Schäuble avisa que Portugal pode precisar de novo resgate se não cumprir regras

epa04845226 German Finance Minister Wolfgang Schauble at the start of the Eurogroup finance ministers meeting at the European Council headquarters in Brussels, Belgium, 13 July 2015. Eurozone finance ministers were to discuss a range of issues including the election of the Eurogroup president and the current situation affecting Greece. EPA/STEPHANIE LECOCQStephanie Lecocq / EPA

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou esta quarta-feira que Portugal está a pedir “um segundo programa” e que “vai consegui-lo”, mas depois suavizou o tom e disse que o país pode precisar de novo resgate “se não cumprir as regras europeias”.

De acordo com a agência Bloomberg, Wolfgang Schäuble afirmou, numa conferência em Berlim, que Portugal está a pedir “um novo programa” e que “vai consegui-lo”.

No entanto, o governante alemão corrigiu depois aos jornalistas as suas declarações: “Os portugueses não o querem e não vão precisar de um segundo resgate se cumprirem as regras europeias”, precisou.

“Eles têm de cumprir as regras europeias ou então vão ter dificuldades”, disse o ministro das Finanças alemão em Berlim.

O Ministério das Finanças português, Mário Centeno, já reagiu às declarações de Wolfgang Schäuble.

“Tendo em conta as declarações do ministro alemão das Finanças, e ainda que tendo sido imediatamente corrigidas pelo próprio, o Ministério das Finanças esclarece que não está em consideração qualquer novo plano de ajuda financeira a Portugal, ao contrário do que o governante alemão inicialmente terá dito”, refere o comunicado.

O ministério liderado por Mário Centeno afirma ainda que “o governo continua e continuará focado no cumprimento das metas estabelecidas para retirar Portugal do Procedimento por Défices Excessivos”.

/Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Comentários reveladores do tipo de personagem… Mórbido.
    O homem está raivoso, por termos um governo de geringonça que funciona mesmo…

    • É isso! E ele (mais os seus amigos) fará de tudo para obrigar a queda deste governo para terem um mais “favorável” (não sei se me estás a entender…).

  2. Sr Wolfgang Schäuble: Se se esquecer de reabastecer a casa de banho com papel higiénico, é melhor que pense em limpar… à mão!

  3. Este monte de estrume não tem qualquer respeito por nada nem por ninguém!!
    Não há duvidas que fez de propósito para causar instabilidade a arranjar problemas a Portugal!
    Um “bicho” destes nem devia ter direito a respirar, quanto mais a falar em Portugal…
    Foi pena não terem acertado na cabeça quanto o tentaram matar!..
    Espero que tenha uma morte lenta e dolorosa (que é o que ele parece desejar aos outros)!..

  4. É impressionante como o Zé Tuga gosta de ser enganado e andar iludido… Gosta que lhe mintam em vez de ouvir as verdades. Enquanto uns constroem Mercedes, BMW, AUDI, Porsches, o Zé Tuga produz pastéis de nata. O que podemos dizer? Cada um tem o que merece! 😉

RESPONDER

Tondela vs Benfica | Pizzão em goleada na Beira Alta

O Benfica conseguiu a maior goleada da sua temporada fora de casa. Na deslocação a Tondela, os “encarnados” venceram por claros 5-1, numa noite de grande inspiração de Pizzi – estreou-se a marcar esta época …

Turquia quer abrir embaixada na parte oriental de Jerusalém como capital palestiniana

O presidente da Turquia disse, este domingo, que o país planeia abrir uma embaixada em Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado palestiniano, depois dos EUA terem reconhecido Jerusalém como capital de Israel. “Já declarámos …

Sporting vs Portimonense | Leão sereno soma e segue

O Sporting subiu ao primeiro lugar da tabela na Liga NOS, de forma provisória, ao vencer, por 2-0, o Portimonense, em Alvalade. A equipa liderada por Jorge Jesus soube contrariar as adversidades impostas por um Portimonense …

Isabel dos Santos usou dinheiro da Unitel para controlar a Zon e criar a NOS

A empresária angolana utilizou dinheiro da maior operadora móvel do país para comprar ações da Zon e realizar a fusão entre a Zon e a Optimus, criando a NOS.  Segundo o Público, entre maio de 2012 …

Empresas de autocarro e comboio de acidente em França com versões contraditórias

A condutora do autocarro que, na quinta-feira, colidiu com um comboio, no sudoeste de França, diz que as cancelas da passagem de nível estavam levantadas quando atravessou a linha, mas a companhia ferroviária afirma o …

Santana Lopes "está a fazer as mesmas trapalhadas que fazia em 2004"

O antigo presidente da Câmara do Porto diz que, relativamente à questão dos debates na televisão, o rival à liderança do PSD só está a mostrar que continua "a fazer exatamente as mesmas trapalhadas que …

Equipa de Trump acusa Mueller de ter obtido milhares de emails ilegalmente

O Procurador Especial que investiga a interferência russa nas eleições presidenciais dos EUA em 2016 obteve de forma ilegal "dezenas de milhares de emails", segundo um advogado da equipa de transição de Donald Trump. Numa carta …

6 meses depois, ainda há quem pergunte pela "estrada da morte"

O chamado "turismo da desgraça" ainda persiste pela zona de Pedrógão Grande, mas com muito menos frequência do que nas primeiras semanas e meses após o incêndio de 17 de junho. Na estrada 236-1, seis meses …

Atentado contra igreja no Paquistão faz pelo menos 8 mortos e 30 feridos

Pelo menos oito pessoas morreram e 30 ficaram feridas, este domingo, durante um ataque suicida contra uma igreja no sudoeste do Paquistão a poucos dias do Natal, anunciou a polícia. O ataque foi perpetrado por dois …

Gravuras rupestres mostram que os cães ajudaram o Homem a sobreviver

Foram descobertas na Arábia Saudita gravuras rupestres que mostram que o Homem já caçava com cães há oito mil anos. Os cientistas continuam a tentar perceber quando e como é que começou a relação entre humanos …