Sócrates terá recebido 40 envelopes com 1,2 milhões de euros

André Kosters / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

A acusação pública dá conta que foram monitorizadas 40 entregas de dinheiro vivo, guardado em envelopes, a José Sócrates, familiares e amigos próximos do ex-primeiro-ministro.

Esta sexta-feira, dia 9 de abril, o juiz Ivo Rosa anunciará a decisão instrutória que ditará quem vai a julgamento no âmbito da Operação Marquês, que tem como principal arguido o antigo primeiro-ministro José Sócrates.

Ao jornal Público, o seu advogado, Pedro Delille, disse que José Sócrates ainda não tinha decidido se ia estar presente no Campus da Justiça, em Lisboa, para a leitura da decisão instrutória.

Os arguidos não são obrigados a estar presentes, podendo ser representados pelos respetivos advogados. O matutino sabe que Hélder Bataglia, Zeinal Bava, José Paulo Bernardo Pinto de Sousa e Ricardo Salgado também não deverão estar presentes em tribunal. A leitura, que começa às 14h30, será transmitida em direto por vários canais de televisão.

A acusação pública, escreve o Correio da Manhã, dá conta que o Ministério Público monitorizou 40 entregas de dinheiro vivo, guardado em envelopes, a José Sócrates, familiares e amigos próximos. Os registos bancários estimam que o Sócrates recebeu um total de cerca de 1,2 milhões de euros.

Os pedidos de dinheiro correspondiam aos levantamentos feitos por Santos Silva das suas contas correntes, salienta o jornal. Os valores foram contabilizados através de vigilâncias e escutas.

A investigação do Ministério Público revela que várias pessoas encontraram-se com Santos Silva, a pedido de Sócrates, para receber o dinheiro. Desde o então deputado socialista André Figueiredo ao seu motorista pessoal, João Perna. Por telefone, os interlocutores chamavam “documentos” aos envelopes.

O Correio da Manhã dá o exemplo de entregas ocorridas em setembro de 2013, após José Sócrates ter ultrapassado o limite do seu cartão de crédito e de a sua ex-mulher, Sofia Fava, ter pedido dinheiro para fazer face a despesas em Paris.

O principal arguido da Operação Marquês, José Sócrates, apresentou um requerimento de abertura de instrução de apenas 12 páginas, concentrando-se em nulidades formais, escreve o Observador.

A defesa de Sócrates alega que, na primeira distribuição dos autos ao juiz Carlos Alexandre, se verificou uma manipulação e viciação das regras aplicáveis e que não se realizou qualquer sorteio mas sim uma distribuição manual.

Caso Ivo Rosa dê razão à defesa do político, todas as decisões tomadas pelo juiz Carlos Alexandre teriam de ser anuladas.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …