Salgado acrescenta nova versão sobre pagamentos a Zeinal Bava

Manuel De Almeida / Lusa

Ricardo Salgado , ex-presidente do BES, à saída do Tribunal Central de Instrução Criminal

O antigo presidente do Banco Espírito Santo (BES) Ricardo Salgado apresentou ao juiz de instrução criminal da Operação Marquês Ivo Rosa uma nova versão sobre os pagamentos feitos ao então presidente da PT Zeinal Bava. 

De acordo com o jornal Observador, que avança a notícia esta terça-feira, Salgado disse que a transferência de 6,7 milhões de euros feita em dezembro de 2007 visava financiar a entrada de Bava no capital da PT, que era na altura a maior empresa portuguesa.

Anteriormente, recorda o diário, o banqueiro tinha dito que as transferências para Bava tinham como objetivo convencê-lo a não se transferir para a concorrência depois de ter ido para o Brasil em 2013 para liderar a operadora Oi em representação da PT.

Estes 6,7 milhões de euros fazem parte de uma de três tranches que foram transferidas entre 2007 e 2011 para Bava. Ao todo, o antigo líder da PT recebeu 25,2 milhões de euros do Grupo Espírito Santo. O primeiro pagamento foi de 6,7 milhões (2007), o segundo de 8,5 milhões (2010) e o terceiro de 10 milhões (2011).

Durante a audição desta segunda-feira, Ricardo Salgado explicou pela primeira vez a primeira tranche transferida, alegando que quando foi constituído arguido, em janeiro de 2007, não se lembrava o pagamento em causa tivesse sido feito.

Perante Ivo Rosa, escreve ainda o Observador, Salgado negou que receasse vir a ser envolvido em investigações criminais por ter feito transferências para Bava. “Isso foram adiantamentos de pagamentos fiduciários”, afirmou. Na prática, os fundos pertenciam ao GES mas estavam à guarda de Bava numa conta bancária propositadamente aberta para o efeito na Union des Banque Suisses (UBS), em Singapura, em nome de uma sociedade offshore controlada pelo gestor da PT.

Quando Salgado foi constituído arguido, em janeiro de 2017, ligou as transferências de 18,5 milhões de euros à ida de Zeinal Bava ao Brasil. Agora, alterou a versão, dizendo que a transferência de 6,7 milhões de euros realizada nada tem a ver com a ida de Bava para o Brasil. Essa transferência visava sim garantir que Bava continuava na PT ao financiar a entrada de Bava no capital da empresa.

Esta mesma versão foi apresentava por Bava quando foi ouvido há cerca de duas semanas. O antigo líder da PT disse a Ivo Rosa que queria ser um acionista de revelo da PT, pretensão que transmitiu a Salgado, que se disponibilizou, segundo contou, para lhe emprestar o dinheiro. “Todo o dinheiro utilizado serviu para comprar ações da empresa”.

Salgado revelou ainda que Bava queria um valor a rondar os 15 milhões de euros mas o ex-líder do BES disse-lhe que a disponibilidade daquele momento apenas permitiria transferir um valor entre 5 e os 7 milhões de euros.

À saída do tribunal, Salgado garantiu ontem que foi chamado para falar sobre estas transferências, dizendo não ter sido interrogado sobre José Sócrates. Após o interrogatório, que durou cerca de uma hora e meia, o antigo banqueiro disse ainda que “não há discrepâncias”  entre o seu depoimento e o de Bava.

Nunca na minha vida corrompi ninguém”, afirmou à saída, citado pela agência Lusa.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O Ricardo tem sérios problemas de memória. Há um tempo esqueceu-se de declarar uma prenda de 14 milhões. Agora afinal lembou-se da “verdadeira” razão pela qual fez estas transferências. Como contribuinte sinto-me “encornado” com tamanhas e tão frequentes faltas de memória…

RESPONDER

"Apocalipse dos insetos". Novos dados associam queda de população a barragens

A população de insetos está em declínio, naquilo a que chamam de "Apocalipse dos insetos". Um novo estudo associa este problema às barragens. Os insetos são o grupo de animais mais numeroso do planeta. Existem cerca …

PS com o pior resultado desde março de 2020. Direita rejubila

Na nova sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e o CM/CMTV, todos sobem nas intenções de voto menos o PS. A mais recente sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e …

Nova tabela de preços da ADSE adiada para setembro

A nova tabela de preços da ADSE sofreu mais um adiamento e só entrará em vigor em setembro, revelou a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. A nova tabela de preços …

Vacinação da faixa etária 20-29 começa a "meio de julho"

No habitual espaço de comentário na SIC, este domingo à noite, Luís Marques Mendes anunciou que a vacinação dos jovens entre os 20 e os 29 anos vai, afinal, começar a "meio de julho". A vacinação …

Cientistas descobrem compostos promissores para tratar cancro do fígado mortal

Investigadores descobriram algumas classes de terapêuticos que destroem as células tumorais fibrolamelares que crescem em ratos e testaram-nas em células humanas extraídas de tumores. As opções de tratamento para o cancro do fígado mortal, chamado carcinoma …

Governo sueco na corda bamba. Moção de censura pode fazê-lo cair

Depois de, neste domingo, ter falhado a tentativa de acordo parlamentar, o Governo sueco enfrenta hoje uma prova de fogo. Esta segunda-feira, o Governo da Suécia pode cair se o Parlamento aprovar a moção de censura. Segundo …

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …