Odebrecht é a bomba atómica da Lava Jato que pode tramar Lula e Sócrates

A Operação Lava Jato entrou numa nova fase que pode revelar-se uma verdadeira “bomba atómica” com implicações no Brasil e em Portugal, afectando Lula da Silva e José Sócrates. Marcelo Odebrecht, dono da empresa com o mesmo nome, decidiu colaborar com a justiça.

O empresário da construção civil Marcelo Odebrecht, detido desde Junho de 2015, estará a negociar com as autoridades brasileiras os moldes da sua colaboração no âmbito da Lava Jato, a mega-operação que investiga casos de corrupção na Petrobas.

Esta semana, a investigação entrou numa fase centrada na construtora, suspeita de ter um departamento exclusivamente dedicado ao pagamento de subornos para a obtenção de contratos públicos. Foram efectuadas várias buscas e detidos vários funcionários da maior construtora civil do Brasil – o quarto maior grupo privado do país.

Através de um comunicado divulgado nos média brasileiros, a própria empresa dá nota da sua “colaboração definitiva com as investigações da Operação Lava Jato”, num texto intitulado “Compromisso com o Brasil” e onde nega “responsabilidade dominante” no esquema de corrupção.

Encurralado pelas provas recolhidas pela polícia brasileira e sem margem de manobra para negar as acusações, e ainda pressionado pelo pai, o patriarca do grupo, Marcelo Odebrecht terá aceitado colaborar com a justiça e há grande expectativa quanto ao que pode revelar.

O jornal Folha de S. Paulo diz que esta colaboração tem “potencial explosivo”, nomeadamente por causa das relações que a empresa manteve com Lula da Silva. Nos bastidores do presidência brasileira, fala-se numa verdadeira “bomba atómica”, de acordo com o jornal.

As implicações desta “delação premiada”, como é referida no Brasil, podem também cair deste lado do Atlântico, na Operação Marquês que também investiga as ligações de José Sócrates com a Odebrecht.

Em causa estão particularmente, vários concursos públicos ganhos durante o governo de José Sócrates pela empresa Bento Pedroso Construções, adquirida há vários anos pela Odebrecht, em parceria com empresas do universo do Grupo Lena, de Carlos Santos Silva (o amigo do ex-governante que é também arguido no caso).

Ora, Sócrates e Lula da Silva mantêm uma relação próxima, há vários anos, e o ex-presidente do Brasil viajou até Portugal, por diversas vezes, a convite da Odebrecht.

Marcelo Odebrecht pode assim, vir a ter um papel fundamental na clarificação destas relações e no desenvolvimento das acusações da Lava Jato.

Num processo paralelo, o Ministério Público de São Paulo já solicitou a prisão preventiva de Lula da Silva, acusando-o de crimes de lavagem de dinheiro e de falsificação de documentos, havendo suspeitas em torno de um imóvel cujas obras terão sido pagas pela Odebrecht.

Enquanto isso, o seu processo de nomeação como ministro de Dilma Rousseff, no que é visto como uma estratagema para fugir à prisão, continua em “banho-maria”. No último episódio da novela, um magistrado do Supremo Tribunal brasileiro retirou o caso de Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro, que lidera a Operação Lava Jato.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pode ser que seja desta que consigam incriminar J. S.!
    Já não seria sem tempo… Vamos a ver se é desta…
    Relativamente ao Brasil, é óbvio que do outro lado da barricada, outros corruptos se perfilam para tomar conta do poder…

  2. Pois, o melhor de tudo é que a mansão supostamente do Lula é afinal pertença da família TV Globo, e que o tal super juiz é juiz em causa própria e que um apartamento bom não é nada para quem foi presidente de um pais do tamanho do Brasil e que nada mas em nada o processo do Brasil implica J.S.
    É realmente uma miséria de jornalismo, deus nos livre!!!

  3. Um homem pobre do brasil tornou-se multimilionário (lula não tinha rendimentos suficientes para a riqueza que ostenta), em Portugal não deveríamos condenar o Sócrates pois ele tem um amigo daqueles que mais ninguém consegue arranjar… coisa feia a inveja.. eu também queria viver em Paris…

RESPONDER

Detido proprietário de jornal de Hong Kong ao abrigo da lei de segurança nacional

A polícia de Hong Kong fez buscas, esta segunda-feira, ao grupo de comunicação social Next Media, considerado pró-democracia, pouco depois da detenção do seu proprietário, ao abrigo da lei de segurança nacional. Dezenas de agentes das …

Detetado surto de covid-19 em lar do Barreiro. Há pelo menos 47 infetados

Um surto de covid-19 no Lar São José, no Barreiro, contabiliza 47 casos positivos e dois internamentos de idosos, mas a "situação está controlada", disse, este domingo, o delegado de saúde adjunto regional de Lisboa …

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Beirute ficou com cratera de 43 metros de profundidade

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …