Ex-assessor de Cavaco acusa Sócrates de espiar a Presidência da República

José Goulão / Flickr

O ex-Presidente da República, Cavaco Silva

Cavaco Silva foi vigiado pelo governo de José Sócrates com o intuito de “desqualificar a Presidência da República e o seu titular”. A acusação é feita pelo antigo assessor do ex-Presidente, Fernando Lima, num livro que será lançado a 8 de Setembro.

A Renascença dá conta da nota enviada pela Porto Editora, responsável pela obra intitulada “Na sombra da Presidência – Relato de 10 anos em Belém”, onde Fernando Lima explica que o livro conta a “sequência dos factos de um processo político que pretendia, naquela altura, desqualificar a Presidência da República e o seu titular”.

O chamado “caso das escutas” deu que falar, em 2009, depois de o jornal Público ter noticiado as suspeitas da Presidência da República de que estaria a ser espiada pelo governo de Sócrates, então no poder.

Posteriormente, o Diário de Notícias avançou que a notícia do Público teria sido “encomendada” por Fernando Lima que foi, na seguimento do caso, afastado do lugar de assessor de comunicação de Cavaco Silva.

Agora, Fernando Lima dá a sua versão daquilo que se passou na altura, relatando que no livro que será colocado à venda no próximo dia 8 de Setembro aquilo que define como a “vigilância” do governo de Sócrates ao ex-Presidente da República.

“Situações estranhas, que descrevo no livro, foram-me acontecendo sem que encontrasse uma razão plausível. Só pararam quando o Governo de José Sócrates foi substituído”, refere Fernando Lima na nota citada pela Renascença.

“A Presidência era o único poder que não se deixara submeter à lógica de quem governava em 2009, pelo que era necessário desgastá-la para que, perante os portugueses, fosse perdendo prestígio e autoridade. Surgiram situações da vida pessoal do Presidente, como o BPN e a casa no Algarve, que o marcaram para sempre”, atesta ainda o ex-assessor de Cavaco.

O ex-director do Diário de Notícias também conta que o caso acabou por afectar a sua relação com o ex-Presidente.

“Ainda hoje, não compreendo que tenha tido comigo comportamentos que considero inexplicáveis, depois de termos convivido ininterruptamente, desde que comecei a trabalhar com ele em 1986. Confesso que não o esperava”, escreve Fernando Lima sobre Cavaco.

ZAP

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Mais um que vai “comer” á conta de Sócrates. O sabujo presidencial “encomendou” as escutas e foi afastado e até promovido dentro da estrutura. Não foi demitido como era pressuposto que fosse. Fazia parte do “embrulho” de Belém. Na altura não teve “tomates” para esclarecer a situação que ele próprio criou. Vem, agora, apontar o dedo ao “vigilante” Sócrates para ganhar uns tostões. Um exemplo lamentavel e vergonhoso. Mais um deiretolas da caranguejola reacionária, pestilenta e revanchista. Como todos.

    • Meu caro amigo
      Quando li esta notícia, pensei exatamente o mesmo.
      Este é mais um que armou a trapalhada mas, como é imbecil, descobriram-lhe a “careca”, e ele acabou por ter de assumir que, afinal, tudo aquilo foi uma treta montada por ele, ou melhor, por Belém, para tramar Sócrates.. Agora, como não deve ter mais nada que fazer, ele aí está a “escravinhar” umas letras e frases num livro a que chama de “memórias”. Não me parece que tenha grande interesse, excepto para os que continuam a cruxificar Sócrates. Deve ter muitos compradores que são leitores do “jornalixo Correio da Manhã”. Palpita-me que ainda se vai safar a vender uns livritos.

  2. Ó António “Verdades” isso é tudo ódio? Uns são culpados e os outros são inocentes? O mundo é a preto e branco? Ora vai-te matar pá!

  3. Ó António “Verdades”, isso é tudo ódio? O teu mundo a preto e branco mete nojo pá! Essa tese da direita culpada e da esquerda inocente dá vontade de responder com igual nojice. Vai-te matar pá! Abre os olhos mula, o que falta são gajos de esquerda a andar de Mercedes e BMW!

  4. “A Presidência era o único poder” (…) “pelo que era necessário desgastá-la para que, perante os portugueses, fosse perdendo prestígio e autoridade” Perdendo prestígio e autoridade? Desgastando-a? O próprio já o fazia naturalmente! Não era preciso qualquer “escuta”! Ou não se lembram do homem a quiexar-se (coitadinho) que não tinha dinheiro para as despesas? Será que isso foi resultado das escutas? Não! Ele disse-o publicamente e nunca o desmentiu! Enfim… Mais uma forma de vender livros.

  5. O Sócrates com o seu sorrisozinho malandro lá ia levando a água ao moinho e puxando a brasa à sua sardinha, deve haver mesmo no PS uma escola de matreirice julgando pelos artistas de lá saídos.

  6. Ai Sócrates mais uma para se saber se és culpado, na verdade já tens feito muita coisa que é estranho e corrupto e toda essa gente ainda vai atrás de ti como se de salvador fosses. Onde há fumo há fogo dizem os bombeiros e tu não és. A ver se te safas disto tudo sem te queimar, mas uma coisa te digo ainda faltam mais 44 em Évora.

    • Curioso… Não há uma única prova em concreto mas tu sabes que ele é culpado. Não achas que devias colaborar com as autoridades? Parece saberes de coisas que “eles” não sabem. Cuidado! Se nada disseres podes ser considerado cúmplice!

RESPONDER

Conselho da Europa pede que polícia portuguesa tenha mais treino sobre direitos humanos

O Conselho da Europa (CE) acredita que teria sido uma boa ideia incluir no próximo recenseamento da população portuguesa, marcado para 2021, uma questão sobre a origem étnica. A proposta chegou a ser avaliada por …

Encontradas sete bombas da 2ª Guerra Mundial no espaço da futura fábrica da Tesla

A polícia alemã informou no domingo que técnicos em explosivos desativaram sete bombas da 2ª Guerra Mundial encontradas num terreno onde irá funcionar a fábrica da Tesla, nas proximidades de Berlim. A Tesla decidiu na última …

Estado compra coleção de arte do BPN por 5 milhões de euros

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, anunciou esta segunda-feira que o Estado comprou a coleção de arte do ex-BPN por 5 milhões de euros. Esta irá ser fixada em Coimbra. Em entrevista ao Observador, a ministra …

Para alívio do Governo, Salvini saiu derrotado das eleições em Emília-Romanha

Nas eleições regionais na Emília-Romanha, no norte de Itália, o partido do antigo vice-primeiro-ministro saiu derrotado com quase oito pontos de diferença. O Partido Democrático (PD) manteve o poder no bastião da esquerda da Emília-Romanha, na sequência …

PJ intercepta veleiro com 1820 quilos de cocaína. Dois estrangeiros detidos na operação

A Polícia Judiciária (PJ) interceptou um veleiro com 1820 quilos de cocaína, no âmbito de uma "complexa operação de combate ao tráfico transcontinental de estupefacientes por via marítima", anunciou a Polícia, chamada Operação Glória. Esta operação …

A "pior gata do mundo" está para adoção. "Pensávamos que estava doente, mas é só mesmo parva"

Responsáveis do abrigo de animais do condado de Mitchell, na Carolina do Norte, colocaram um anúncio no Facebook para a adoção da "pior gata do mundo". "Conheçam Perdita, a gata que não é para os fracos …

Offshore de Isabel dos Santos na Ilha de Man foi montado em Portugal

Um offshore de Isabel dos Santos na Ilha de Man foi criado com o apoio de uma sociedade de advogados portuguesa. A informação foi encontrada nos documentos revelados pelo Luanda Leaks. Em 2014, a Andco Corporate …

Gage Skidmore

Livro de John Bolton revela como Trump fez depender ajuda à Ucrânia de investigação a Biden

O rascunho de um livro do antigo conselheiro de segurança nacional John Bolton revela como o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe falou da sua determinação em reter a ajuda militar à Ucrânia até …

Billie Eilish foi a grande vencedora dos Grammy em noite de homenagem a Kobe

A cantora norte-americana venceu as quatro categorias principais dos Prémios Grammy: Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Artista Revelação. Aquela que deveria ser uma noite de festa, no Staples Center, em Los Angeles, …

Kobe Bryant. Revelado o áudio entre o helicóptero e a torre de controlo

Ainda antes da queda do helicóptero em que viajava Kobe Bryant, ouve-se o controlador aéreo avisar que a aeronave viajava a uma altitude abaixo do recomendado para aquela zona. Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de …