Rui Rio diz que Ministério da Saúde “não paga nada desde janeiro” às IPSS

Rodrigo Antunes /Lusa

O Ministério da Saúde não paga “nada desde janeiro” às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), disse Rui Rio, presidente do PSD.

Rui Rio denunciou, esta segunda-feira, que o Ministério da Saúde não paga às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) desde janeiro, situação que considera “inaceitável” e sobre a qual estava “a milhas” quando pediu que fossem liquidadas as dívidas do Estado.

Fiquei absolutamente estarrecido e admirado com a situação. As IPSS receberam pela Segurança Social tudo o que têm direito, mas tudo o que devem receber do Ministério da Saúde, pura e simplesmente, o Governo não tem pago nada desde janeiro”, revelou, em declarações aos jornalistas, no final de uma reunião no Porto com a União da Misericórdias do Porto e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social (CNIS).

De acordo com o líder social-democrata, esta é uma realidade a qual o PSD era alheio quando apresentou uma proposta para que o Governo pagasse “tudo o que havia para pagar” e ajudar a injetar liquidez na economia.

“Eu estava a milhas de imaginar que me pudessem vir dizer que não pagam nada desde janeiro, particularmente quando todas estas instituições tem tido um trabalho ainda mais importante do que o trabalho que já fazem todos os dias”, referiu, acrescentando que esta situação não é “minimamente aceitável”.

Segundo o Observador, Rui Rio admitiu que “uma instituição ou outra” pode ter recebido, mas insistiu que existe uma falha generalizada por parte do Ministério da Saúde. Questionado pelos jornalistas sobre o montante da dívida, o presidente do PSD disse não ter números concretos.

“A Igreja Católica tem mais juízo do que a CGTP”

Rui Rio criticou mais uma vez as celebrações do 1.º de maio organizadas pela CGTP e confrontado pelos jornalistas sobre as celebrações de 13 de maio – após sido reiterado que, este ano, não haverá a habitual participação dos peregrinos no Santuário de Fátima -, o presidente do PSD afirmou que “a igreja católica tem mais juízo que a CGTP”.

“Estão a organizar [as celebrações] de uma forma equilibrada e sensata face às circunstâncias que vivemos”, acrescentou numa conferência de imprensa realizada, esta tarde, na sede do partido no Porto, a propósito de uma reunião entre o dirigente, representantes da união das misericórdias, na qual também participou o provedor da Santa Casa do Porto, Manuel Lemos.

Sobre as declarações da ministra da Saúde, Marta Temido, – que numa entrevista à SIC Notícias, afirmou que as celebrações do 13 de maio, em Fátima, eram “uma possibilidade”, desde que fossem uma opção dos organizadores e cumpridas as regras sanitárias – Rui Rio considerou que a governante não poderia ter apresentado outra solução depois da manifestação do 1.º de maio.

“[A ministra] estava a abrir uma porta às celebrações porque, face às respostas que estava a dar pelo 1.º de maio, que respostas haveria de dar senão aquela relativamemte ao 13 de maio”, atirou acrescentando que, ainda assim, a igreja católica demonstrou “ser sensata“.

Ainda sobre as comemorações do 1.º de maio, o dirigente social-democrata argumentou que, para além do aglomerado de pessoas que se verificou na Alameda em Lisboa, “é absolutamente escandaloso as camionetes que vieram doutros concelhos”.

Para Rui Rio, a ação foi “inadmissível” e, na sua opinião, “o partido comunista, a CGTP e em parte o Governo (…) acabaram por prestar um péssimo serviço ao Dia do Trabalhador”. Acho que, por exemplo, a UGT prestou muito melhor serviço ao país no 1.º de Maio pela forma como o fez”, concluiu.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …