Restaurante de Hong Kong torna-se exemplo mundial na luta contra a pandemia

Um grupo de restaurantes em Hong Kong criou um manual com orientações para lidar com a pandemia de covid-19 que está agora a ser seguido por restaurantes em todo o mundo.

De acordo com o site Business Insider, a cadeia de restaurantes Black Sheep foi uma das várias empresas em Hong Kong que teve de encontrar soluções para enfrentar a pandemia de covid-19.

“Tivemos de nos perguntar: Quais são as condições que precisamos para manter os nossos restaurantes abertos? Porque fechá-los significava o total fracasso financeiro da empresa”, explicou o co-fundador do grupo, Syed Assim Hussain.

Então, a equipa resolveu criar um manual com várias orientações, que deviam ser rigorosamente seguidas pelos mil funcionários distribuídos pelos 23 restaurantes. Entre as medidas estão, por exemplo, a verificação da temperatura à chegada dos estabelecimentos e a lavagem das mãos a cada 30 minutos.

Na lista de regras também está banido todo e qualquer contacto físico, como é o caso dos apertos de mãos, explica o site norte-americano, acrescentando que não demorou muito para que a empresa começasse a receber telefonemas de outros restaurantes de Hong Kong, que tinham ouvido falar do manual e queriam ajuda.

A cadeia de restaurantes decidiu tornar este manual público e, agora, o sucesso está a ser tanto que o guia já é seguido por restaurantes em todo o mundo, tendo sido já traduzido em quatro línguas.

A equipa também foi convidada pelo Governo de Hong Kong para aconselhar as autoridades e, pelo menos, metade das normas contidas neste manual são agora regra para todos os restaurantes da cidade.

“A resposta tem sido fenomenal, recebemos centenas de emails e mensagens através das redes sociais de donos de restaurantes que estão a usar o manual, desde estabelecimentos no Brasil até ao Japão”, declarou Hussain.

Há uns dias, também ficou a conhecer-se o projeto de um casal sueco que, inspirado pela pandemia, decidiu abrir um restaurante peculiar, onde apenas pode comer uma pessoa de cada vez e sem ter nenhum contacto com os funcionários.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Como posso ter um manual se tão todos fechados e se servir uma pessoa de cada vez tinha o restaurante aberto 24 horas por dia

RESPONDER

Libertação de água em Fukushima tem "potencial para danificar o ADN humano"

A Greenpeace, uma organização ambiental internacional, avisou através de um relatório que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo que pode danificar o ADN humano. De …

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …

Navigator antecipa subsídio de Natal e dá prémios aos trabalhadores em ano de lucro de 20 milhões

A empresa portuguesa Navigator anunciou que vai pagar os subsídios de Natal mais cedo e distribuir prémios pelos trabalhadores. Decisão que surge em ano de pandemia, mas quando a empresa se apresta para divulgar um …

Governo prepara alargamento dos prazos para trocar prendas de Natal

O Governo espera dar mais 30 a 45 dias úteis, a contar a partir de 25 de dezembro, para trocas e devoluções de prendas de Natal. O Correio da Manhã avança, esta terça-feira, que o Governo …

Juan Carlos quer regressar a Espanha. Amigos dizem que tem receio de morrer fora do país

Hospedado nos Emirados Árabes Unidos, a rotina de Juan Carlos varia entre os seus aposentos e as idas ao ginásio. Contudo, o rei emérito está "extremamente" aborrecido na Ásia e tem receio da morte fora …

Justiça brasileira aceita nova acusação de branqueamento de capitais contra Lula da Silva

A Justiça brasileira aceitou uma nova acusação contra o ex-Presidente Lula da Silva, pelo alegado crime de branqueamento de capitais através de falsas doações do grupo Odebrecht, informou na segunda-feira o Ministério Público (MP). A acusação, …