Sócrates terá recebido 40 envelopes com 1,2 milhões de euros

André Kosters / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

A acusação pública dá conta que foram monitorizadas 40 entregas de dinheiro vivo, guardado em envelopes, a José Sócrates, familiares e amigos próximos do ex-primeiro-ministro.

Esta sexta-feira, dia 9 de abril, o juiz Ivo Rosa anunciará a decisão instrutória que ditará quem vai a julgamento no âmbito da Operação Marquês, que tem como principal arguido o antigo primeiro-ministro José Sócrates.

Ao jornal Público, o seu advogado, Pedro Delille, disse que José Sócrates ainda não tinha decidido se ia estar presente no Campus da Justiça, em Lisboa, para a leitura da decisão instrutória.

Os arguidos não são obrigados a estar presentes, podendo ser representados pelos respetivos advogados. O matutino sabe que Hélder Bataglia, Zeinal Bava, José Paulo Bernardo Pinto de Sousa e Ricardo Salgado também não deverão estar presentes em tribunal. A leitura, que começa às 14h30, será transmitida em direto por vários canais de televisão.

A acusação pública, escreve o Correio da Manhã, dá conta que o Ministério Público monitorizou 40 entregas de dinheiro vivo, guardado em envelopes, a José Sócrates, familiares e amigos próximos. Os registos bancários estimam que o Sócrates recebeu um total de cerca de 1,2 milhões de euros.

Os pedidos de dinheiro correspondiam aos levantamentos feitos por Santos Silva das suas contas correntes, salienta o jornal. Os valores foram contabilizados através de vigilâncias e escutas.

A investigação do Ministério Público revela que várias pessoas encontraram-se com Santos Silva, a pedido de Sócrates, para receber o dinheiro. Desde o então deputado socialista André Figueiredo ao seu motorista pessoal, João Perna. Por telefone, os interlocutores chamavam “documentos” aos envelopes.

O Correio da Manhã dá o exemplo de entregas ocorridas em setembro de 2013, após José Sócrates ter ultrapassado o limite do seu cartão de crédito e de a sua ex-mulher, Sofia Fava, ter pedido dinheiro para fazer face a despesas em Paris.

O principal arguido da Operação Marquês, José Sócrates, apresentou um requerimento de abertura de instrução de apenas 12 páginas, concentrando-se em nulidades formais, escreve o Observador.

A defesa de Sócrates alega que, na primeira distribuição dos autos ao juiz Carlos Alexandre, se verificou uma manipulação e viciação das regras aplicáveis e que não se realizou qualquer sorteio mas sim uma distribuição manual.

Caso Ivo Rosa dê razão à defesa do político, todas as decisões tomadas pelo juiz Carlos Alexandre teriam de ser anuladas.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …

Fátima avança com 13 de Maio com peregrinos (se situação pandémica se mantiver estável)

Ao contrário do ano passado, as celebrações do 13 de Maio deste ano, em Fátima, deverão ocorrer com a presença de peregrinos caso a situação pandémica se mantenha estável.  O Santuário de Fátima prevê que as …

14 polícias mortos em ataque de guerrilhas. EUA anunciam sanções a empresa do Myanmar

Pelo menos 14 polícias perderam a vida este sábado no noroeste do Myanmar (antiga Birmânia) durante um ataque coordenado por várias guerrilhas étnicas, noticiaram meios de comunicação locais. O ataque, que deixou pelo menos cinco oficiais …