Salgado transferiu fortuna para a mulher e os filhos

José Sena Goulão / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado passou quase todas as propriedades para a mulher e os três filhos em março de 2014, poucos meses antes do colapso do Banco Espírito Santo.

De acordo com o Sol, apenas quatro dos mais de 600 imóveis arrestados pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) estão no nome do banqueiro, sendo que são propriedades que pertencem aos irmãos Espírito Santo Silva Salgado e a um dos seus filhos.

Ricardo Salgado, em prisão domiciliária desde 24 de julho, transferiu a gestão de grande parte do seu património – e os bens de maior valor – para a esposa e três filhos, cinco meses antes do colapso do BES.

O Sol refere documentos que comprovam que, em março do ano passado, 273 prédios e 346 frações deixaram de estar no nome de Ricardo Salgado e passaram para os nomes da esposa, Maria João Bastos Salgado – com quem casou por separação de bens -, e dos filhos Catarina, Ricardo e José Salgado.

Foi também em março de 2014 que o contabilista da Espírito Santo International, Machado da Cruz, assumiu que a dívida da ESI teria sido ocultada com o conhecimento de Salgado e de outros membros da família, pelo menos desde 2008.

A transferência de propriedade foi feita através da Pedra da Nau, sociedade de administração de bens criada em 2000 para administrar os bens da família Salgado, podendo “adquirir, alienar ou arrendar quaisquer prédios rústicos ou urbanos”, refere o semanário.

Presidida pelo ex-banqueiro e tendo como vogais a sua esposa e o filho Ricardo até 2 de junho do ano passado, a sociedade passou nessa altura para a gestão de Maria João Salgado, então eleita presidente do conselho de administração, e o número de administradores reduzido para dois: Maria João e Ricardo, o filho do meio do casal.

Ainda assim a Justiça conseguiu em maio deste ano o arresto preventivo de centena de imóveis da sociedade, partindo do pressuposto de que os bens pertencem de facto a Salgado.

O arresto visa “impedir uma eventual dissipação de bens que ponha em causa, em caso de condenação, o pagamento de quaisquer quantias associadas à prática de crime, nomeadamente a indemnização de lesados ou a perda a favor do Estado das vantagens obtidas a com atividade criminosa” – indemnizações estimadas em 1,8 mil milhões de euros.

Salgado nega

Entretanto, um comunicado enviado às redações pela assessoria de imprensa de Ricardo Salgado nega a notícia avançada pelo Sol.

“Esta notícia é falsa. Confunde alterações na composição do Conselho de Administração de uma sociedade com transferência de bens, refere 273 prédios e 346 frações que passaram para a esposa de Salgado, o que é uma pura falsidade e fantasia. Atribui aos bens arrestados à sociedade Pedra da Nau, S.A. um valor de 1,8 mil milhões de euros que é, igualmente, mais uma pura fantasia”, lê-se no comunicado.

“A única transferência de ações da sociedade Pedra da Nau, S.A. efetuada pelo Dr. Ricardo Salgado foi de uma posição minoritária sem relevância significativa, dando execução a uma decisão há muito tomada e com total transparência”, sublinha.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. E então…. está mais que visto que foi um acto premeditado, para que os seus bens não possam ser arrestados. Se a lei funcionar da mesma forma para ricos, pobres e assim assim,… esse acto pode ser anulado e os bens considerados como propriedade do Sr. Dono disto tudo…

    Se assim não for… não percebo nada das leis deste país. São interpretadas para os pobres de uma maneira e para os ricos …. alguém enche os bolsos.

  2. Mas ninguém prende para sempre este vígaro, que fez todos estas manobras com o dinheiro de quem trabalhou a sério e confiou no malandro?

  3. Não sei se os inteligentíssimos comentadores leram noticia, mas, muito desse património que mudou de nome, foi arrestado pela justiça.
    A vontade de comentar é tanta que nem interessa que saiam só disparates…

  4. Estão à espera de quê para prender essa cambada de ladrões? essa fortuna foi roubada aos pobres, aqueles que lutaram a vida inteira para juntar o chamado pé de meia e agora estão na miseria

    • Ah?!
      Que confusão para aí vai…
      Quem é que ficou na miséria?!!
      Nenhum depositante do BES ficou sem qualquer tostão!!
      É melhor informar-se antes de escrever (mais) barbaridades…

RESPONDER

Quase um milhão de refeições escolares desperdiçadas

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual do ministério da Educação sobre cantinas concessionadas a privados. Entre setembro do ano passado e 31 …

Arrojada no céu: Aston Martin apresenta carro voador de luxo

A Aston Martin apresentou recentemente o Volante Vision Concept, uma aeronave arrojada e futurista destinada a transportar passageiros em voos de médias e longas distâncias. A Aston Martin pôs em cima da mesa as suas soluções …

Marta Soares recusa candidatura de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho tentou formalizar a sua candidatura à presidência do Sporting, esta quarta-feira, tendo sido prontamente recusada por Jaime Marta Soares. O advogado de Bruno de Carvalho, Pedro Proença, deslocou-se esta quarta-feira ao Estádio de …

Hungria retira-se de pacto mundial sobre as migrações aprovado na ONU

A Hungria, com um Governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado, na semana passada, nas Nações Unidas, por considerar que encoraja o fluxo de pessoas "perigosas". O …

Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020. Segundo o Diário de Notícias, esta é uma …

Primeiro não flutuava, e agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …