Consultor Constantino Sakellarides demite-se em divergência com ministro da Saúde

Tiago Petinga / Lusa

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes

O consultor do ministro da Saúde, Constantino Sakellraideser, entregou, na quinta-feira, uma carta de demissão a Adalberto Campos Fernandes devido a divergências de pensamento.

Constantino Sakellarides, o consultor do ministro da Saúde que, há dois anos, coordenava um projeto de modernização do Serviço Nacional de Saúde, apresentou por carta a sua demissão a Adalberto Campos Fernandes. De acordo com o Expresso, que avança a notícia, na origem da decisão terão estado divergências pensamento.

Demiti-me esta sexta-feira. Enviei a carta ontem ao ministro. Acordos e desacordos são naturais na vida. O ministro não ficou surpreendido e eu também não”, explicou na manhã de sexta-feira.

Constantino Sakellarides não quis revelar as razões concretas do seu afastamento, justificando que “não estaria a ser decente ao comentar”. Ainda assim, explica que “o processo foi evoluindo e que foram surgindo limitações“, tornando-se “difícil fazer coisas com utilidade” como era seu objetivo.

Sakellarides coordenava a iniciativa SNS Saúde + Proximidade, um processo para modernizar a oferta pública de cuidados à população garantindo o acesso à assistência adequada e no momento certo. A integração de todos os níveis de cuidados, por exemplo, entre o domicílio, o centro de saúde e o hospital, e o desenvolvimento da literacia em Saúde eram algumas das metas principais.

De acordo com o reconhecido especialista em políticas de saúde, o projeto que liderou até então não deverá parar com a sua saída.

“O projeto tem todas as condições para continuar, pois não o abandonaria se assim não fosse.” Sakellarides reconhece que o complicado trabalho que ministro da Saúde tem pela frente. “A tarefa é terrível e tenho um enorme respeito por quem quer ser ministro, mas há coisas que não são confortáveis, e não vou voltar atrás na demissão.”

Ministro da Saúde desvaloriza demissão

O ministro da Saúde desvalorizou esta sexta-feira a demissão de Constantino Sakellarides, dizendo que o respeita e que compreende as razões invocadas pelo professor de Saúde Pública na carta de demissão.

“O professor Constantino Sakellarides é um velho amigo. O que ele disse, eu subscrevo, nós temos uma boa amizade, temos respeito um pelo outro. Há círculos em que o entendimento sobre os problemas pode coincidir e há ciclos em que não coincide”, disse Adalberto Campos Fernandes.

O ministro, que falava à margem da Cimeira Mundial da Saúde, em Coimbra, anunciou que na segunda-feira será nomeado um novo responsável, que até aqui integrava a equipa de Sakellarides.

“Como o julgamento político é feito sobre quem decide politicamente, eu compreendo as razões. Na segunda-feira, já teremos a dirigir o projeto SNS Saúde + Proximidade uma pessoa, aliás da equipa dele“, frisou o ministro, que evitou fazer mais comentários.

O professor jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública saiu por divergências com a governação, mas não quis revelar as razões concretas que motivaram o seu afastamento, invocando apenas “divergências de pensamento”.

O ministro aproveitou a passagem por Coimbra para responder às críticas ao funcionamento do setor da saúde, que têm sido feitas pelo novo líder do PSD, Rui Rio.

“Era bom que o presidente do PSD pudesse fazer uma jornada pela positiva pelo país e não apenas que se ocupasse das questões negativas, que naturalmente existem no sistema de saúde, aqui em Portugal e no resto do mundo”, disse o ministro.

Adalberto Campos Fernandes voltou a dizer, tal como tinha feito em recente entrevista, que “não é sério aquele que diz que resolve os problemas todos num pequeno espaço de tempo. É sério aquele que reconhece que os problemas existem, mas que procura todos os dias solucioná-los”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …