Schäuble avisa que Portugal pode precisar de novo resgate se não cumprir regras

epa04845226 German Finance Minister Wolfgang Schauble at the start of the Eurogroup finance ministers meeting at the European Council headquarters in Brussels, Belgium, 13 July 2015. Eurozone finance ministers were to discuss a range of issues including the election of the Eurogroup president and the current situation affecting Greece. EPA/STEPHANIE LECOCQStephanie Lecocq / EPA

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou esta quarta-feira que Portugal está a pedir “um segundo programa” e que “vai consegui-lo”, mas depois suavizou o tom e disse que o país pode precisar de novo resgate “se não cumprir as regras europeias”.

De acordo com a agência Bloomberg, Wolfgang Schäuble afirmou, numa conferência em Berlim, que Portugal está a pedir “um novo programa” e que “vai consegui-lo”.

No entanto, o governante alemão corrigiu depois aos jornalistas as suas declarações: “Os portugueses não o querem e não vão precisar de um segundo resgate se cumprirem as regras europeias”, precisou.

“Eles têm de cumprir as regras europeias ou então vão ter dificuldades”, disse o ministro das Finanças alemão em Berlim.

O Ministério das Finanças português, Mário Centeno, já reagiu às declarações de Wolfgang Schäuble.

“Tendo em conta as declarações do ministro alemão das Finanças, e ainda que tendo sido imediatamente corrigidas pelo próprio, o Ministério das Finanças esclarece que não está em consideração qualquer novo plano de ajuda financeira a Portugal, ao contrário do que o governante alemão inicialmente terá dito”, refere o comunicado.

O ministério liderado por Mário Centeno afirma ainda que “o governo continua e continuará focado no cumprimento das metas estabelecidas para retirar Portugal do Procedimento por Défices Excessivos”.

/Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Comentários reveladores do tipo de personagem… Mórbido.
    O homem está raivoso, por termos um governo de geringonça que funciona mesmo…

    • É isso! E ele (mais os seus amigos) fará de tudo para obrigar a queda deste governo para terem um mais “favorável” (não sei se me estás a entender…).

  2. Sr Wolfgang Schäuble: Se se esquecer de reabastecer a casa de banho com papel higiénico, é melhor que pense em limpar… à mão!

  3. Este monte de estrume não tem qualquer respeito por nada nem por ninguém!!
    Não há duvidas que fez de propósito para causar instabilidade a arranjar problemas a Portugal!
    Um “bicho” destes nem devia ter direito a respirar, quanto mais a falar em Portugal…
    Foi pena não terem acertado na cabeça quanto o tentaram matar!..
    Espero que tenha uma morte lenta e dolorosa (que é o que ele parece desejar aos outros)!..

  4. É impressionante como o Zé Tuga gosta de ser enganado e andar iludido… Gosta que lhe mintam em vez de ouvir as verdades. Enquanto uns constroem Mercedes, BMW, AUDI, Porsches, o Zé Tuga produz pastéis de nata. O que podemos dizer? Cada um tem o que merece! 😉

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …