CaixaBank quer BPI fora da corrida pelo Novo Banco

António Cotrim / Lusa

Fernando Ulrich, presidente do Banco BPI

Fernando Ulrich, presidente do Banco BPI

O CaixaBank, acionista maioritário do BPI, poderá bloquear a compra do Novo Banco pelo BPI.

A agência Bloomberg avança que a liderança do CaixaBank indicou a investidores que não será favorável a que o BPI avance com uma proposta pelo Novo Banco, citando quatro fontes próximas do processo.

Segundo a agência noticiosa, os responsáveis do banco catalão disseram a investidores que o CaixaBank deverá opôr-se à compra do Novo Banco pelo BPI após a conclusão da Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o BPI.

O BPI tinha assumido a intenção de ficar até ao fim no processo de compra do Novo Banco, sendo apontado como um dos nomes mais fortes na corrida, mas a oposição do principal acionista, que tem em aberto uma OPA ao banco liderado por Fernando Ulrich, poderá tornar-se fatal.

A saída do BPI da corrida, a confirmar-se, pode complicar a tarefa do Banco de Portugal, já que deverão limitar-se a três os grupos que deverão apresentar propostas vinculativas nas próximas semanas.

Portugal comprometeu-se com a Comissão Europeia a vender 100% da instituição e dos ativos até final de julho de 2017. O objetivo é fechar a venda até ao final do ano, o que se mostra mais complicado por não terem surgido ofertas vinculativas e que sejam comparáveis entre si.

Os espanhóis do CaixaBank estarão prestes a assumir o controlo do BPI, após o desbloqueio dos estatutos que lhes permitirá prosseguir com a Oferta Pública de Aquisição (OPA) pelo banco português.

O desfecho da Assembleia Geral do BPI, em 21 de setembro, tornou a aquisição mais perto de ser bem sucedida, mas a notícia da Bloomberg surge como um revés à expectativa criada após conseguida a desblindagem dos votos no BPI.

No final de junho, o presidente do CaixaBank afirmou que o CaixaBank estava focado na compra do BPI, excluindo que o banco espanhol pudesse avançar para uma operação de compra do Novo Banco.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …

Adeus EDP Universal. Vem aí a SU Eletricidade, mas os preços não mudam

A EDP Serviço Universal vai deixar de existir a partir de 15 de Janeiro de 2020. Em seu lugar vai nascer a SU Eletricidade, a nova marca do universo EDP que vai abranger os clientes …

Mais de 41 mil idosos vivem sozinhos ou isolados em Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 41.868 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país em outubro no âmbito da operação "Censos Sénior", anunciou esta segunda-feira a guarda. Em comunicado, a GNR adiantou ter …

Vai nascer um Pavilhão de Gelo em Lisboa (com apoio do Governo e de fundos públicos)

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, está certo de que, ainda nesta legislatura, vai nascer um Pavilhão do Gelo para a prática de desportos em Lisboa, com apoio de …