Polícia usa bombas de gás lacrimogéneo contra apoiantes de Dilma

Sebastião Moreira / EPA

-

Agentes da Polícia Militar usaram bombas de gás lacrimogéneo contra manifestantes contrários à destituição da Presidente suspensa, Dilma Rousseff, que protestavam segunda-feira no centro de São Paulo, no Brasil.

“Os policiais estavam soltando bombas de gás na direção dos manifestantes concentrados na frente do MASP [Museu de Arte de São Paulo]. Acho que a intenção da polícia é acabar com o protesto”, relatou à agência Lusa Luciana Venezian, de 35 anos, que descreveu um clima estava tenso na Avenida Paulista, com muitos agentes fazendo duas linhas de barreiras para impedir os manifestantes de se movimentarem.

O grupo, convocado pelos movimentos Povo Sem Medo e pela Frente Brasil Popular, ocupava os dois sentidos da Avenida Paulista, a principal avenida da cidade de São Paulo, quando foi bloqueado pela polícia.

Segundo o major Teles, citado pelo portal de notícias G1, o bloqueio ocorreu porque os manifestantes não informaram o itinerário da marcha.

Imagens difundidas pela imprensa local mostram manifestantes a colocar fogo em latas de lixo e garrafas na Avenida Paulista.

Segundo o G1, ocorreram protestos contra o afastamento da Presidente com mandato suspenso em, pelo menos, nove estados – Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo – e no Distrito Federal, onde fica a capital, Brasília.

No centro de Brasília, centenas de pessoas realizaram uma marcha ao final da tarde para apoiar a Presidente.

Da parte da manhã, manifestantes levaram rosas, que têm sido apresentadas como um símbolo da democracia e de resistência, e faixas em apoio a Dilma Rousseff para junto do Senado.

Os protestos foram convocados por movimentos sociais e sindicatos, que também criticam o governo interino, liderado por Michel Temer.

Dilma Rousseff foi esta segunda-feira ao Senado responder às perguntas dos senadores no âmbito de um processo que deverá afastá-la definitivamente da Presidência e que tem dividido a população brasileira.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Arqueólogos encontram vestígios do vinho mais antigo do mundo na Grécia

Uma equipa de arqueólogos encontrou amostras de vinho no local arqueológico de Dikili Tash, no norte da Grécia. As evidências datam de há 4200 a.C e acredita-se que sejam os vestígios de vinho mais antigos …

Comunidade no céu. Um novo projeto irá ligar vários edifícios com pontes aéreas

As pontes aéreas que ligam edifícios não são uma novidade no mundo, mas agora poderão ganhar um novo destaque num projeto que será desenvolvido em Toronto. A empresa de arquitetura Safdie Architects irá desenvolver o projeto …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo. Festival da Emoção

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo. Portugal 2 – …

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …