Sócrates terá tentado controlar DN, JN e TSF com jornalistas da sua confiança

José Goulão / Wikimedia

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

José Sócrates terá tentado interferir na gestão da empresa dona do Diário de Notícias, do Jornal de Notícias e da TSF, para que contratasse jornalistas da sua “confiança” para “lugares-chave”.

Segundo apurou o jornal Sol, esta é uma das conclusões da investigação do Ministério Público, no âmbito da Operação Marquês.

A publicação relata a forma “como foi congeminado o plano para dominar o grupo DN/JN/TSF“, salientando que José Sócrates “tentou influenciar o presidente da administração” do grupo, o advogado Daniel Proença de Carvalho.

A estratégia passava por assegurar que fossem destacados “jornalistas da sua confiança para assumirem posições-chave” no grupo, “por forma a controlar editorialmente esses órgãos de informação”.

Os factos remontam a 2014, altura em que Joaquim Oliveira negociava a venda de parte das acções da Controlinveste com o empresário angolano António Mosquito e com Luís Montez, genro do actual presidente da República, Cavaco Silva.

Foi após este processo, no qual Mosquito adquiriu 27,5% do grupo e Montez comprou 15%, que Proença de Carvalho foi designado presidente não executivo do Conselho de Administração.

Segundo o jornal, Sócrates terá mesmo sido apanhado, nas escutas telefónicas da Operação Marquês, a incentivar Proença de Carvalho, que foi seu advogado, a adquirir a Controliveste.

O ex-governante terá também tido influência na escolha de Afonso Camões para o lugar de director do Jornal de Notícias.

O Correio da Manhã chegou a revelar que Afonso Camões terá também sido escutado a confessar a Sócrates que preferia ser director do Diário de Notícias.

Mas o ex-primeiro-ministro ter-lhe-á dito que seria melhor estar à frente do JN para concorrer com o Correio da Manhã.

ZAP

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. e voces jornaleiros, importam-se de nos dar noticias dos vigaros ” veiga e paulo santana lopes”, incrivel como ainda continuam a chatear sempre com o mesmo, mas não falam peva destes crimes ………………..não convém, são todos dos mesmos partidos

  2. Mas esse animal (feroz) não quis controlar sempre tudo? Começou logo por demitir a administração da CGD para meter lá gente da sua confiança. Os xuxas vara e santos Ferreira. Controlava e bem o ministério publico que destruia todo que o pudesse incriminar. Até o pequenino noronha ele controlava. Estou a ver que mesmo quando estiver na Carregueira vai controlar tudo. Fazer negócios, receber luvas e etc…

  3. O que Sócrates queria era impedir noticias acerca da sua pessoa, colocando paus mandados, marionetas, como o director do JN , Afonso Camões, um autentico yes sir para Socrates. Por que motivo nunca se viram noticias acerca de Sócrates no JN? Já alguém se questionou?

  4. ZAP, publicam as noticias que entendem e que devem publicar e cada um que escolha o que lhe apetecer ler. É assim que eu faço, quando não me interesso não leio. Escolho o que me apetece ler. Bem Hajam

  5. Solicito o favor de excluírem o meu endereço de correio eletrónico das vossa lista de leitores.
    De facto deixei de ter interesse em receber a vossa publicação.

    Obrigado

    José Rodrigues

  6. Terá tentado?… É de uma enorme imprecisão.
    O controlo deste grupo aparece nas escutas de Aveiro que os, também eles controlados, ex-procurador geral da república, e ex-Presidente do supremo, fizeram desaparecer.
    A actuação da restante comunicação social e da justiça foi, e em grande parte continua a ser, uma vergonha, perante tamanho atentado à liberdade de expressão e ao estado de direito.
    Em 2014 o corrupto apenas está a dar ordens no que é dele, ou de outro corrupto associado.
    Falta na lista a TVI

  7. Já mete nojo a forma doentia na perseguição ao ex-Primeiro-ministro José Sócrates, tendo em conta o modo como determinada imprensa, aborda os “crimes” cometidos pela canalha conhecida, liga ao PBB, BPN, casos dos submarinos, pandur, vistos gold, portucale, BES, já “todos” percebemos que a intenção é entreter a plebe pondo o foco no ex-Primeiro-ministro, José Sócrates, o suspeito de… que terá tentado… feito… enquanto aqueles que efetivamente cometeram “crimes” se passeiam impunemente e sobre os quais, há um profundo silêncio.

  8. Caro José,
    Será que gestão danosa não é crime?
    Penso que não foi assim há tanto tempo que o país entrou em incumprimento e teve que pedir ajuda externa e, já agora como desabafo, penso que voltaremos lá dentro de pouco tempo, talvez nem haja tempo para chegar à 100 errata do projecto de orçamento!
    Para complemento de resposta, sim também estou de acordo que todos os governantes deviam ser responsabilizados pelo esterco que têm feito a este país, só aí é que admiro a sociedade Americana, atua a sério (julgo não ser necessário enumerar os casos como exemplo)

RESPONDER

Ex-comandante paraquedista diz que Tancos foi obra de "amadores"

O coronel de infantaria Alves Pereira admitiu "embaraço" pela "falha" e considerou que o "Exército após Tancos é diferente do Exército antes de Tancos". O coronel de infantaria Alves Pereira sustentou esta quarta-feira que o …

Tspiras vence moção de confiança com margem mínima

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, viu esta quinta-feira o parlamento aprovar um voto de confiança, dias depois de ter terminado a coligação que viabilizava o seu Governo. Com 151 votos favoráveis, dos 300 parlamentares, Tsipras viu …

Parlamento discute a legalização da canábis para fins recreativos

A legalização da canábis para uso recreativo é debatida esta quinta-feira no Parlamento, com BE e PAN a apresentarem projetos de lei idênticos, discordando apenas quanto aos locais de venda. O Bloco de Esquerda (BE) defende …

Estátua de diabo "alegre demais" divide moradores em Espanha

Uma estátua que representa o diabo foi criticada por ser "alegre demais" por moradores da cidade de Segóvia, em Espanha. A escultura de bronze, que ainda não foi instalada, foi criada em homenagem a uma lenda …

"Incapacidade e incompetência". Fenprof pede a Costa que substitua ministro da Educação

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) defendeu esta quarta-feira que o primeiro-ministro substitua o ministro da Educação, devido à sua "incapacidade e comprovada incompetência política" para dirigir as negociações de recuperação de tempo de serviço …

Bombeiros protestam contra a proposta do Governo

De acordo com o sindicato, a proposta do Governo "significa uma desvalorização enorme na carreira". Além disso, critica a ideia de haver uma carreira única de sapadores e municipais nivelada por baixo. Bombeiros municipais e sapadores …

Há uma parte da Antártida que está a encolher (mas não era suposto)

Quando os cientistas falam sobre o derretimento da Antártida, geralmente estão a referir-se à Antártida Ocidental, onde gigantescos glaciares costeiros estão a derramar grandes quantidades de água. Mas, do outro lado das montanhas transantárticas a leste, …

A cor dos olhos pode explicar porque é que as pessoas ficam tristes no inverno

Tempo mais frio e noites mais longas fazem algumas pessoas sentir-se tristes. A isso, dá-e o nome de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Embora o TAS seja uma forma reconhecida de depressão clínica, os especialistas ainda estão …

Há vida pós-LHC. CERN planeia acelerador de partículas dez vezes mais potente

O futuro da Física de Partículas começa a ganhar forma. O CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) detalhou esta terça-feira os seus planos para o novo acelerador de partículas que irá suceder o Grande …

DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos

A DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos, uma forma de criar novos modelos de inteligência artificial eficientes, que poderiam ser usados para explorar a própria consciência. Ao contrário dos humanos, os insetos operam …