Aviação desespera por apoios financeiros. “O Apocalipse é agora”

Blake Burkhart / Flickr

A crise do novo coronavírus deverá privar o setor mundial de transporte aéreo de 252 mil milhões de dólares de receitas este ano, mais do dobro do previsto anteriormente (113 mil milhões dólares).

“Trata-se da crise mais profunda de sempre para a nossa indústria”, afirmou o diretor-geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Alexandre de Juniac, durante uma conferência telefónica, apelando a governos para ajudarem quando se aproxima “uma crise de liquidez”. “Precisamos desesperadamente de dinheiro”, adiantou.

A crise causada pela pandemia de Covid-19 afeta agora 98% do tráfego de passageiros em todo o mundo, de acordo com a IATA, precisando que no início do ano uma companhia aérea dispunha de uma margem de dois meses de tesouraria.

Na semana passada, as companhias, muitas com a quase totalidade da frota em terra devido às restrições de circulação impostas devido à pandemia, já tinham lançado um apelo para uma ajuda até 200 mil milhões de dólares (cerca de 185 mil milhões de euros).

A Associação Internacional de Transporte Aéreo, que reúne 290 companhias que representam 82% do tráfego mundial, pediu “apoio financeiro direto” para os transportadores de passageiros e de mercadorias para compensar o que não ganham e superar as dificuldades de tesouraria, mas também empréstimos e garantias da parte dos Governos e bancos centrais ou alívio nos impostos e nos encargos sociais.

“Para as companhias aéreas, o Apocalipse é agora. E há uma pequena e cada vez menor janela para que os Governos nos forneçam uma linha de apoio financeiro para impedir que uma crise de liquidez feche o setor”, disse ainda, citado pelo portal Techxplor.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A massificação da aviação é exatamente um dos responsáveis diretos por esta pandemia : cá na nossa terra lusa até um sem abrigo reúne facilmente 50,00 euros para ir á CHINA na Companhia Low-Coast “EASYJET” tomar um café … Ou outra semelhante – as perdas de tesouraria destas companhias privadas é da responsabilidade delas e dos seus mentores ( Brason e outros) – é deixá-las cair … É a lei do mercado livre .A minha empresa unipessoal tem a facturação a “zeros” e é certo que ninguém me vai dar dinheiro para eu pagar as minhas despesas e o meu salário (sou o único empregado da mesma ); com hotéis, motéis e hostels, AL, deve ser a mesma coisa – quem abriu milhares de hotéis pelo mundo que assuma agora o problema de tesouraria… quem mandou abrir tanto hotel? – comam agora da sua ganância! pois “ Não há sol que sempre dure!” – Não previram esta crise ? Problema de quem investiu – No mercado acionista não é assim ? O risco é sempre de quem investe !…
    Olé!

    • Concordo em parte. Também sou trabalhador independente mas, felizmente, tenho trabalho, não sei é se vou receber…
      Para mim, o maior mal das empresas aeronáuticas é de ligarem o mundo globalmente, nem falo de dinheiro, o povo arranja sempre dinheiro para viajar.
      Haja festa que o dinheiro logo se vê, primeiro as viagens.
      Se virmos bem, os contágios têm sido maioritariamente provenientes de pessoas que voltam de viagens, de avião, de barco, etc.
      Mas os custos virão para todos os outros, quanto menores as pessoas forem na escala social mais vão ser sacrificados.
      Desejos de altos voos…

    • Porra…sendo você trabalhador independente acusa os outros de lutar por ter o seu trabalho. Como eram os do alojamento local. Eles são gananciosos, você não.
      Para além disso, acha incorrecto os voos serem baratos. Acaso a deslocação pelo mundo só pode ser efectuada por “ricos”?? Os restantes, teremos de nos contentar com andar de metro e camioneta?

  2. Os Pilotos que dispensem os ordenados chorudos que recebem todo o ano. Antes eu viajava com direito a bagagem e agora só posso levar um par de cuecas ou então pagar cerca de 100,00 euros por uma mala de 32 kg.
    Agora se desse para voltarem atrás no tempo as companhias Aéreas não levariam dinheiro pelas malas dos clientes, para terem passageiros.

RESPONDER

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …