/

Ovo azul não é sinónimo de ovo estragado. É uma questão de raça. Ou genética. Ou retrovírus

Há raças de galinhas que põem ovos com casca branca, outros com casca castanha. Os azuis ou verdes azulados talvez sejam os que causam maior estranheza.

Ao pegar num ovo para o cozinhar, poderá hesitar se olha para o ovo e repara que a cor da casca não é a habitual.

Se vê, por exemplo, um ovo com uma casca azul ou verde azulada, poderá ter o impulso de pensar que está estragado. Ou, pelo menos, vai ter outro tipo de cuidado quando partir a casca e começar a cozinhar.

Mas não se assuste: há mesmo ovos com cascas que têm cores diferentes.

A primeira explicação está na raça da galinha: galinhas White Leghorn põem ovos com casca branca; galinhas Plymouth Rocks e Rhode Island Reds põem ovos com casca castanha; Araucana, Ameraucana, Dongxiang e Lushi põem ovos azuis ou verdes azulados.

Também é uma questão de protoporfirina – um composto orgânico importante na síntese de hemoglobina e noutras proteínas que contêm grupo hemo. As diferentes cores das cascas dos ovos vêm dos pigmentos produzidos pelas galinhas.

O heme é o composto que dá ao sangue a sua cor vermelha. O pigmento principal encontrado nas cascas de ovos azuis é o biliverdin – que também provém do heme – que por vezes mancha os ovos com cores de roxo e verde azulado.

A genética também entra nesta variação de cores. Exemplo: galinhas de ovos castanhos envelhecem, e começam a pôr ovos maiores e mais claros.

Algumas raças de galinhas têm um gene dominante que causa a produção do pigmento azul.

O The Britsh Araucana Club acrescenta que o “gene do ovo azul” não é uma característica genética natural: terá sido uma mutação causada por um retrovírus, possivelmente há 500 anos.

Outros fatores influentes: ambiente, dieta e nível de stress da galinha.

Ah, mas repare que, quando parte o ovo, lá dentro é tudo igual. Não, a clara não é azul, a gema não é verde.

Isto para reforçar que, ao contrário de uma ideia que tem sido espalhada, a cor da casca não influencia o conteúdo. Há por exemplo a teoria de que, quanto mais escura a casca, mais saudável o ovo. Errado, avisa a Globo. Todos os tipos de ovos são fontes de proteína, vitamina D e B12 e gordura boa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.