/

Quem chega a Portugal vai responder a questionário sobre sintomas de Covid-19

O Governo prevê que podem ser introduzidos controlos sanitários à entrada do território nacional, assim como que seja solicitado o preenchimento de uma declaração com um conjunto de perguntas relacionadas com saúde.

De acordo com a TSF, depois de fechadas as fronteiras, o Governo prevê que, à entrada do território nacional, possa ser solicitado o preenchimento de uma declaração com um conjunto de perguntas sobre o estado de saúde de quem chega a Portugal. A medida está incluída na decisão que impõe o controlo das fronteiras.

A rádio avança que o formulário exige o preenchimento de dados pessoais, dados sobre o alojamento em Portugal, dados sobre o veículo e questões de saúde relacionadas com os sintomas do Covid-19: febre, tosse, dores no corpo e dificuldades respiratórias.

O visitante tem também de dizer quanto tempo pretende ficar em Portugal, se esteve ou não numa área infetada pela doença e se esteve em contacto com alguém com os sintomas referidos.

Tanto o questionário como os controlos sanitários estão previstos na resolução publicada na segunda-feira que repõe, a título excecional e temporário, o controlo documental de pessoas nas fronteiras no âmbito da situação epidemiológica provocada pela Covid-19.

A partir das 23h de segunda-feira, Portugal e Espanha fecharam as fronteiras entre si, passando a haver apenas nove pontos de passagem destinados à circulação de mercadorias e dos trabalhadores transfronteiriços. Também as ligações aéreas, ferroviárias e fluviais foram suspensas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.