece-me que preferia os impostos do governo anterior… BEM MAIS ALTOS (até o Gaspar bem enfatizou)! Faz todo o sentido…

RESPONDER

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …