Ministra da Saúde afirma que SNS e setores social e privado estão a trabalhar “ombro a ombro”

Rodrigo Antunes / Lusa

A ministra Marta Temido afirmou hoje que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os setores privado e social estão a trabalhar “ombro a ombro” na luta contra a epidemia de covid-19 em Portugal.

Marta Temido assumiu esta posição numa breve intervenção que fez no final de uma visita de cerca de uma hora que o primeiro-ministro, António Costa, realizou ao novo Hospital da CUF Tejo, em Alcântara, Lisboa, em que assistiu ao processo de vacinação de profissionais de saúde do setor privado.

“Desde o início da pandemia que os laços de colaboração entre os vários atores do sistema de saúde português se têm reforçado. Inicialmente, aferindo disponibilidades e capacidades de aprofundar formas de trabalho. Agora, mais recentemente, trabalhando ombro a ombro”, declarou.

A ministra da Saúde sustentou depois que, desta pandemia de covid-19, “vão sair muitas lições” para futuro.

“E a necessidade de se continuar um trabalho ombro a ombro é certamente uma delas. Se não fosse a nossa capacidade conjunta de falarmos, de nos organizarmos e construirmos pontos, seguramente não teríamos conseguido responder a muitos doentes, a muitas famílias e a muitas necessidades. Isso é aquilo que nos norteia, digam o que disserem”, acentuou a titular da pasta da Saúde.

Marta Temido disse que há neste momento “a necessidade de continuar a responder às necessidades dos doentes covid-19, mas, ainda relativamente a este tema central, importa referir a avenida que agora se abre: a da vacinação”.

Numa alusão ao processo de vacinação no setor privado e numa mensagem no mesmo sentido de um recado depois também deixado por António Costa, a ministra da Saúde referiu-se ao universo limitado das pessoas a vacinar nesta primeira fase, dizendo o seguinte: “Há a possibilidade de vacinar profissionais de saúde prestadores diretos, aqueles que têm estado na linha da frente da resposta à covid-19″.

“Hoje, o país tem cerca de 378 mil inoculações de vacinas. Além de cerca de 100 mil profissionais do SNS já vacinados, há também as vacinações que se iniciam e que esperamos acelerar nos vários parceiros do sistema de saúde”, acrescentou.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …