Salgado transferiu fortuna para a mulher e os filhos

José Sena Goulão / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado passou quase todas as propriedades para a mulher e os três filhos em março de 2014, poucos meses antes do colapso do Banco Espírito Santo.

De acordo com o Sol, apenas quatro dos mais de 600 imóveis arrestados pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) estão no nome do banqueiro, sendo que são propriedades que pertencem aos irmãos Espírito Santo Silva Salgado e a um dos seus filhos.

Ricardo Salgado, em prisão domiciliária desde 24 de julho, transferiu a gestão de grande parte do seu património – e os bens de maior valor – para a esposa e três filhos, cinco meses antes do colapso do BES.

O Sol refere documentos que comprovam que, em março do ano passado, 273 prédios e 346 frações deixaram de estar no nome de Ricardo Salgado e passaram para os nomes da esposa, Maria João Bastos Salgado – com quem casou por separação de bens -, e dos filhos Catarina, Ricardo e José Salgado.

Foi também em março de 2014 que o contabilista da Espírito Santo International, Machado da Cruz, assumiu que a dívida da ESI teria sido ocultada com o conhecimento de Salgado e de outros membros da família, pelo menos desde 2008.

A transferência de propriedade foi feita através da Pedra da Nau, sociedade de administração de bens criada em 2000 para administrar os bens da família Salgado, podendo “adquirir, alienar ou arrendar quaisquer prédios rústicos ou urbanos”, refere o semanário.

Presidida pelo ex-banqueiro e tendo como vogais a sua esposa e o filho Ricardo até 2 de junho do ano passado, a sociedade passou nessa altura para a gestão de Maria João Salgado, então eleita presidente do conselho de administração, e o número de administradores reduzido para dois: Maria João e Ricardo, o filho do meio do casal.

Ainda assim a Justiça conseguiu em maio deste ano o arresto preventivo de centena de imóveis da sociedade, partindo do pressuposto de que os bens pertencem de facto a Salgado.

O arresto visa “impedir uma eventual dissipação de bens que ponha em causa, em caso de condenação, o pagamento de quaisquer quantias associadas à prática de crime, nomeadamente a indemnização de lesados ou a perda a favor do Estado das vantagens obtidas a com atividade criminosa” – indemnizações estimadas em 1,8 mil milhões de euros.

Salgado nega

Entretanto, um comunicado enviado às redações pela assessoria de imprensa de Ricardo Salgado nega a notícia avançada pelo Sol.

“Esta notícia é falsa. Confunde alterações na composição do Conselho de Administração de uma sociedade com transferência de bens, refere 273 prédios e 346 frações que passaram para a esposa de Salgado, o que é uma pura falsidade e fantasia. Atribui aos bens arrestados à sociedade Pedra da Nau, S.A. um valor de 1,8 mil milhões de euros que é, igualmente, mais uma pura fantasia”, lê-se no comunicado.

“A única transferência de ações da sociedade Pedra da Nau, S.A. efetuada pelo Dr. Ricardo Salgado foi de uma posição minoritária sem relevância significativa, dando execução a uma decisão há muito tomada e com total transparência”, sublinha.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. E então…. está mais que visto que foi um acto premeditado, para que os seus bens não possam ser arrestados. Se a lei funcionar da mesma forma para ricos, pobres e assim assim,… esse acto pode ser anulado e os bens considerados como propriedade do Sr. Dono disto tudo…

    Se assim não for… não percebo nada das leis deste país. São interpretadas para os pobres de uma maneira e para os ricos …. alguém enche os bolsos.

  2. Mas ninguém prende para sempre este vígaro, que fez todos estas manobras com o dinheiro de quem trabalhou a sério e confiou no malandro?

  3. Não sei se os inteligentíssimos comentadores leram noticia, mas, muito desse património que mudou de nome, foi arrestado pela justiça.
    A vontade de comentar é tanta que nem interessa que saiam só disparates…

  4. Estão à espera de quê para prender essa cambada de ladrões? essa fortuna foi roubada aos pobres, aqueles que lutaram a vida inteira para juntar o chamado pé de meia e agora estão na miseria

    • Ah?!
      Que confusão para aí vai…
      Quem é que ficou na miséria?!!
      Nenhum depositante do BES ficou sem qualquer tostão!!
      É melhor informar-se antes de escrever (mais) barbaridades…

RESPONDER

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …