Lula da Silva aceita ser ministro e consegue imunidade judicial

Antonio Cruz / Agência Brasil

Lula da Silva e Dilma Rousseff

Lula da Silva e Dilma Rousseff

O antigo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva deverá aceitar integrar o Governo de Dilma Rousseff, conseguindo assim imunidade judicial que o afasta das investigações da Operação Lava Jato.

O jornal brasileiro O Globo revelou que Lula tem marcada para esta terça-feira uma conversa com Dilma Rousseff, dada como definitiva para a atribuição de um ministério.

O jornalista Lauro Jardim garante que ontem Lula avisou vários dos seus conselheiros do Partido dos Trabalhadores que já tinha decidido aceitar o convite para integrar um ministério e voltar ao Palácio do Planalto, com uma possível nomeação para a Casa Civil ou para a Secretaria de Governo, onde ficaria a cargo das relações políticas.

Ao assumir um cargo, Lula da Silva consegue imunidade judicial, depois de o Ministério Público de São Paulo ter pedido a sua prisão preventiva no âmbito de uma investigação sobre crimes cometidos na aquisição de um apartamento de luxo, relacionadas com as construtoras envolvidas no escândalo de corrupção da Petrobras.

Assim, o ex-presidente do Brasil deixará de ser investigado pelos procuradores de São Paulo e pelo implacável juiz Sérgio Moro, responsável pela operação Lava Jato, passando as investigações para o Supremo Tribunal Federal (STF).

O Estado de São Paulo avança ainda que a decisão de Lula só ainda não foi anunciada porque o Governo e advogados de Lula da Silva estudam se não há entraves jurídicos à posse, evitando que Dilma Rousseff seja acusada de obstruir a Justiça.

Atualização: Lula assume cargo de ministro da Casa Civil de Dilma

“Quem tem um Messi quer um Messi no seu time”

Lula da Silva chegou esta manhã a Brasília para um encontro com a presidente Dilma Rousseff, e oficialmente a sua ida para um superministério teria dois objetivos: a recuperação económica e a articulação política para travar o impeachment de Dilma, depois das manifestações deste domingo.

De acordo com o jornal, o ex-presidente irá apresentar exigências para aceitar integrar o governo, entre as quais mudanças na política económica para agradar a sindicatos e movimentos sociais.

Para o deputado Wadih Damous, do PT, a reconhecida habilidade do ex-presidente de dialogar e formar consensos vai ajudar o governo a superar as inúmeras dificuldades com os partidos aliados, especialmente com o PMDB (do vice-Presidente Michel Temer), que dá sinais de que pretende afastar-se do governo.

“Não podemos negar as evidência de que o governo está muito fragilizado e o presidente Lula é muito agregador, tem passado por todos os segmentos da política, tem prestígio internacional, foi o presidente mais bem avaliado da história do Brasil”, afirmou.

E recorreu a uma metáfora futebolística para justificar o apoio: “Quem tem um Pelé, quem tem um Maradona, um Messi; quer um Pelé, um Maradona, um Messi no seu time. Então, o presidente Lula engrossando o time do governo é bom para o governo”, acrescentou.

O Globo sublinha que o grande desafio de Lula caso aceite assumir um superministério será convencer a opinião pública que não está apenas a tentar fugir do juiz Sérgio Moro, que investiga a operação Lava-Jato, ao fazer com que o seu processo seja julgado pelo Supremo Tribunal Federal.

No último fim de semana milhares de brasileiros saíram à rua para protestar contra a corrupção e a pedir a demissão de Dilma Rousseff, na sequência da investigação Lava Jato.

Para o deputado da oposição Pauderney Avelino, líder do DEM, nomear Lula ministro seria uma bofetada na cara da população que foi às ruas.

Na avaliação da oposição, a nomeação seria uma tentativa do governo de proteger o ex-presidente das investigações da Operação Lava Jato pela Justiça Federal do Paraná.

“Esse ato de nomeação é nulo, uma vez que a nomeação não tem outro objetivo que não blindar o Lula para o STF”, afirmou Pauderney Avelino, que avança que a oposição pretende recorrer à Justiça para impedir uma eventual nomeação de Lula, argumentando que a medida seria uma tentativa de “fraude à lei” e “desvio de finalidade”.

AF, ZAP / Move / Agência Brasil

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mais escandaloso e comprovativo do que isto parece não poder existir, como é que uma presidente e um ex-presidente de um país conseguem chegar a um ponto destes!

  2. Não há palavras… Isto é um dos maiores escândalos políticos… Corruptos que dão cargos políticos a outros para terem imunidade… Sim senhora isto vais mesmo longe… Se a moda pega!

    É por estas e por outras que a imunidade política deve ser abolida… Não tem lógica esta gente ter imunidade… Só se for para poder roubar e matar sem castigo…

  3. Não há palavras… Isto é um dos maiores escândalos políticos… Corruptos que dão cargos políticos a outros para terem imunidade… Sim senhora isto vais mesmo longe… Se a moda pega!

    É por estas e por outras que a imunidade política deve ser abolida… Não tem lógica esta gente ter imunidade… Só se for para poder roubar e matar sem castigo…

RESPONDER

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …