Restaurante de Hong Kong torna-se exemplo mundial na luta contra a pandemia

Um grupo de restaurantes em Hong Kong criou um manual com orientações para lidar com a pandemia de covid-19 que está agora a ser seguido por restaurantes em todo o mundo.

De acordo com o site Business Insider, a cadeia de restaurantes Black Sheep foi uma das várias empresas em Hong Kong que teve de encontrar soluções para enfrentar a pandemia de covid-19.

“Tivemos de nos perguntar: Quais são as condições que precisamos para manter os nossos restaurantes abertos? Porque fechá-los significava o total fracasso financeiro da empresa”, explicou o co-fundador do grupo, Syed Assim Hussain.

Então, a equipa resolveu criar um manual com várias orientações, que deviam ser rigorosamente seguidas pelos mil funcionários distribuídos pelos 23 restaurantes. Entre as medidas estão, por exemplo, a verificação da temperatura à chegada dos estabelecimentos e a lavagem das mãos a cada 30 minutos.

Na lista de regras também está banido todo e qualquer contacto físico, como é o caso dos apertos de mãos, explica o site norte-americano, acrescentando que não demorou muito para que a empresa começasse a receber telefonemas de outros restaurantes de Hong Kong, que tinham ouvido falar do manual e queriam ajuda.

A cadeia de restaurantes decidiu tornar este manual público e, agora, o sucesso está a ser tanto que o guia já é seguido por restaurantes em todo o mundo, tendo sido já traduzido em quatro línguas.

A equipa também foi convidada pelo Governo de Hong Kong para aconselhar as autoridades e, pelo menos, metade das normas contidas neste manual são agora regra para todos os restaurantes da cidade.

“A resposta tem sido fenomenal, recebemos centenas de emails e mensagens através das redes sociais de donos de restaurantes que estão a usar o manual, desde estabelecimentos no Brasil até ao Japão”, declarou Hussain.

Há uns dias, também ficou a conhecer-se o projeto de um casal sueco que, inspirado pela pandemia, decidiu abrir um restaurante peculiar, onde apenas pode comer uma pessoa de cada vez e sem ter nenhum contacto com os funcionários.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Como posso ter um manual se tão todos fechados e se servir uma pessoa de cada vez tinha o restaurante aberto 24 horas por dia

RESPONDER

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …

Idade é o maior factor de risco para se ser internado ou morrer de covid-19

As pessoas com idades entre os 70 e os 79 anos infetadas pelo novo coronavírus têm uma probabilidade de ser internadas em cuidados intensivos 10,4 vezes superior à de uma pessoa até aos 50 anos. Os …

Turismo de Portugal tem 10 milhões para apoiar campanhas de empresas que promovam o país

O Turismo de Portugal tem dez milhões de euros, que vão servir para financiar iniciativas “de valorização, inovação e promoção do destino Portugal” até 2025. A dotação de dez milhões de euros, aprovada por despacho de …