Ex-assessor de Cavaco acusa Sócrates de espiar a Presidência da República

José Goulão / Flickr

O ex-Presidente da República, Cavaco Silva

Cavaco Silva foi vigiado pelo governo de José Sócrates com o intuito de “desqualificar a Presidência da República e o seu titular”. A acusação é feita pelo antigo assessor do ex-Presidente, Fernando Lima, num livro que será lançado a 8 de Setembro.

A Renascença dá conta da nota enviada pela Porto Editora, responsável pela obra intitulada “Na sombra da Presidência – Relato de 10 anos em Belém”, onde Fernando Lima explica que o livro conta a “sequência dos factos de um processo político que pretendia, naquela altura, desqualificar a Presidência da República e o seu titular”.

O chamado “caso das escutas” deu que falar, em 2009, depois de o jornal Público ter noticiado as suspeitas da Presidência da República de que estaria a ser espiada pelo governo de Sócrates, então no poder.

Posteriormente, o Diário de Notícias avançou que a notícia do Público teria sido “encomendada” por Fernando Lima que foi, na seguimento do caso, afastado do lugar de assessor de comunicação de Cavaco Silva.

Agora, Fernando Lima dá a sua versão daquilo que se passou na altura, relatando que no livro que será colocado à venda no próximo dia 8 de Setembro aquilo que define como a “vigilância” do governo de Sócrates ao ex-Presidente da República.

“Situações estranhas, que descrevo no livro, foram-me acontecendo sem que encontrasse uma razão plausível. Só pararam quando o Governo de José Sócrates foi substituído”, refere Fernando Lima na nota citada pela Renascença.

“A Presidência era o único poder que não se deixara submeter à lógica de quem governava em 2009, pelo que era necessário desgastá-la para que, perante os portugueses, fosse perdendo prestígio e autoridade. Surgiram situações da vida pessoal do Presidente, como o BPN e a casa no Algarve, que o marcaram para sempre”, atesta ainda o ex-assessor de Cavaco.

O ex-director do Diário de Notícias também conta que o caso acabou por afectar a sua relação com o ex-Presidente.

“Ainda hoje, não compreendo que tenha tido comigo comportamentos que considero inexplicáveis, depois de termos convivido ininterruptamente, desde que comecei a trabalhar com ele em 1986. Confesso que não o esperava”, escreve Fernando Lima sobre Cavaco.

ZAP

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Mais um que vai “comer” á conta de Sócrates. O sabujo presidencial “encomendou” as escutas e foi afastado e até promovido dentro da estrutura. Não foi demitido como era pressuposto que fosse. Fazia parte do “embrulho” de Belém. Na altura não teve “tomates” para esclarecer a situação que ele próprio criou. Vem, agora, apontar o dedo ao “vigilante” Sócrates para ganhar uns tostões. Um exemplo lamentavel e vergonhoso. Mais um deiretolas da caranguejola reacionária, pestilenta e revanchista. Como todos.

    • Meu caro amigo
      Quando li esta notícia, pensei exatamente o mesmo.
      Este é mais um que armou a trapalhada mas, como é imbecil, descobriram-lhe a “careca”, e ele acabou por ter de assumir que, afinal, tudo aquilo foi uma treta montada por ele, ou melhor, por Belém, para tramar Sócrates.. Agora, como não deve ter mais nada que fazer, ele aí está a “escravinhar” umas letras e frases num livro a que chama de “memórias”. Não me parece que tenha grande interesse, excepto para os que continuam a cruxificar Sócrates. Deve ter muitos compradores que são leitores do “jornalixo Correio da Manhã”. Palpita-me que ainda se vai safar a vender uns livritos.

  2. Ó António “Verdades” isso é tudo ódio? Uns são culpados e os outros são inocentes? O mundo é a preto e branco? Ora vai-te matar pá!

  3. Ó António “Verdades”, isso é tudo ódio? O teu mundo a preto e branco mete nojo pá! Essa tese da direita culpada e da esquerda inocente dá vontade de responder com igual nojice. Vai-te matar pá! Abre os olhos mula, o que falta são gajos de esquerda a andar de Mercedes e BMW!

  4. “A Presidência era o único poder” (…) “pelo que era necessário desgastá-la para que, perante os portugueses, fosse perdendo prestígio e autoridade” Perdendo prestígio e autoridade? Desgastando-a? O próprio já o fazia naturalmente! Não era preciso qualquer “escuta”! Ou não se lembram do homem a quiexar-se (coitadinho) que não tinha dinheiro para as despesas? Será que isso foi resultado das escutas? Não! Ele disse-o publicamente e nunca o desmentiu! Enfim… Mais uma forma de vender livros.

  5. O Sócrates com o seu sorrisozinho malandro lá ia levando a água ao moinho e puxando a brasa à sua sardinha, deve haver mesmo no PS uma escola de matreirice julgando pelos artistas de lá saídos.

  6. Ai Sócrates mais uma para se saber se és culpado, na verdade já tens feito muita coisa que é estranho e corrupto e toda essa gente ainda vai atrás de ti como se de salvador fosses. Onde há fumo há fogo dizem os bombeiros e tu não és. A ver se te safas disto tudo sem te queimar, mas uma coisa te digo ainda faltam mais 44 em Évora.

    • Curioso… Não há uma única prova em concreto mas tu sabes que ele é culpado. Não achas que devias colaborar com as autoridades? Parece saberes de coisas que “eles” não sabem. Cuidado! Se nada disseres podes ser considerado cúmplice!

RESPONDER

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …