Sinal vermelho à audição de Portas no caso das offshores

Tiago Petinga / EPA

O vice-primeiro-ministro Paulo Portas, juntamente com o primeiro-ministro Passos Coelho e a ministra das Finanças Maria Luis Albuquerque, na tomada de posse do XX Governo

O vice-primeiro-ministro Paulo Portas, juntamente com o primeiro-ministro Passos Coelho e a ministra das Finanças Maria Luis Albuquerque, na tomada de posse do XX Governo

Os eurodeputados que vêm a Portugal fazer audições no âmbito da Comissão de Inquérito aos “Panama Papers” querem ouvir Paulo Portas, mas o CDS-PP rejeita a possibilidade de o ex-vice-presidente do anterior Governo ser inquirido.

“O nome de Paulo Portas foi o único que levantou objeções” na lista elaborada pelos eurodeputados que vêm a Portugal, entre 22 e 23 de Junho, para realizar as audições em torno do caso Panama Papers, salienta o Correio da Manhã.

A Comissão de Inquérito europeia vem a Portugal avaliar, em particular, as transferências de dez mil milhões de euros para offshores, entre 2012 e 2014, que não passaram pelo crivo da Autoridade Tributária durante o Governo PSD-CDS.

“É um nome que faz todo o sentido ser ouvido, sendo ele ex-vice-presidente do Governo PSD/CDS, responsável pelo sector da economia e pela nomeação de Paulo Núncio, membro do seu partido, para secretário de Estado dos Assuntos Fiscais”, aponta ao diário a vice-presidente da Comissão de Inquérito, a eurodeputada portuguesa Ana Gomes.

O eurodeputado do CDS-PP, Nuno Melo, responde a Ana Gomes, salientando que a Comissão “não é o local para tratar das obsessões pessoais da eurodeputada”, conforme cita o CM.

Nuno Melo assegura que a sua posição “não é partidária”, argumentando que “se não se pediu a audição do primeiro-ministro [Passos Coelho], por que razão pedir a do ‘vice’, que não era ministro das Finanças?”.

Chamados a depor foram José Sócrates, na qualidade de ex-primeiro-ministro, Mário Centeno, ministro das Finanças, Maria Luís Albuquerque, ex-detentora da pasta das Finanças, Paulo Núncio e Sérgio Vasques, ex-secretários de Estado dos Assuntos Fiscais, e Ricardo Salgado, ex-presidente do BES.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Acho muito bem que ele seja ouvido, se nada deve nada deve temer, alem disso porque vemm o idiiota do Nuno Melo que é um autentico parasita falar em nome do PortaS ?
    Este partido é mesmo uma podridao.

  2. segue a macacada. É impressionante como nós cidadãos comemos tudo isto de bico calado. Um povo que já foi dono de meio mundo, que fez há 40 anos uma revolução, que tinha um movimento estudantil aguerrido, que se manifestava quando via os seus direitos colocados em questão, agora assiste a tudo isto, casos de bancos e banqueiros, primeiros ministros corruptos, etc. sem levantar uma única voz. Que é que se passa com os portugueses ? Ou têm todos o rabo preso em alguma coisa ou então andam-nos a por calmantes na água.

    • Concordo com tudo o que escreveu, exceto numa coisa, que se calhar vem a responder à sua questão final: quem protagonizou essa revolução de há 40 anos foram, na sua grande maioria, militares. O povo, descontente como estava, aplaudiu e realmente interveio de alguma maneira, mas quem tomou a iniciativa não foi ele.
      “Calando” o ramo militar, o que pode o povo fazer, realmente?

      • E a esquerdalha que tão ativamente combateu o fascismo e agora enfia o rabo entre as pernas e perdeu o pio? O ps é um camaleão e o pc e be só estão preocupados em manter o tacho e o povo que se amanhe!? Este local mal frequentado é um polvo maçónico !? Uma sociedade pacífica de revoltados! Miguel Torga.

  3. É um artista. Um verdadeiro artista. Fez o que quiz, deu “baile” ao Passos fedelho com a história da ameaça da demissão “irrevogável”, atitude que custou milhões ao país em juros com a instabilidade que criou e á qual o subserviente fedelho cedeu pois tinha que se manter no poder pra se safar no futuro, já depois de ter entregue ao desbarato empresas publicas aos chulecos privados dos banqueiros ( como prémio talvez tivesse um llugarinho numa Goldman Sachs por exemplo), tudo feito para ter mais poder e influência, a história dos submarinos ficou por explicar (na alemanha houve condenados porque se provou que houve corrupção) e, na hora de cair do poleiro, saiu de fininho da vida politica (saiu da AR, saiu da presidência do PP) e pôs-se ao fresco. Estes cagões do PP, sempre prontos a zelar pelos seus interesses (os do país que se lixem), em vez de serem transparentes como diziam ( eles e o Passos fedelho), querem passar ao lado desta história. FdP!
    O mais chocante é como histórias irresponsáveis destas, que deram milhares de milhões de perdas para o país, uns para os bolsos de alguns e outros para juros, passam ao lado de muito grunho, que anda histérico com eventuais “desvios” de Socrates, de valor incomparavelmente menor. Gostava de ver agora o CM a “bater no ceguinho” como fizeram com o outro. Tá bem tá! Querem lá saber da verdade, querem é um bode espiatório para pagar o pato e encher-lhes o KU com as vendas de jornais. Bandalhos!

    • Concordo. Esse “senhor” deve ser inimputável, nunca responde por nada do que faz, relembre-se o caso Moderna, ficou tudo em “águas de bacalhau”… É a justiça que temos, uma defesa sem limites para alguns VIP que só levam o país à ruína.

  4. Mais uma vez, o Paulinho da Feiras foge às suas responsabilidades…
    O CDS não quer que ele se venha justificar das malandrices que andou a fazer ao país…
    Para o CDS, o mais importante é ir a Fátima ver o Papa!
    Como dizem os americanos: scum!!

  5. Nuno Melo já nos habituou às suas hilariantes “tiradas”.
    Porque razão não há-de Paulo Portas ser ouvido, tem alguma coisa a esconder?
    Basta de palhaçadas.

  6. o cara melo tá cobrindo a Catherine Deneuve do parque Eduardo VII porque é uma dama muito sensivel resultado de tudo o que tem passado na vida a começar por aquele caso da universidade em que enquanto os outros andavam no carro da nivea ele tinha que andar num triste jaguar. e o que ela passou naquele jornal onde até lhe chamaram vera lagoa……………… havia tanto pra dizer em defesa da honra desta dama mas não tenho tempo o papa chico tá a chegar.

  7. Basta uma única prova ou indício válido para o levar atribunal!
    De nada adianta a vontade manifesta de o condenar se não apresentarem uma unica prova válida!
    Muito pelo contrário apenas manifestam a parcialidade e baixeza moral que carateriza aqueles que não admitem sequer os principio da justiça e imparcialidade pretendendo apenas enganar os espiritos menos capazes de raciocinar com um minimo de lógica e isenção !

RESPONDER

Filho de Biden quebra o silêncio. "Sei que não fiz nada errado"

O filho do ex-vice-Presidente norte-americano, que tem estado no centro do inquérito para a destituição de Donald Trump, admitiu que o seu percurso profissional na Ucrânia foi uma má decisão, rejeitando, porém, ter feito algo …

Já se sabe onde se vão sentar os novos partidos no Parlamento

A deputada do Livre vai sentar-se entre PCP e PS, o deputado da Iniciativa Liberal entre PSD e CDS-PP e o deputado do Chega o mais à direita, todos na segunda fila. A conferência de líderes …

Rota do Cabo: Funcionária emitiu 15 mil números de contribuinte fraudulentos em três anos

Funcionários das Finanças, da Segurança Social, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e advogados estão entre os principais suspeitos desta rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou, esta terça-feira, uma organização …

"É desonesto eu pagar". Paulo Maló revoltado por causa das dívidas do império que criou

O empresário e médico dentista Paulo Maló, fundador do grupo Malo Clinic, está revoltado com a possibilidade de ter que responder financeiramente no âmbito das dívidas de 70 milhões de euros que a empresa acumulou. O …

Sismo de magnitude 6.7 atinge as Filipinas

Um terramoto de magnitude 6.7 atingiu as Filipinas, a 69 quilómetros da cidade de Davao, avança a agência Reuters. De acordo com o Serviço de Prevenção de Tsunamis do Pacífico, não é esperado um tsunami …

Web Summit: Câmara de Lisboa terá que pagar mais 4,7 milhões de euros para assegurar edição deste ano

A Câmara de Lisboa vai discutir na quinta-feira alterações ao acordo para a realização da Web Summit, entre as quais o pagamento de mais 4,7 milhões de euros e o adiamento da expansão da Feira …

Business Insider: "Lisboa foi feita para o Instagram"

"Lisboa é cool." Hillary Hoffower, jornalista do Business Insider, apaixonou-se e descreveu a capital portuguesa num artigo em que diz entender porque é que Lisboa se tornou no "destino mais popular entre millenials em 2019". Hillary …

Bolsonaro prestes a deixar PSL. Partido da IURD na corrida para o receber

Em rota de colisão com o seu atual partido, o Partido Social Liberal (PSL), o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro equaciona romper e já recebeu cinco convites de partidos de pequeno e médio porte, admitiu a …

Antigo ministro Pedro Mota Soares assume liderança da Apritel

O ex-ministro e ex-deputado do CDS foi o escolhido para liderar a Apritel, a associação que representa as principais operadoras de telecomunicações, como a Meo, a Nos e a Vodafone. O novo secretário-geral da associação …

E depois de Cristas? CDS atira congresso de sucessão para 2020

A direção nacional do partido vai propor que o Congresso, que decidirá a liderança do CDS, seja apenas em janeiro, apesar de Assunção Cristas ter manifestado vontade de que fosse ainda este ano. O CDS-PP reúne …