Resultados de testes à covid-19 divulgados a câmaras e outras entidades

Robin Van Lonkhuijsen / EPA

Há laboratórios a comunicar resultados de testes à covid-19 às autarquias ou entidades patronais que os pagaram. A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) já abriu um processo.

De acordo com o jornal Público, há resultados de testes à covid-19 que estão a ser comunicados às entidades que os financiaram, tal como Câmaras Municipais e entidades patronais.

O diário adianta que a Comissão Nacional de Proteção de Dados já recebeu algumas queixas, sendo que pelo menos uma deu origem à abertura de um processo que está, neste momento, em instrução.

“Trata-se de uma entidade pública que fez um protocolo com um laboratório para realizar testes de deteção do novo coronavírus aos funcionários. Os resultados terão sido mandados para os diretores de cada serviço, que os terão transmitido por telefone aos infectados”, explicou ao jornal Isabel Cruz, a secretária-geral da CNPD.

A confirmar-se a infração, que constitui uma violação muito grave das normas da proteção de dados, esta deve dar origem a uma multa que pode chegar aos 20 milhões de euros.

O Público relata ainda outro caso, que envolve a Câmara de Castelo Branco. A autarquia comprou, em abril, cinco mil testes a um laboratório para detetar quem já tinha sido exposto ao SARS-CoV-2. 1782 foram destinados a professores e funcionários das escolas do concelho e do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).

Os resultados dos testes foram comunicados pelo laboratório à Câmara, que, por sua vez, contactou individualmente os cidadãos que já tinham sido expostos ao novo coronavírus. No caso do politécnico, foi o próprio que, depois de ter recebido os resultados pela autarquia, fez a comunicação aos profissionais.

Em declarações ao matutino, a autarquia adianta que “os testes serológicos têm sido realizados no âmbito de rastreios populacionais e não por prescrição clínica, sendo, como tal, os resultados dos mesmos comunicados à entidade responsável pelo rastreio, a autarquia”.

Do lado do laboratório, este não reconhece qualquer violação da proteção dos dados. “A Proteção Civil é a entidade que localmente coordena todas as ações de proteção à população, incluindo a área de saúde do município, sendo-lhe atribuídos por normativo legal poderes enquanto órgão de saúde pública“.

A secretária-geral da CNPD garantiu ao jornal que a entidade ainda não recebeu qualquer participação sobre este caso em concreto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …

China inicia nova edição do festival de carne de cão em Yulin

Coincidindo com o solstício de verão, iniciou na segunda-feira em Yulin, no sul da China, o festival em que os participantes comem carne de cão. Segundo os moradores daquela zona, as autoridades suspenderam recentemente as viagens …

Variante Delta representa 90% de casos na UE até final de agosto e mais mortes

A variante Delta do SARS-CoV-2 representará 90% das novas infeções na Europa até final de agosto e um aumento nos internamentos e mortes, estimou esta quarta-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças …

Suécia 3 - 2 Polónia | Só Lewandowski não chega

Já apurada, a Suécia venceu esta quarta-feira a Polónia, de Paulo Sousa, por 3-2, com Emil Forsberg (02 e 59 minutos) e Viktor Claesson (90+4) a marcarem para os suecos e Robert Lewandowski (61 e …