Rio vai mesmo a jogo. Maria Luís Albuquerque ao lado de Montenegro

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

Escreve o semanário Expresso este sábado que o líder do PSD, Rui Rio, vai mesmo recandidatar-se à liderança do partido, revelando ainda que o social democrata não pretende entrar em diálogos com o PS até janeiro, data das eleições diretas.

De acordo com o jornal, Rui Rio pretende levar para o Parlamento a mesma postura que adotou com o secretário-geral do PS, António Costa, durante a campanha eleitoral.

Procurando “reforçar o capital político que acredita ter conquistado nos meses de setembro e de outubro”, o objetivo do líder do PSD é claro: não deixar que os portugueses esqueçam a ideia de que é um líder de oposição mais assertivo e retirar a Luís Montenegro, ex-líder parlamentar do antigo primeiro-ministro Passos Coelho que já anunciou que vai entrar na corrida, o seu principal fio condutor de discurso.

Esta postura mais assertiva deverá fazer-se notar já na negociações para o Orçamento do Estado, segundo fontes do núcleo duro de Rio ouvidas pelo Expresso que consideram que seria um “erro político” negociar com o PS antes das diretas.

“Seria um erro político entrar numa lógica de mercearia, a trocar propostas com o PS. O presidente do partido sempre disse que está disponível para negociar reformas estruturais. Ora, não é esse o tempo, nem nenhuma dessas questões se levanta neste Orçamento, que será sempre de continuidade”, disse ao semanário fonte próxima de Rio.

Na prática, e até às diretas, a estratégia de Rio passará por “aproveitar o palco parlamentar para fazer oposição cerrada a António Costa”, mas longe do registo da ainda líder centrista Assunção Cristas que os dirigentes do PSD querem colar a Montenegro.

Neste sentido, e tal como foi sendo noticiado esta semana, Rio pode assumir uma postura de multitasking, isto é, assumir a liderança do partido e, em simultâneo, liderar a bancada do PSD no Parlamento. Esta decisão, nota ainda o Expresso, minimizava qualquer eventual problema pela sucessão de Negrão, líder parlamentar do PSD na última legislatura.

Para já e apesar de ter reunido duas vezes esta semana com o seu núcleo duro e uma vez com a Comissão Política Nacional, não ainda qualquer sinal de que Rui Rio esteja pronto para avançar a sua decisão ou para falar sobre o futuro do Parlamento.

Maria Luís apoia Montenegro

Também na sua edição deste sábado, o Expresso noticia que Maria Luís Albuquerque, antiga ministra das Finanças de Passos Coelho, apoia a candidatura de Montenegro. “Luís Montenegro é a pessoa mais bem preparada para assumir o PSD e, mais à frente, a condução do país”, disse, em declarações ao semanário.

Sobre a atual liderança do partido, Mara Luís Albuquerque fugiu à questão, para onde estará o seu apoio. “Luís Montenegro transformará o PSD numa efetiva alternativa ao PS”.

Recentemente, recorde-se, Cavaco Silva voltou a trazer o nome de Maria Luís Albuquerque à praça política: em reação aos resultados eleitorais das legislativas de 6 de outubro, o antigo Chefe de Estado considerou ser tempo de “resgatar” os militantes que se afastaram ou foram afastados do PSD. O antigo Presidente deu como exemplo – e único – o nome da antiga titular da pasta das Finanças.

“Como é o caso de Maria Luís Albuquerque, uma das mulheres com maior capacidade de intervenção, que conheci durante o meu tempo de Presidente, e muitos outros”, apontou.

Recorda ainda o Expresso que o apoio de Maria Luís Albuquerque pode ser um trunfo importante para Montenegro, uma vez que a antiga governante é considerada, dentro do PSD, como um dos quadros a ter em conta para o futuro do partido.

Para já, há oficialmente dois candidatos à cadeira de Rui Rio: Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara de Cascais. Segundo o Económico, Miguel Morgado, ex-assessor de Passos Coelho, pondera também avançar, não tendo, contudo, apresentando ainda qualquer anúncio oficial.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Dois montes… Um negro, de esterco. O outro amarelo, de pús. Criature infecta e corruptta esta Maria Luís Albuquerque das SWAPs e das portas giratórias SANTANDER/ARROW. Claro que tinha que estar ao lado de um gajo que se candidata à liderança do PSD com um processo em tribunal por corrupção GalpGate… Claro que quer correr com um dos homens mais limpos e correctos da política.

  2. Senhor Rui Rio um político sério mesmo na oposição apresenta ideias e como as realizar para só deitar a baixo isso nós eleitores também o sabemos fazer, e estou à vontade sou daqueles que não acredita nem confia nos políticos sejam de Esquerda, Direita ou Centro, mas confesso quando o senhor apareceu em cena para presidente do PPD ainda tive esperança que fosse diferente, enganei-me é igual aos outros, faz política pelas noticias serve-se de casos para fazer política mas ideias para Portugal e como as pôr em prática até hoje disse ZERO.

RESPONDER

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …