Aviação desespera por apoios financeiros. “O Apocalipse é agora”

Blake Burkhart / Flickr

A crise do novo coronavírus deverá privar o setor mundial de transporte aéreo de 252 mil milhões de dólares de receitas este ano, mais do dobro do previsto anteriormente (113 mil milhões dólares).

“Trata-se da crise mais profunda de sempre para a nossa indústria”, afirmou o diretor-geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Alexandre de Juniac, durante uma conferência telefónica, apelando a governos para ajudarem quando se aproxima “uma crise de liquidez”. “Precisamos desesperadamente de dinheiro”, adiantou.

A crise causada pela pandemia de Covid-19 afeta agora 98% do tráfego de passageiros em todo o mundo, de acordo com a IATA, precisando que no início do ano uma companhia aérea dispunha de uma margem de dois meses de tesouraria.

Na semana passada, as companhias, muitas com a quase totalidade da frota em terra devido às restrições de circulação impostas devido à pandemia, já tinham lançado um apelo para uma ajuda até 200 mil milhões de dólares (cerca de 185 mil milhões de euros).

A Associação Internacional de Transporte Aéreo, que reúne 290 companhias que representam 82% do tráfego mundial, pediu “apoio financeiro direto” para os transportadores de passageiros e de mercadorias para compensar o que não ganham e superar as dificuldades de tesouraria, mas também empréstimos e garantias da parte dos Governos e bancos centrais ou alívio nos impostos e nos encargos sociais.

“Para as companhias aéreas, o Apocalipse é agora. E há uma pequena e cada vez menor janela para que os Governos nos forneçam uma linha de apoio financeiro para impedir que uma crise de liquidez feche o setor”, disse ainda, citado pelo portal Techxplor.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A massificação da aviação é exatamente um dos responsáveis diretos por esta pandemia : cá na nossa terra lusa até um sem abrigo reúne facilmente 50,00 euros para ir á CHINA na Companhia Low-Coast “EASYJET” tomar um café … Ou outra semelhante – as perdas de tesouraria destas companhias privadas é da responsabilidade delas e dos seus mentores ( Brason e outros) – é deixá-las cair … É a lei do mercado livre .A minha empresa unipessoal tem a facturação a “zeros” e é certo que ninguém me vai dar dinheiro para eu pagar as minhas despesas e o meu salário (sou o único empregado da mesma ); com hotéis, motéis e hostels, AL, deve ser a mesma coisa – quem abriu milhares de hotéis pelo mundo que assuma agora o problema de tesouraria… quem mandou abrir tanto hotel? – comam agora da sua ganância! pois “ Não há sol que sempre dure!” – Não previram esta crise ? Problema de quem investiu – No mercado acionista não é assim ? O risco é sempre de quem investe !…
    Olé!

    • Concordo em parte. Também sou trabalhador independente mas, felizmente, tenho trabalho, não sei é se vou receber…
      Para mim, o maior mal das empresas aeronáuticas é de ligarem o mundo globalmente, nem falo de dinheiro, o povo arranja sempre dinheiro para viajar.
      Haja festa que o dinheiro logo se vê, primeiro as viagens.
      Se virmos bem, os contágios têm sido maioritariamente provenientes de pessoas que voltam de viagens, de avião, de barco, etc.
      Mas os custos virão para todos os outros, quanto menores as pessoas forem na escala social mais vão ser sacrificados.
      Desejos de altos voos…

    • Porra…sendo você trabalhador independente acusa os outros de lutar por ter o seu trabalho. Como eram os do alojamento local. Eles são gananciosos, você não.
      Para além disso, acha incorrecto os voos serem baratos. Acaso a deslocação pelo mundo só pode ser efectuada por “ricos”?? Os restantes, teremos de nos contentar com andar de metro e camioneta?

  2. Os Pilotos que dispensem os ordenados chorudos que recebem todo o ano. Antes eu viajava com direito a bagagem e agora só posso levar um par de cuecas ou então pagar cerca de 100,00 euros por uma mala de 32 kg.
    Agora se desse para voltarem atrás no tempo as companhias Aéreas não levariam dinheiro pelas malas dos clientes, para terem passageiros.

RESPONDER

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …