Salgado transferiu fortuna para a mulher e os filhos

José Sena Goulão / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado passou quase todas as propriedades para a mulher e os três filhos em março de 2014, poucos meses antes do colapso do Banco Espírito Santo.

De acordo com o Sol, apenas quatro dos mais de 600 imóveis arrestados pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) estão no nome do banqueiro, sendo que são propriedades que pertencem aos irmãos Espírito Santo Silva Salgado e a um dos seus filhos.

Ricardo Salgado, em prisão domiciliária desde 24 de julho, transferiu a gestão de grande parte do seu património – e os bens de maior valor – para a esposa e três filhos, cinco meses antes do colapso do BES.

O Sol refere documentos que comprovam que, em março do ano passado, 273 prédios e 346 frações deixaram de estar no nome de Ricardo Salgado e passaram para os nomes da esposa, Maria João Bastos Salgado – com quem casou por separação de bens -, e dos filhos Catarina, Ricardo e José Salgado.

Foi também em março de 2014 que o contabilista da Espírito Santo International, Machado da Cruz, assumiu que a dívida da ESI teria sido ocultada com o conhecimento de Salgado e de outros membros da família, pelo menos desde 2008.

A transferência de propriedade foi feita através da Pedra da Nau, sociedade de administração de bens criada em 2000 para administrar os bens da família Salgado, podendo “adquirir, alienar ou arrendar quaisquer prédios rústicos ou urbanos”, refere o semanário.

Presidida pelo ex-banqueiro e tendo como vogais a sua esposa e o filho Ricardo até 2 de junho do ano passado, a sociedade passou nessa altura para a gestão de Maria João Salgado, então eleita presidente do conselho de administração, e o número de administradores reduzido para dois: Maria João e Ricardo, o filho do meio do casal.

Ainda assim a Justiça conseguiu em maio deste ano o arresto preventivo de centena de imóveis da sociedade, partindo do pressuposto de que os bens pertencem de facto a Salgado.

O arresto visa “impedir uma eventual dissipação de bens que ponha em causa, em caso de condenação, o pagamento de quaisquer quantias associadas à prática de crime, nomeadamente a indemnização de lesados ou a perda a favor do Estado das vantagens obtidas a com atividade criminosa” – indemnizações estimadas em 1,8 mil milhões de euros.

Salgado nega

Entretanto, um comunicado enviado às redações pela assessoria de imprensa de Ricardo Salgado nega a notícia avançada pelo Sol.

“Esta notícia é falsa. Confunde alterações na composição do Conselho de Administração de uma sociedade com transferência de bens, refere 273 prédios e 346 frações que passaram para a esposa de Salgado, o que é uma pura falsidade e fantasia. Atribui aos bens arrestados à sociedade Pedra da Nau, S.A. um valor de 1,8 mil milhões de euros que é, igualmente, mais uma pura fantasia”, lê-se no comunicado.

“A única transferência de ações da sociedade Pedra da Nau, S.A. efetuada pelo Dr. Ricardo Salgado foi de uma posição minoritária sem relevância significativa, dando execução a uma decisão há muito tomada e com total transparência”, sublinha.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. E então…. está mais que visto que foi um acto premeditado, para que os seus bens não possam ser arrestados. Se a lei funcionar da mesma forma para ricos, pobres e assim assim,… esse acto pode ser anulado e os bens considerados como propriedade do Sr. Dono disto tudo…

    Se assim não for… não percebo nada das leis deste país. São interpretadas para os pobres de uma maneira e para os ricos …. alguém enche os bolsos.

  2. Mas ninguém prende para sempre este vígaro, que fez todos estas manobras com o dinheiro de quem trabalhou a sério e confiou no malandro?

  3. Não sei se os inteligentíssimos comentadores leram noticia, mas, muito desse património que mudou de nome, foi arrestado pela justiça.
    A vontade de comentar é tanta que nem interessa que saiam só disparates…

  4. Estão à espera de quê para prender essa cambada de ladrões? essa fortuna foi roubada aos pobres, aqueles que lutaram a vida inteira para juntar o chamado pé de meia e agora estão na miseria

    • Ah?!
      Que confusão para aí vai…
      Quem é que ficou na miséria?!!
      Nenhum depositante do BES ficou sem qualquer tostão!!
      É melhor informar-se antes de escrever (mais) barbaridades…

RESPONDER

Talvez os neandertais não fossem tão brutos como se pensava

Apesar de vários esqueletos de neandertais terem sido encontrados com ferimentos graves na cabeça e no pescoço, um novo estudo sugerem que não fossem tão violentos como se pensava. Na verdade, os níveis de lesões cranianas …

A galáxia mais brilhante do Universo é "canibal"

A galáxia mais brilhante já descoberta no Sistema Solar, a W2246-0526, localizada na constelação Aquarius, devorou não duas mas três das suas galáxias-satélites, o que pode explicar a sua forte luminosidade. De acordo com um novo …

Picasso roubado há 6 anos na Holanda terá sido encontrado sob uma árvore na Roménia

Procuradores romenos estão a investigar se um quadro que apareceu este sábado na Roménia é o mesmo que há seis anos foi roubado de um museu da Holanda, noticiou a agência de notícias Associated Press. A …

O colossal drone solar da Boeing vai voar em 2019

A Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, vai lançar em 2019 o seu drone solar Odysseus, que terá a capacidade voar durante meses de forma autónoma e o objectivo de dar acesso Internet a todo …

Justiça brasileira proíbe TV de divulgar inquérito sobre morte de Marielle Franco

A decisão judicial de proibir a emissão de reportagens sobre a investigação do assassinato da vereadora carioca responde a um pedido da polícia do Rio de Janeiro e do Ministério Público. A emissora afirma que …

Relatório revela 71 locais com elevado risco de inundações em Portugal

Portugal tem 71 zonas com elevado risco de inundação, de acordo com um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que analisou fenómenos extremos ocorridos, fazendo previsões para o futuro. O relatório "Avaliação Preliminar do Risco …

Cinco pessoas mortas por intoxicação de CO em Vila Real

Cinco pessoas da mesma família morreram este domingo, devido a uma intoxicação, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, adiantou à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real. A …

O discurso de ódio já está em Portugal

O diretor da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, alertou, em entrevista à agência Lusa, para a presença do discurso de ódio em Portugal, apontando o combate à discriminação como o maior desafio atual dos direitos …

Menino francês suicida-se após castigo por usar telemóvel na escola

Um menino de 11 anos suicidou-se na cidade de Beausoleil, perto do Mónaco, no sul da França, depois de ter recebido um castigo no colégio por ter usado o telemóvel na sala de aula. A criança, …

X-59: A nova aeronave supersónica experimental da NASA entrou em produção

A Lockheed Martin iniciou a produção do avião supersónico experimental X-59, um contrato, encomendado pela NASA, no valor estimado de cerca de 230 milhões de euros. O X-59 surgiu como a solução da empresa norte-americana para …