Schäuble avisa que Portugal pode precisar de novo resgate se não cumprir regras

epa04845226 German Finance Minister Wolfgang Schauble at the start of the Eurogroup finance ministers meeting at the European Council headquarters in Brussels, Belgium, 13 July 2015. Eurozone finance ministers were to discuss a range of issues including the election of the Eurogroup president and the current situation affecting Greece. EPA/STEPHANIE LECOCQStephanie Lecocq / EPA

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou esta quarta-feira que Portugal está a pedir “um segundo programa” e que “vai consegui-lo”, mas depois suavizou o tom e disse que o país pode precisar de novo resgate “se não cumprir as regras europeias”.

De acordo com a agência Bloomberg, Wolfgang Schäuble afirmou, numa conferência em Berlim, que Portugal está a pedir “um novo programa” e que “vai consegui-lo”.

No entanto, o governante alemão corrigiu depois aos jornalistas as suas declarações: “Os portugueses não o querem e não vão precisar de um segundo resgate se cumprirem as regras europeias”, precisou.

“Eles têm de cumprir as regras europeias ou então vão ter dificuldades”, disse o ministro das Finanças alemão em Berlim.

O Ministério das Finanças português, Mário Centeno, já reagiu às declarações de Wolfgang Schäuble.

“Tendo em conta as declarações do ministro alemão das Finanças, e ainda que tendo sido imediatamente corrigidas pelo próprio, o Ministério das Finanças esclarece que não está em consideração qualquer novo plano de ajuda financeira a Portugal, ao contrário do que o governante alemão inicialmente terá dito”, refere o comunicado.

O ministério liderado por Mário Centeno afirma ainda que “o governo continua e continuará focado no cumprimento das metas estabelecidas para retirar Portugal do Procedimento por Défices Excessivos”.

/Lusa

9 COMENTÁRIOS

  1. Comentários reveladores do tipo de personagem… Mórbido.
    O homem está raivoso, por termos um governo de geringonça que funciona mesmo…

    • É isso! E ele (mais os seus amigos) fará de tudo para obrigar a queda deste governo para terem um mais “favorável” (não sei se me estás a entender…).

  2. Sr Wolfgang Schäuble: Se se esquecer de reabastecer a casa de banho com papel higiénico, é melhor que pense em limpar… à mão!

  3. Este monte de estrume não tem qualquer respeito por nada nem por ninguém!!
    Não há duvidas que fez de propósito para causar instabilidade a arranjar problemas a Portugal!
    Um “bicho” destes nem devia ter direito a respirar, quanto mais a falar em Portugal…
    Foi pena não terem acertado na cabeça quanto o tentaram matar!..
    Espero que tenha uma morte lenta e dolorosa (que é o que ele parece desejar aos outros)!..

  4. É impressionante como o Zé Tuga gosta de ser enganado e andar iludido… Gosta que lhe mintam em vez de ouvir as verdades. Enquanto uns constroem Mercedes, BMW, AUDI, Porsches, o Zé Tuga produz pastéis de nata. O que podemos dizer? Cada um tem o que merece! 😉

RESPONDER

May promete facilitar permanência de cidadãos europeus no Reino Unido

A primeira-ministra britânica prometeu, esta quinta-feira, "facilitar" a estadia dos cidadãos europeus no Reino Unido depois do Brexit, ao mesmo tempo que garantiu que o consenso com a União Europeia nesta matéria está "muito perto". Theresa …

Bruxelas deve considerar despesas dos incêndios como “excecionais”

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, defendeu esta quinta-feira que as despesas públicas resultantes dos devastadores incêndios em Portugal sejam consideradas como "circunstâncias excecionais", sem consequências na avaliação orçamental a fazer por Bruxelas. "Parece-me …

Creme anticelulite tem ingrediente proibido

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) pediu ao Infarmed a retirada do mercado do creme 'Depuralina Celulite', por conter um ingrediente proibido em cosméticos, na União Europeia, desde 2015. De acordo com um …

Benfica recebe o V. Setúbal, FC Porto o Portimonense e Sporting o Famalicão

O sorteio realizado, esta quinta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, ditou que os três grandes vão jogar em casa. Benfica e FC Porto jogam com outras duas equipas da I Liga, enquanto que o …

Líder neonazi britânico declara-se homossexual, revela ser judeu e abandona movimento

Um proeminente líder neonazi da Frente Nacional (NF) britânica deixou o movimento depois de se declarar homossexual e revelar a sua herança judaica. O líder fez as revelações sobre o seu passado violento enquanto renunciava …

Costa pediu finalmente desculpas (contrariado e só como cidadão)

"Se me quer ouvir pedir desculpas, eu peço desculpas". Eis como António Costa fez um mea culpa contrariado pelos trágicos incêndios que mataram mais de 100 pessoas, nos últimos meses, num debate parlamentar onde confessou …

Material de Tancos abre guerra entre o Ministério Público e militares

A Polícia Judiciária Militar não informou o Ministério Público nem os procuradores da Unidade Nacional de Contraterrorismo da PJ de que tinha encontrado o material de guerra roubado, em junho passado, em Tancos. Segundo o Diário …

Sócrates "usou" ministros em benefício próprio

A actual ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e os antigos ministros Mário Lino, António Mendonça e Carlos Fonseca foram "instrumentalizados" por José Sócrates para favorecerem os seus interesses e os Grupos Lena e Espírito …

Benfica alvo de buscas por suspeitas de corrupção passiva e ativa

Elementos da Polícia Judiciária (PJ) estão a fazer buscas em instalações do Benfica, no âmbito do caso dos emails, numa investigação que se centra em suspeitas de corrupção passiva e activa. Fonte oficial do Benfica confirmou …

Ex-Comandante Nacional desviou meios do grande incêndio de Mação

A fita do tempo veio confirmar as suspeitas que o presidente da câmara de Mação, Vasco Estrela, que falava num desvio de meios e equipas no primeiro incêndio que tomou conta do concelho. No início de …