Schäuble avisa que Portugal pode precisar de novo resgate se não cumprir regras

epa04845226 German Finance Minister Wolfgang Schauble at the start of the Eurogroup finance ministers meeting at the European Council headquarters in Brussels, Belgium, 13 July 2015. Eurozone finance ministers were to discuss a range of issues including the election of the Eurogroup president and the current situation affecting Greece. EPA/STEPHANIE LECOCQStephanie Lecocq / EPA

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou esta quarta-feira que Portugal está a pedir “um segundo programa” e que “vai consegui-lo”, mas depois suavizou o tom e disse que o país pode precisar de novo resgate “se não cumprir as regras europeias”.

De acordo com a agência Bloomberg, Wolfgang Schäuble afirmou, numa conferência em Berlim, que Portugal está a pedir “um novo programa” e que “vai consegui-lo”.

No entanto, o governante alemão corrigiu depois aos jornalistas as suas declarações: “Os portugueses não o querem e não vão precisar de um segundo resgate se cumprirem as regras europeias”, precisou.

“Eles têm de cumprir as regras europeias ou então vão ter dificuldades”, disse o ministro das Finanças alemão em Berlim.

O Ministério das Finanças português, Mário Centeno, já reagiu às declarações de Wolfgang Schäuble.

“Tendo em conta as declarações do ministro alemão das Finanças, e ainda que tendo sido imediatamente corrigidas pelo próprio, o Ministério das Finanças esclarece que não está em consideração qualquer novo plano de ajuda financeira a Portugal, ao contrário do que o governante alemão inicialmente terá dito”, refere o comunicado.

O ministério liderado por Mário Centeno afirma ainda que “o governo continua e continuará focado no cumprimento das metas estabelecidas para retirar Portugal do Procedimento por Défices Excessivos”.

/Lusa

9 COMENTÁRIOS

  1. Comentários reveladores do tipo de personagem… Mórbido.
    O homem está raivoso, por termos um governo de geringonça que funciona mesmo…

    • É isso! E ele (mais os seus amigos) fará de tudo para obrigar a queda deste governo para terem um mais “favorável” (não sei se me estás a entender…).

  2. Sr Wolfgang Schäuble: Se se esquecer de reabastecer a casa de banho com papel higiénico, é melhor que pense em limpar… à mão!

  3. Este monte de estrume não tem qualquer respeito por nada nem por ninguém!!
    Não há duvidas que fez de propósito para causar instabilidade a arranjar problemas a Portugal!
    Um “bicho” destes nem devia ter direito a respirar, quanto mais a falar em Portugal…
    Foi pena não terem acertado na cabeça quanto o tentaram matar!..
    Espero que tenha uma morte lenta e dolorosa (que é o que ele parece desejar aos outros)!..

  4. É impressionante como o Zé Tuga gosta de ser enganado e andar iludido… Gosta que lhe mintam em vez de ouvir as verdades. Enquanto uns constroem Mercedes, BMW, AUDI, Porsches, o Zé Tuga produz pastéis de nata. O que podemos dizer? Cada um tem o que merece! 😉

RESPONDER

Anacom acaba com campanha de 2GB "oferecidos" no MEO

A polémica campanha do presente envenenado dos 2GB "oferecidos" do MEO parece - finalmente - já ter gerado reclamações suficientes, ao ponto da Anacom ter determinado o fim da campanha nos moldes actuais, e para o …

Austrália vai construir a maior fábrica de energia solar concentrada do mundo

Na Austrália, um novo projecto prepara-se para construir a que será a maior fábrica de energia solar do mundo no modelo "energia solar concentrada com torre única. Quando uma notícia sobre um novo projecto de fábrica …

Vídeo mostra quinto terrorista a ser abatido pela polícia

Imagens divulgadas na Internet e postas a circular por vários jornais espanhóis revelam o momento em que foi abatido o quinto terrorista de Cambrils, em Tarragona, a cerca de 200 quilómetros de Barcelona. Horas depois do …

Câmara do Funchal pode ter "comprometido a investigação" à queda da árvore

A demora do Ministério Público na suspensão das peritagens da Câmara do Funchal à árvore que caiu no Largo da Fonte, matando 13 pessoas, pode ter comprometido a investigação, devido a um possível "desvirtuamento de …

Líder do movimento pela Extinção da Espécie Humana no Porto

O ativista norte-americano Les Knight, fundador do Movimento para a Extinção Voluntária da Espécie Humana, VHEMT, vai ser um dos oradores convidados do Fórum do Futuro, anunciou a Mala Voadora, parceira da organização. A quarta edição …

GalpGate já tem 11 arguidos

A investigação ao caso das viagens pagas a políticos pela Galp para os jogos da seleção portuguesa, em França, no Euro2016, conta já com 11 arguidos, 10 indivíduos e uma empresa, confirmou a Procuradoria Geral …

Javalis com fome e sede invadem praias de Setúbal

O calor extremo está a levar os javalis a banhos nas águas das praias de Setúbal, para surpresa de banhistas e preocupação de elementos da associação Clube da Arrábida que fala num "problema fora de …

Governo tem "tanta culpa de Pedrógão como mérito pela vitória na Eurovisão"

O primeiro-ministro garantiu hoje, em entrevista ao jornal Expresso, que serão apuradas responsabilidades em relação a Pedrógão Grande, mas insistiu que a tragédia em que 64 pessoas morreram “não é o padrão” no desempenho da …

Jovem que estava desaparecida é a segunda vítima mortal portuguesa

O primeiro-ministro, António Costa, confirmou hoje que a rapariga de 20 anos que estava desaparecida após o atentado terrorista de quinta-feira em Barcelona, Espanha, é a segunda vítima mortal portuguesa. A jovem que se encontrava desaparecida …

O supervulcão de Yellowstone está a deformar a superfície da Terra

Desde o dia 12 de junho, a caldeira vulcânica do Parque Nacional de Yellowstone, no Wyoming, Estados Unidos, registou mais de 1500 tremores de terra. O supervulcão do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, está …