Juiz nem sequer admitiu segundo habeas corpus de Sócrates

psmadeira / Flickr

Ex-primeiro-Ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou esta quinta-feira admitir o segundo pedido de libertação imediata – um habeas corpus – do ex-primeiro-ministro José Sócrates, apresentado na quarta-feira por Jorge Domingos Dias Andrade.

De acordo com o jornal i, o juiz conselheiro Manuel Joaquim Braz entendeu que a forma como o requerimento foi apresentado não é “uma maneira séria de apresentar uma petição de habeas corpus”.

O mínimo que deve exigir-se é o uso de folhas de papel em branco“, lê-se no despacho do Supremo.

O juiz relator Manuel Braz considerou que o requerimento, feito “numa folha que é fotocópia de parte de uma página do Jornal de Notícias” de 27 de novembro, não é “uma maneira séria de apresentar um pedido de ‘habeas corpus'”.

Este é o segundo habeas corpus apresentado para pedir a libertação imediata de José Sócrates, tendo o primeiro sido na quarta-feira rejeitado por “manifesta falta de fundamento legal”.

O juiz conselheiro entendeu que a forma como o pedido foi apresentado ao STJ “revela o propósito de desconsiderar a instituição Supremo Tribunal de Justiça em violação do dever de correção”.

“Mais do que uma vontade séria de obter a libertação do arguido”, o juiz lembra ao requerente que o defensor de José Sócrates, “se achar viável e conveniente”, pode apresentar um pedido de libertação imediata do seu cliente.

A forma como o pedido foi formulado levou o juiz a concluir que Domingos Dias Andrade “não visa em primeira linha a libertação do preso (José Sócrates) em nome do qual se apresenta a atuar”.

Apesar de não admitir a providência de ‘habeas corpus’, o juiz lembra que o requerente “pode a todo o tempo, enquanto se mantiver a situação de privação da liberdade, apresentar novo pedido, cumprindo as regras mínimas que nesta matéria não podem deixar de ser respeitadas”.

O ex-primeiro-ministro socialista está detido em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora desde 24 de novembro por suspeita de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Nós portugueses queixamo-nos da Justiça que temos mas não falta por aí muito boa gente a querer achincalhar a Justiça. Gente que quer protagonismo; gente que é muito mais esperta que os outros e que na vida escolhem sempre os caminhos mais enviesados que são aqueles que são trilhados pelos chicos-espertos.

  2. “O juiz conselheiro entendeu que a forma como o pedido foi apresentado ao STJ “revela o propósito de desconsiderar a instituição Supremo Tribunal de Justiça em violação do dever de correção”.
    Enfim, como Portugal se encontra…..este senhor juíz considerou-se do alto do seu cadeirão, estar a ser desconsiderado por um cidadão, negando-se a fazer justiça….Eu que até dei na faculdade alguns ramos de Direito…não todos….desde sempre ouvi dizer que o pedido de Habeas Corpus até numa folha de jornal podia ser feito…para este sr juiz, alto dignatário da Nação , detentor de mordomias que a maioria dos seus concidadãos mão tem acesso, nem se lembrou que podia estar perante um caso de dificuldade económica do proponente que às tantas nem dinheiro teria para pedir comprar no continente uma resma de papel…sim 3 euros…é pouco? para muitos Portugueses na atualidade…se calhar é muito e até precisam deles para comprar leite para os filhos …e não os têm…mas enfim…este senhor juis conselheiro não sente essas dificuldades e vai daí nega a sua douta apreciação dum habeas corpus…Decência é o que que pede a este sENHOR dOUTOR jUIZ cONSELHEIRO, ALTO MAGISTRADO DA NAÇÃO, que tem a faculdade de colocar ou por na prosão um Portugues igual a ele…..menos nos rendimentos….haja Deus

RESPONDER

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …