Salgado transferiu fortuna para a mulher e os filhos

José Sena Goulão / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado passou quase todas as propriedades para a mulher e os três filhos em março de 2014, poucos meses antes do colapso do Banco Espírito Santo.

De acordo com o Sol, apenas quatro dos mais de 600 imóveis arrestados pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) estão no nome do banqueiro, sendo que são propriedades que pertencem aos irmãos Espírito Santo Silva Salgado e a um dos seus filhos.

Ricardo Salgado, em prisão domiciliária desde 24 de julho, transferiu a gestão de grande parte do seu património – e os bens de maior valor – para a esposa e três filhos, cinco meses antes do colapso do BES.

O Sol refere documentos que comprovam que, em março do ano passado, 273 prédios e 346 frações deixaram de estar no nome de Ricardo Salgado e passaram para os nomes da esposa, Maria João Bastos Salgado – com quem casou por separação de bens -, e dos filhos Catarina, Ricardo e José Salgado.

Foi também em março de 2014 que o contabilista da Espírito Santo International, Machado da Cruz, assumiu que a dívida da ESI teria sido ocultada com o conhecimento de Salgado e de outros membros da família, pelo menos desde 2008.

A transferência de propriedade foi feita através da Pedra da Nau, sociedade de administração de bens criada em 2000 para administrar os bens da família Salgado, podendo “adquirir, alienar ou arrendar quaisquer prédios rústicos ou urbanos”, refere o semanário.

Presidida pelo ex-banqueiro e tendo como vogais a sua esposa e o filho Ricardo até 2 de junho do ano passado, a sociedade passou nessa altura para a gestão de Maria João Salgado, então eleita presidente do conselho de administração, e o número de administradores reduzido para dois: Maria João e Ricardo, o filho do meio do casal.

Ainda assim a Justiça conseguiu em maio deste ano o arresto preventivo de centena de imóveis da sociedade, partindo do pressuposto de que os bens pertencem de facto a Salgado.

O arresto visa “impedir uma eventual dissipação de bens que ponha em causa, em caso de condenação, o pagamento de quaisquer quantias associadas à prática de crime, nomeadamente a indemnização de lesados ou a perda a favor do Estado das vantagens obtidas a com atividade criminosa” – indemnizações estimadas em 1,8 mil milhões de euros.

Salgado nega

Entretanto, um comunicado enviado às redações pela assessoria de imprensa de Ricardo Salgado nega a notícia avançada pelo Sol.

“Esta notícia é falsa. Confunde alterações na composição do Conselho de Administração de uma sociedade com transferência de bens, refere 273 prédios e 346 frações que passaram para a esposa de Salgado, o que é uma pura falsidade e fantasia. Atribui aos bens arrestados à sociedade Pedra da Nau, S.A. um valor de 1,8 mil milhões de euros que é, igualmente, mais uma pura fantasia”, lê-se no comunicado.

“A única transferência de ações da sociedade Pedra da Nau, S.A. efetuada pelo Dr. Ricardo Salgado foi de uma posição minoritária sem relevância significativa, dando execução a uma decisão há muito tomada e com total transparência”, sublinha.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. E então…. está mais que visto que foi um acto premeditado, para que os seus bens não possam ser arrestados. Se a lei funcionar da mesma forma para ricos, pobres e assim assim,… esse acto pode ser anulado e os bens considerados como propriedade do Sr. Dono disto tudo…

    Se assim não for… não percebo nada das leis deste país. São interpretadas para os pobres de uma maneira e para os ricos …. alguém enche os bolsos.

  2. Mas ninguém prende para sempre este vígaro, que fez todos estas manobras com o dinheiro de quem trabalhou a sério e confiou no malandro?

  3. Não sei se os inteligentíssimos comentadores leram noticia, mas, muito desse património que mudou de nome, foi arrestado pela justiça.
    A vontade de comentar é tanta que nem interessa que saiam só disparates…

  4. Estão à espera de quê para prender essa cambada de ladrões? essa fortuna foi roubada aos pobres, aqueles que lutaram a vida inteira para juntar o chamado pé de meia e agora estão na miseria

    • Ah?!
      Que confusão para aí vai…
      Quem é que ficou na miséria?!!
      Nenhum depositante do BES ficou sem qualquer tostão!!
      É melhor informar-se antes de escrever (mais) barbaridades…

RESPONDER

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …