Sobrinho de Lula apanhado no caso Sócrates

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

Lula da Silva no lançamento do livro de José Sócrates

Taiguara Rodrigo dos Santos, sobrinho de Lula da Silva, é o mais recente nome envolvido nas investigações em torno de José Sócrates. O empresário terá recebido comissões milionárias, no âmbito de negócios em Angola.

A Autoridade Tributária estará a investigar comissões da ordem dos 14 milhões de euros pagas às empresas Exergia, que tem como um dos sócios o sobrinho de Lula, e à XLM de Carlos Santos Silva, noticia o Correio da Manhã.

No âmbito das investigações da Operação Marquês, suspeita-se que a XLM seria usada por Carlos Santos Silva para fazer chegar dinheiro a José Sócrates.

A Exergia terá recebido 11 mihões de euros em comissões, no âmbito de obras numa estrada em Angola, orçadas em 230 milhões de euros, num projecto ganho pelo Grupo Lena, onde o seu principal administrador, Joaquim Barroca, também é arguido na Operação Marquês.

A empresa do sobrinho de Lula também é suspeita no âmbito da operação Lava Jacto, onde a justiça brasileira suspeita que recebeu pagamentos ilícitos da Odebrecht, nomeadamente no âmbito de negócios em Angola.

A amizade entre Lula da Silva e José Sócrates é conhecida e é nesse âmbito que surgem suspeitas em torno dos dois ex-governantes nos processos Lava Jacto e Operação Marquês.

No Brasil, diz-se mesmo que a Odebrecht, a empresa brasileiro no centro do caso na justiça do outro lado do Atlântico, é a bomba atómica que pode tramar Lula e Sócrates.

A XLM terá recebido, por seu turno, comissões de três milhões de euros, entre 2009 e 2012, suspeitando-se que este dinheiro teria como reais destinatários Santos Silva e Sócrates.

O Correio da Manhã cita um relatório da Autoridade Tributária onde se realça que “os arguidos Joaquim Barroca [administrador do Grupo Lena] e Carlos Santos Silva resolveram simular a produção de novos contratos, de forma a justificarem a realização de novos pagamentos a favor da sociedade XLM, com o mesmo fim de permitir a remuneração encoberta do arguido Carlos Santos Silva e a atribuição, seja por pagamentos seja pelo assumir de despesas, de vantagens a pessoas conexas com o arguido José Sócrates”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …

Cidade na Florida vendeu (por engano) o seu depósito de água

O empresário Bobby Read comprou um prédio municipal numa pequena cidade da Florida, Brooksville. Mas não estava à espera de receber um "bónus": a torre do depósito de água. Em abril, Bobby Read, um personal trainer …

Atleta norte-americana testou positivo num controlo antidoping (e culpou um burrito)

Shelby Houlihan foi afastada das competições durante quatro anos, após ter testado positivo num controlo antidoping. A atleta Shelby Houlihan diz-se "devastada" depois de ter sido afastada das competições durante quatro anos, avança a Sky News. Após …

Netanyahu recusa-se a deixar residência oficial. Bennett não se quer mudar para lá (pelo menos, para já)

No domingo, o Parlamento de Israel aprovou o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, mas Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos, não parece disposto a entregar-lhe as chaves da …