Sérgio Monteiro vai liderar venda do Novo Banco

International Transport Forum / Flickr

Sérgio Monteiro, secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

Sérgio Monteiro, secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

Depois da notícia avançada esta quinta-feira pelo jornal Público, o Banco de Portugal confirmou em comunicado que Sérgio Monteiro vai liderar a venda do Novo Banco.

O atual secretário de Estado dos Transportes Sérgio Monteiro vai assim integrar o Fundo de Resolução, a entidade que está a gerir o processo de venda do banco liderado por Eduardo Stock da Cunha.

O banco central justificou a decisão afirmando que “a complexidade e os desafios associados ao processo da venda do Novo Banco” levaram à “necessidade de encontrar um responsável de reconhecido mérito e elevada experiência em operações desta natureza que pudesse assegurar a coordenação e gestão de toda a operação, incluindo o acompanhamento do programa de transformação a implementar pelo Novo Banco, que é condição essencial para a sua venda”.

O atual Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações vai então “assumir a responsabilidade de PMO (Project Management Office) do projeto, estando prevista a sua contratação pelo Fundo de Resolução em articulação com a Associação Portuguesa de Bancos”.

Sérgio Monteiro está em funções até à próxima sexta-feira, data em que toma posse o novo Governo de Passos Coelho, sendo que o secretário já tinha dito anteriormente que estava de saída do cenário político.

O Banco de Portugal decidiu interromper em setembro a venda do Novo Banco, depois de algumas negociações falhadas com os três principais interessados: as seguradoras chinesas Anbang e Fosun e a norte-americana Apollo.

O recomeço do processo da venda ficou prometido para depois das eleições e só deve ser retomado depois de se saberem os resultados dos testes de stress previstos já para o próximo mês.

Ainda esta quinta-feira o banco Santander admitiu, caso o processo de venda volte a ser aberto, estudar uma possível compra do Novo Banco.

“Se o processo voltar a ser aberto, voltaremos a estudá-lo” disse o CEO do Santander José António Alvarez, citado pelo Diário Económico.

O banco espanhol esteve entre os primeiros interessados no processo da venda mas acabou por desistir de uma proposta formal.

O administrador executivo do grupo Santander rejeitou ainda os riscos associados à incerteza política em Portugal devido ao acordo de esquerda que está prestes a ser conhecido.

“Os dois principais partidos em Portugal, até onde percebo, são dois partidos comprometidos com todo o contexto da União Europeia e com todos os compromissos de Portugal. Há uma natural incerteza depois das eleições, mas creio que as linhas estão bem fixadas”, disse ainda o responsável.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Já é possível ouvir a Via Láctea. NASA transforma dados de corpos celestes em música

A NASA converteu dados de astronomia em sons, permitindo ouvir composições musicais derivadas da própria estrutura do Universo. Especialistas da NASA transformaram dados da Via Láctea em sons graças a um processo conhecido como sonificação. …

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …