Schaüble diz que Centeno é “o Ronaldo do Ecofin”

Olivier Hoslet / EPA

Mário Centeno cumprimenta Wolfgang Schäuble, em Bruxelas, após a vitória de Portugal no Euro 2016

Mário Centeno cumprimenta Wolfgang Schäuble, em Bruxelas, após a vitória de Portugal no Euro 2016

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaüble, que sempre teve duras críticas para o actual Governo português, diz agora que Mário Centeno é “o Ronaldo do Ecofin”.

As palavras de Wolfgang Schaüble dirigidas a Centeno surgiram precisamente no âmbito de uma reunião do Ecofin, o grupo que reúne os ministros das Finanças da União Europeia.

Tudo aconteceu quando “Centeno se dirigiu ao ministro alemão para o cumprimentar”, avança a TVI24. “Nessa altura, comparou o ministro português a Cristiano Ronaldo falando para os presentes”, acrescenta o canal de notícias.

A newsletter do conceituado site Politico também faz referência ao momento, notando que o elogio de Schaüble a Centeno é um “progresso” tal que é visto por uma fonte portuguesa “como vencer a Eurovisão”.

Schaüble teceu várias críticas ao actual Governo, de parceria entre o PS, o Bloco de Esquerda e o PCP. Chegou a dizer que Portugal estava a ser “muito bem sucedido até ao novo Governo” e a avisar que o país poderia precisar de novo resgate se não cumprisse as regras, inflacionando assim os juros da dívida nacional.

Mas agora o ministro alemão estará rendido aos bons resultados obtidos por Centeno na pasta das Finanças de Portugal, numa altura em que a Comissão Europeia propôs a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo.

Há doze meses, era tudo tão diferente. Portugal estava à beira de sanções económicas da União Europeia e o sucesso do seu novo Governo de coligação de esquerda estava longe de ser garantido. Hoje, já não viola as regras orçamentais da UE e espera entregar antecipadamente 10 mil milhões de euros ao FMI”, escreve-se na newsletter do Politico.

E dentro deste cenário positivo, Centeno volta novamente a ser falado como possível futuro líder do Eurogrupo, que junta os ministros das Finanças da Zona Euro, para substituir o mal-amado Jeroen Dijsselbloem.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

      • Eu sou um grande defensor do CR7 ( nem sequer está em causa o futebol )
        Estamos a falar em politica… finanças, etc… logo disse alguma “inverdade” como os politicos? É que tu: “Julio de Matos” com esse nome deves de ser atrasado mental mesmo… e lembra-te que não te tratei mal e tu trataste-me ( mas isso é mesmo de atrasado mental, sem ofensa para as pessoas)

  1. Repare-se como começaram de parte a parte desavindos e agora está a dar num perfeito casamento devido à obediência que o actual governo tem tido para com a UE coisa que tanto criticavam do anterior governo, não menos estranho é como os outros dois partidos extremistas que sustentam o governo PCP/BE vão engolindo tantos sapos sem mostrarem sintomas de enjoo, tudo isto parece funcionar numa perfeita harmonia ainda mais perfeita do que a grega, nem no circo se encontraria comédia mais perfeita!.

  2. Esse é um ponto de vista, válido pois claro, mas o meu difere. Sem ter nenhuma especial simpatia pelo actual governo, parece-me que é mais a UE a tentar pôr panos quentes nessas desavenças, para evitar que lhes fuja outro. À Grecia conseguiram controlar (leia-se esmagar) e não lhes interessa, em pleno processo Brexit, que outros “rufias” abandonem o barco.
    Obedientes foram os do governo anterior, mas com poucos resultados, segundo as estatísticas. Embora as estatísticas valham o que valem.
    Quanto ao seu conceito de extremismo, nem opino.

    • Pois… também me parece mais isso…
      Julgo é que o comentador anterior pode não se ter apercebido da tua resposta, porque comentas-te para o geral e não respondes-te para ele…

  3. Só se é pelas “fintas e malabarismos”, com que, entretanto – mas só entretanto – aldraba o pessoal.

    Mas, tal como na vida, nas finanças, as aldrabices chegam sempre ao fim e as verdades vêem SEMPRE à tona !
    Aguardemos pelo “fim do jogo” !

  4. A mim parece-me jocosa a comparação.
    Nem sei como é que o Presidente da República embarcou na palhaçada. Fico com a impressão que o ministro estava a escarnecer (deves julgar que és o Ronaldo)…. mas nós, num estilo mesmo à Toni & Zezé (Conversa da treta), embarcamos…
    de qualquer forma espero que sejam coerentes e se apressem a reduzir IRS e devolver salários..

  5. Comentários ,cada um é livre de fazer os que quiser.Mas,não podem ser politiqueiros ou ignorantes ao ponto de não verem ou não quererem ver que este Ministro e este governo tem feito um trabalho que lhes é reconhecido por Instancias internacionais. O resto é paleio da treta.

  6. Se os números que apresentam são exactos ou nem por isso, a seu tempo se verá. Uma coisa é certa e salta à vista: Estão a fazer bem melhor serviço que os inquilinos anteriores.
    Que é o turismo, que é a conjuntura favorável, ou até o factor sorte? Pode ser, mas um bom gestor também deve saber gerir essas oportunidades.

    • Sem duvida!
      Mas a tudo o que referiu há a somar a desmontagem duma falácia até aqui repetida, que é o crescimento se dever apenas ao turismo. É MENTIRA!
      Ainda ontem um pasquim, que pessoalmente não gosto porque acho tendencioso, referia que Portugal bateu o record de exportações, DESDE HÁ 30 ANOS, com produtos metalurgicos, qualquer coisa como 1500 milhões de euros deste setor, só no primeiro trimestre.
      Toda a industria exportadora está a crescer, dados oficiais, tudo o resto é ressabiamento de quem não aceita que o País está a produzir mais, a melhorar.

RESPONDER

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …