Santarém vai eleger menos um deputado e Setúbal mais um

Wikimedia

-

O círculo eleitoral de Santarém vai eleger menos um deputado nas legislativas, ganhando Setúbal mais um lugar no Parlamento, de acordo com o mapa aprovado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) e que aguarda publicação em Diário da República.

O mapa oficial, aprovado na quarta-feira pela CNE, determina que Santarém passará a eleger nove deputados (menos um em relação aos 10 a que teve direito nas legislativas de 2011) e Setúbal irá escolher 18 parlamentares (mais um em relação às anteriores eleições gerais).

Em todos os outros círculos, mantém-se a distribuição das eleições de 2011, apesar de nove círculos terem ganho eleitores (Aveiro, Braga, Faro, Lisboa, Porto, Setúbal, Açores e os círculos da Europa e Fora da Europa) e treze terem perdido (Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu e, ainda que ligeiramente, Madeira).

Nos círculos da emigração, o aumento mais significativo verificou-se no círculo Fora da Europa, que passou de 120.068 eleitores em 2011 para 164.273 eleitores, um aumento de 44.205 eleitores.

Já o círculo da Europa ganhou pouco mais de três mil eleitores, passando de 75.114 em 2011 para 78.253 eleitores, de acordo com os dados fornecidos pela Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, relativa a 3 de agosto (e que ainda podem sofrer pequenas atualizações, já que o recenseamento só terminou a 4 de agosto).

O número de eleitores global também subiu, em cerca de 60 mil eleitores: são agora 9.682.823 os portugueses que poderão votar nas legislativas de 4 de outubro, contra os 9.621.076 de há quatro anos.

É a seguinte a distribuição dos deputados pelos 22 círculos: 16 por Aveiro, 3 por Beja, 19 por Braga, 3 por Bragança, 4 por Castelo Branco, 9 por Coimbra, 3 por Évora, 9 por Faro, 4 pela Guarda, 10 por Leiria, 47 por Lisboa, 2 por Portalegre, 39 pelo Porto, 9 por Santarém, 18 por Setúbal, 6 por Viana do Castelo, 5 por Vila Real, 9 por Viseu, 5 pelos Açores, 6 pela Madeira, 2 pela Europa e 2 por Fora da Europa, num total de 230 deputados.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …

IL quer reduzir IVA da alimentação infantil e retirar limitação etária nas deduções do IRS

A Iniciativa Liberal apresentou, esta sexta-feira, duas propostas para reduzir o IVA da alimentação para crianças pequenas para 6% e para eliminar a limitação etária na dedução do IRS para famílias que tenham mais do …

Sintra comemora 25 anos como Património da UNESCO com mais de 200 eventos

O município de Sintra assinala os 25 anos da elevação a Património Mundial com a realização de mais de 200 eventos, nomeadamente uma exposição que reúne obras sobre o concelho desde a antiguidade à contemporaneidade. Sintra, …