Sérgio Monteiro vai liderar venda do Novo Banco

International Transport Forum / Flickr

Sérgio Monteiro, secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

Sérgio Monteiro, secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

Depois da notícia avançada esta quinta-feira pelo jornal Público, o Banco de Portugal confirmou em comunicado que Sérgio Monteiro vai liderar a venda do Novo Banco.

O atual secretário de Estado dos Transportes Sérgio Monteiro vai assim integrar o Fundo de Resolução, a entidade que está a gerir o processo de venda do banco liderado por Eduardo Stock da Cunha.

O banco central justificou a decisão afirmando que “a complexidade e os desafios associados ao processo da venda do Novo Banco” levaram à “necessidade de encontrar um responsável de reconhecido mérito e elevada experiência em operações desta natureza que pudesse assegurar a coordenação e gestão de toda a operação, incluindo o acompanhamento do programa de transformação a implementar pelo Novo Banco, que é condição essencial para a sua venda”.

O atual Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações vai então “assumir a responsabilidade de PMO (Project Management Office) do projeto, estando prevista a sua contratação pelo Fundo de Resolução em articulação com a Associação Portuguesa de Bancos”.

Sérgio Monteiro está em funções até à próxima sexta-feira, data em que toma posse o novo Governo de Passos Coelho, sendo que o secretário já tinha dito anteriormente que estava de saída do cenário político.

O Banco de Portugal decidiu interromper em setembro a venda do Novo Banco, depois de algumas negociações falhadas com os três principais interessados: as seguradoras chinesas Anbang e Fosun e a norte-americana Apollo.

O recomeço do processo da venda ficou prometido para depois das eleições e só deve ser retomado depois de se saberem os resultados dos testes de stress previstos já para o próximo mês.

Ainda esta quinta-feira o banco Santander admitiu, caso o processo de venda volte a ser aberto, estudar uma possível compra do Novo Banco.

“Se o processo voltar a ser aberto, voltaremos a estudá-lo” disse o CEO do Santander José António Alvarez, citado pelo Diário Económico.

O banco espanhol esteve entre os primeiros interessados no processo da venda mas acabou por desistir de uma proposta formal.

O administrador executivo do grupo Santander rejeitou ainda os riscos associados à incerteza política em Portugal devido ao acordo de esquerda que está prestes a ser conhecido.

“Os dois principais partidos em Portugal, até onde percebo, são dois partidos comprometidos com todo o contexto da União Europeia e com todos os compromissos de Portugal. Há uma natural incerteza depois das eleições, mas creio que as linhas estão bem fixadas”, disse ainda o responsável.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …