Rui Pinto “tropeçou” nos Luanda Leaks sem querer

Rui Pinto / Twitter

Hacker Rui Pinto

Foi quando estava à procura de “segredos do futebol” no âmbito dos Football Leaks que o hacker Rui Pinto “tropeçou” nos documentos que incriminam Isabel dos Santos nos Luanda Leaks. É o seu advogado, o francês William Bourdon, quem o revela, realçando que recebeu dele um disco rígido em 2018, e que depois o entregou ao Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (CIJI) e às autoridades francesas.

As revelações de Bourdon são feitas em entrevista ao jornal The New York Times (NYT) depois de um comunicado onde Rui Pinto assume ter sido o “denunciante” dos Luanda Leaks.

“Ele tropeçou nisto”, aponta William Bourdon que também representa Edward Snowden, o ex-analista de sistemas da CIA que divulgou informações confidenciais sobre a NSA, a Agência de Segurança Nacional dos EUA.

O advogado francês realça que recebeu do hacker português um disco rígido com os dados em 2018, durante um jantar na Hungria, onde ele vivia quando foi detido pelas autoridades portuguesas. Depois diz que partilhou a informação com o consórcio de jornalistas e com o Ministério Público francês.

“Eu construí uma relação muito confidente com ele e ele estava feliz por partilhar a informação connosco sobre este grande escândalo africano”, reforça Bourdon no NYT.

Entretanto, o seu outro advogado, o português Teixeira da Mota, reforça na Rádio Renascença que “Rui Pinto tinha decidido que revelaria [que era ele o denunciante] na data em que fosse divulgado” o caso de Isabel dos Santos nos media. “Isto é, o Rui Pinto entregou, em finais de 2018, esse disco rígido para este consórcio de jornalistas trabalhar e o consórcio demorou cerca de um ano”, aponta.

Teixeira da Mota diz ainda que estando preso, Rui Pinto “não tem qualquer contacto nem possibilidade de influenciar” quando foram divulgadas as notícias, mas salienta que espera que a informação ajude o seu cliente no processo em que é acusado pela justiça portuguesa de mais de 90 crimes.

Bourdon defende que ele deve ter o estatuto de “denunciante”, recebendo atenuantes, apesar dos métodos ilegais que utilizou. “Ele assumiu todos os riscos. Sofreu porque foi inspirado por um sentimento de que os seus dados precisavam de ser publicados de modo a entender todas as práticas sombrias e corruptas da comunidade do futebol”, constata.

Entretanto, Teixeira da Mota refere ao Jornal Económico que Rui Pinto lhe transmitiu a “preocupação de poderem colocá-lo numa prisão de alta segurança com o pretexto da segurança”.

Frisando que “ele está bem” e que “não tem tido ameaças”, o advogado destaca que tem “mais receio de que em nome da segurança, a administração prisional o queira colocar num estabelecimento prisional de alta segurança, dificultando-lhe o contacto com a família e com a defesa”. Essa medida ia “punir Rui Pinto” e levá-lo ao “isolamento”, considera.

A Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) não confirmou, nem negou a possibilidade da transferência de Rui Pinto para uma prisão de alta segurança, salientando ao Económico que “a legislação obriga a manter o dever de reserva a pessoas que estão à [sua] guarda”.

No epicentro de Football Leaks e Luanda Leaks estarão documentos da empresa de advogados PLMJ, a mesma a quem o hacker “apanhou” emails do caso de violação que envolveu Cristiano Ronaldo. Mas o sócio gestor da PLMJ, Luís Pais Antunes, frisa ao NYT que “é impossível que a documentação que está a ser usada para a maior parte das histórias esteja, de alguma forma, relacionada com a PLMJ ou alguma vez tenha estado à [sua] disposição”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …