“Mesa para Um”. Na Suécia, vai abrir um restaurante inspirado pela pandemia

A pandemia de covid-19 e o distanciamento social inspiraram um casal sueco a abrir um restaurante peculiar, onde apenas pode comer uma pessoa de cada vez e sem ter nenhum contacto com os funcionários.

Em março, Linda Karlsson e o seu marido, o chef Rasmus Persson, receberam uma visita inesperada dos pais de Karlsson, que têm mais de 70 anos. Como não queriam colocar a sua família em risco, colocaram uma mesa no prado do lado de fora da sua casa e serviram comida pela janela.

Foi assim que nasceu a ideia para o Bord för En (“Mesa para Um”), um restaurante onde haverá apenas uma mesa e uma cadeira no meio do campo. O local será aberto em 10 de maio. As reservas estarão disponíveis entre as 10h e as 22h45, embora apenas uma pessoa possa reservar por dia.

Esse cliente poderá escolher um pequeno-almoço, almoço ou jantar de três pratos vegetarianos, acompanhado de uma bebida não alcoólica local e servido numa cesta de piquenique que será enviada por uma corda com a ajuda de uma roda de bicicleta antiga de forma a evitar qualquer tipo de contacto.

O cliente poderá colocar os pratos usados num balde ao lado da mesa e tocar um sino para pedir o próximo prato.

No final, os clientes podem pagar a quantia que lhes parecer mais apropriada. “Gostamos de nos adaptar à situação em que as pessoas estão”, explicou Karlsson, em declarações ao Atlas Obscura. “Não deveria haver um preço demasiado alto para alguém”.

O Bord för En é o único restaurante da cidade sueca de Ransäter e já gerou grande interesse. O casal recebeu reservas de toda a Suécia – e até do Japão.

Embora ainda não se saiba quando os clientes japoneses poderão viajar para a Suécia, Karlsson acredita que um local para refeições solitárias pode ser uma boa ideia, mesmo quando a ameaça diminuir. “Para honrar verdadeiramente a empresa, acho que este restaurante é uma boa opção para as pessoas se conhecerem melhor“, disse.

Assim, os fundadores do novo restaurante não pretendem adicionar mais mesas ao Bord för En no futuro

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …

Pai de aluna teria ligações ao assassino do professor decapitado em França

Os investigadores encontraram uma possível ligação entre o assassino do professor francês Samuel Paty, decapitado em Paris, e o pai de uma aluna. Em declarações à AFP, citadas pelo Diário de Notícias, uma fonte próxima do …

Nove anos de prisão efetiva para a mãe que abandonou bebé no contentor do lixo

A mulher que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa, em novembro de 2019, foi esta quarta-feira condenada a nove anos de prisão efetiva, por tentativa de …

Mais 16 mortes e 2.535 novos casos. País vive "momento grande preocupação"

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 16 mortos relacionados com a covid-19 e 2.535 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim hoje …