Schaüble diz que Centeno é “o Ronaldo do Ecofin”

Olivier Hoslet / EPA

Mário Centeno cumprimenta Wolfgang Schäuble, em Bruxelas, após a vitória de Portugal no Euro 2016

Mário Centeno cumprimenta Wolfgang Schäuble, em Bruxelas, após a vitória de Portugal no Euro 2016

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaüble, que sempre teve duras críticas para o actual Governo português, diz agora que Mário Centeno é “o Ronaldo do Ecofin”.

As palavras de Wolfgang Schaüble dirigidas a Centeno surgiram precisamente no âmbito de uma reunião do Ecofin, o grupo que reúne os ministros das Finanças da União Europeia.

Tudo aconteceu quando “Centeno se dirigiu ao ministro alemão para o cumprimentar”, avança a TVI24. “Nessa altura, comparou o ministro português a Cristiano Ronaldo falando para os presentes”, acrescenta o canal de notícias.

A newsletter do conceituado site Politico também faz referência ao momento, notando que o elogio de Schaüble a Centeno é um “progresso” tal que é visto por uma fonte portuguesa “como vencer a Eurovisão”.

Schaüble teceu várias críticas ao actual Governo, de parceria entre o PS, o Bloco de Esquerda e o PCP. Chegou a dizer que Portugal estava a ser “muito bem sucedido até ao novo Governo” e a avisar que o país poderia precisar de novo resgate se não cumprisse as regras, inflacionando assim os juros da dívida nacional.

Mas agora o ministro alemão estará rendido aos bons resultados obtidos por Centeno na pasta das Finanças de Portugal, numa altura em que a Comissão Europeia propôs a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo.

Há doze meses, era tudo tão diferente. Portugal estava à beira de sanções económicas da União Europeia e o sucesso do seu novo Governo de coligação de esquerda estava longe de ser garantido. Hoje, já não viola as regras orçamentais da UE e espera entregar antecipadamente 10 mil milhões de euros ao FMI”, escreve-se na newsletter do Politico.

E dentro deste cenário positivo, Centeno volta novamente a ser falado como possível futuro líder do Eurogrupo, que junta os ministros das Finanças da Zona Euro, para substituir o mal-amado Jeroen Dijsselbloem.

SV, ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

      • Eu sou um grande defensor do CR7 ( nem sequer está em causa o futebol )
        Estamos a falar em politica… finanças, etc… logo disse alguma “inverdade” como os politicos? É que tu: “Julio de Matos” com esse nome deves de ser atrasado mental mesmo… e lembra-te que não te tratei mal e tu trataste-me ( mas isso é mesmo de atrasado mental, sem ofensa para as pessoas)

  1. Repare-se como começaram de parte a parte desavindos e agora está a dar num perfeito casamento devido à obediência que o actual governo tem tido para com a UE coisa que tanto criticavam do anterior governo, não menos estranho é como os outros dois partidos extremistas que sustentam o governo PCP/BE vão engolindo tantos sapos sem mostrarem sintomas de enjoo, tudo isto parece funcionar numa perfeita harmonia ainda mais perfeita do que a grega, nem no circo se encontraria comédia mais perfeita!.

  2. Esse é um ponto de vista, válido pois claro, mas o meu difere. Sem ter nenhuma especial simpatia pelo actual governo, parece-me que é mais a UE a tentar pôr panos quentes nessas desavenças, para evitar que lhes fuja outro. À Grecia conseguiram controlar (leia-se esmagar) e não lhes interessa, em pleno processo Brexit, que outros “rufias” abandonem o barco.
    Obedientes foram os do governo anterior, mas com poucos resultados, segundo as estatísticas. Embora as estatísticas valham o que valem.
    Quanto ao seu conceito de extremismo, nem opino.

    • Pois… também me parece mais isso…
      Julgo é que o comentador anterior pode não se ter apercebido da tua resposta, porque comentas-te para o geral e não respondes-te para ele…

  3. Só se é pelas “fintas e malabarismos”, com que, entretanto – mas só entretanto – aldraba o pessoal.

    Mas, tal como na vida, nas finanças, as aldrabices chegam sempre ao fim e as verdades vêem SEMPRE à tona !
    Aguardemos pelo “fim do jogo” !

  4. A mim parece-me jocosa a comparação.
    Nem sei como é que o Presidente da República embarcou na palhaçada. Fico com a impressão que o ministro estava a escarnecer (deves julgar que és o Ronaldo)…. mas nós, num estilo mesmo à Toni & Zezé (Conversa da treta), embarcamos…
    de qualquer forma espero que sejam coerentes e se apressem a reduzir IRS e devolver salários..

  5. Comentários ,cada um é livre de fazer os que quiser.Mas,não podem ser politiqueiros ou ignorantes ao ponto de não verem ou não quererem ver que este Ministro e este governo tem feito um trabalho que lhes é reconhecido por Instancias internacionais. O resto é paleio da treta.

  6. Se os números que apresentam são exactos ou nem por isso, a seu tempo se verá. Uma coisa é certa e salta à vista: Estão a fazer bem melhor serviço que os inquilinos anteriores.
    Que é o turismo, que é a conjuntura favorável, ou até o factor sorte? Pode ser, mas um bom gestor também deve saber gerir essas oportunidades.

    • Sem duvida!
      Mas a tudo o que referiu há a somar a desmontagem duma falácia até aqui repetida, que é o crescimento se dever apenas ao turismo. É MENTIRA!
      Ainda ontem um pasquim, que pessoalmente não gosto porque acho tendencioso, referia que Portugal bateu o record de exportações, DESDE HÁ 30 ANOS, com produtos metalurgicos, qualquer coisa como 1500 milhões de euros deste setor, só no primeiro trimestre.
      Toda a industria exportadora está a crescer, dados oficiais, tudo o resto é ressabiamento de quem não aceita que o País está a produzir mais, a melhorar.

RESPONDER

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …

Igreja flutuante "nasceu" num canal de Londres

A Denizen Works recentemente concluiu uma igreja flutuante pouco ortodoxa em Londres, no Reino Unido. O projeto tem um novo teto que pode ser baixado ou levantado conforme as necessidades. Batizado de Génesis em homenagem ao …

Compostos de alga vermelha da costa de Peniche eficazes no tratamento do cancro

A alga vermelha “Sphaerococcus coronopifolius” da costa de Peniche possui compostos com atividade antitumoral que podem contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos ou potenciar o efeito de fármacos de combate ao cancro já existentes, …

Surto de covid-19 em Vila Flor. Festa de aniversário de autarca gera polémica

A festa organizada por funcionários da Câmara de Vila Flor, no distrito de Bragança, para celebrar o aniversário do seu presidente, está a dar que falar. O município já conta com cerca de 70 infetados. De …

Alberto II da Bélgica conhece filha de relação extraconjugal pela primeira vez

O antigo rei Alberto II da Bélgica encontrou-se pela primeira vez com a filha Delphine de Saxe-Cobourg, depois de anos de negações sobre a paternidade da recém-reconhecida princesa. De acordo com o jornal britânico The Independent, …